Folha de S. Paulo


Disco 'Tom Masculino' encerra Coleção Folha dedicada a Jobim

Depois de uma coletânea de temas da bossa nova na voz de mulheres ("Tom no Feminino", que foi às bancas na semana passada), é hora de os homens mostrarem seu valor.

Ouça trechos das canções de Tom Jobim
Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter
Veja como adquirir a Coleção

Caetano Veloso, Chico Buarque, Ney Matogrosso e Baden Powell são alguns dos que emprestam voz e instrumentos a clássicos do músico carioca.

Eles estão em "Tom Masculino", o 20º e último livro-CD da Coleção Folha Tributo a Tom Jobim, que vai às bancas neste domingo (18).

Originalmente lançado pela gravadora Universal em 2008, o disco reúne gravações feitas entre 1960 e 2005. Muito mais que cantor, Jobim é o compositor de grandes canções, muitas vezes mais conhecidas nas versões gravadas por outros artistas.

O disco que fecha a coleção concentra-se em cantores e músicos homens. Com isso, reforça o tom masculino da obra do autor, marcada por homenagens a musas reais e imaginárias, como "Ana Luiza", "Dindi", "Ligia" e "Garota de Ipanema".

As três primeiras canções aparecem no disco, em versões do grupo MPB4 (que volta com "Praias Desertas"), Lúcio Alves e Chico Buarque, respectivamente.

Outros pontos altos do disco são Caetano Veloso ("Eu Sei que Vou te Amar"), Os Cariocas ("Ela É Carioca"), Ney Matogrosso ("Tema de Amor de Gabriela") e Baden Powell, que toca a música "Samba de Uma Nota Só".

Sergio Tomisaki-05.nov.85/Folhapress
O músico Tom Jobim durante entrevista em 1985
O músico Tom Jobim durante entrevista em 1985

A COLEÇÃO

Os 20 volumes sairão todos os domingos, até 18 de agosto, e incluem 18 álbuns originais do músico carioca, além de duas compilações de canções suas interpretadas por outras vozes.

Cada disco é acompanhado por um livro de 48 páginas, impresso em papel colorido e com acabamento em capa dura.

Textos de críticos e repórteres especializados em música --incluindo Antonio Carlos Miguel, Carlos Calado, Lauro Lisboa Garcia, Lucas Nobile, Mauro Ferreira e Tárik de Souza-- inserem cada álbum em seu contexto histórico e artístico.

Veja abaixo o vídeo de lançamento da campanha da Coleção.

Veja vídeo

Também dão detalhes sobre as sessões de gravação e bastidores. Analisam, ainda, as composições, arranjos, participações de convidados e relações do álbum com outras gravações e fases da carreira do músico.

No caso de canções presentes em mais de um álbum (como "Garota de Ipanema", "Corcovado", "Triste", "Dindi" ou "Wave"), a Coleção aponta as diferenças entre as versões.

Todos os livros-CDs incluem uma análise do repertório do respectivo álbum, com ficha técnica, letras, fotos do compositor e de seus parceiros. Alguns deles também têm seus perfis traçados, como Aloysio de Oliveira, Newton Mendonça, Eumir Deodato, Chico Buarque e Jaques Morelenbaum.


Endereço da página:

Links no texto: