Folha de S. Paulo


Último álbum de Tom Jobim chega às bancas neste domingo

O volume 18 da Coleção Folha Tributo a Tom Jobim, que vai às bancas no domingo, dia 4 de agosto, traz o último disco da carreira do músico.

Ouça trechos das canções de Tom Jobim
Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter
Veja como adquirir a Coleção

"Antonio Brasileiro" saiu em 1994, ano da morte do carioca, e interrompeu um longo hiato: foi o primeiro gravado por Jobim desde o disco "Passarim" (1987).

Eram tempos agitados. Como aponta o repórter da Folha Lucas Nobile, autor do livro da coleção, o músico de 67 anos ainda gravava muitas participações, recebia homenagens e fazia shows.

"Quando eu faço show é que eu estou precisando de dinheiro. [...] Esse negócio de direito autoral, você precisa ter muita música, e também serem muito editadas. Os editores carregam 80% dos direitos, aí não dá", reclamava.

É um disco de homenagens, especialmente a Vinicius de Moraes, parceiro de uma vida, e ao arranjador Radamés Gnattali.

Vinicius é lembrado em faixas como "Só Danço Samba" e "How Insensitive" ("Insensatez"), cantada por Sting.

Chico Buarque canta em "Piano na Mangueira". Dorival Caymmi --importante do rol de parceiros de Jobim-- está na inédita "Maricotinha" e na clássica "Maracangalha".

Sergio Tomisaki-05.nov.85/Folhapress
O músico Tom Jobim durante entrevista em 1985
O músico Tom Jobim durante entrevista em 1985

A COLEÇÃO

Os 20 volumes sairão todos os domingos, até 18 de agosto, e incluem 18 álbuns originais do músico carioca, além de duas compilações de canções suas interpretadas por outras vozes.

Cada disco é acompanhado por um livro de 48 páginas, impresso em papel colorido e com acabamento em capa dura.

Textos de críticos e repórteres especializados em música --incluindo Antonio Carlos Miguel, Carlos Calado, Lauro Lisboa Garcia, Lucas Nobile, Mauro Ferreira e Tárik de Souza-- inserem cada álbum em seu contexto histórico e artístico.

Veja abaixo o vídeo de lançamento da campanha da Coleção.

Veja vídeo

Também dão detalhes sobre as sessões de gravação e bastidores. Analisam, ainda, as composições, arranjos, participações de convidados e relações do álbum com outras gravações e fases da carreira do músico.

No caso de canções presentes em mais de um álbum (como "Garota de Ipanema", "Corcovado", "Triste", "Dindi" ou "Wave"), a Coleção aponta as diferenças entre as versões.

Todos os livros-CDs incluem uma análise do repertório do respectivo álbum, com ficha técnica, letras, fotos do compositor e de seus parceiros. Alguns deles também têm seus perfis traçados, como Aloysio de Oliveira, Newton Mendonça, Eumir Deodato, Chico Buarque e Jaques Morelenbaum.


Endereço da página:

Links no texto: