Folha de S. Paulo


Coleção traz último show de Tom Jobim em tributo feito por amigos

Em 26 e 27 de setembro de 1993, amigos reuniram-se no Rio e em São Paulo para o "Tributo a Tom Jobim", no Free Jazz Festival. O homenageado apareceu para receber os louros e --como não?-- tocar.

Ouça trechos das canções de Tom Jobim
Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter
Veja como adquirir a Coleção

O show de São Paulo --o último feito no Brasil por Tom, que morreria em 8 de dezembro de 1994-- foi lançado em CD em 1996. O disco volta às bancas no próximo domingo, dia 30, dentro da Coleção Folha Tributo a Tom Jobim.

Como lembra o livro, escrito por Carlos Calado, a direção musical foi de Herbie Hancock. A banda contava com o saxofonista Joe Henderson, o cantor Jon Hendricks, o pianista Gonzalo Rubalcaba, a cantora e pianista Shirley Horn, o baixista Ron Carter, o percussionista Alex Acuña e o baterista Harvey Mason.

O flanco brasileiro tinha Gal Costa, o violonista e produtor Oscar Castro-Neves --que ajudou Hancock a compor o elenco-- e Paulo Jobim.

O disco registra parte do show. É aberto com Hancock sozinho ao piano. Logo, Shirley Horn aparece para brincar com "The Boy from Ipanema" e "Once I Loved" ("Amor em Paz"). Jon Hendricks toca "No More Blues" ("Chega de Saudade"). Gal Costa vai de "A Felicidade" e "Se Todos Fossem Iguais a Você", preparando a área para Tom, que sobe ao palco para "Luiza", "Wave", "Caminhos Cruzados" e, por óbvio, "Garota de Ipanema", com todos no palco.

O tributo não foi isolado. Homenagens já vinham desde o fim dos anos 1980, como a inclusão do nome de Tom no "Hall of Fame", da Academia Nacional de Música Popular Americana, em 1990.

Pelo lado popular, a Mangueira celebrou Tom no enredo de 1992, "Se Todos Fossem Iguais a Você". Ele foi ao sambódromo carioca, de chapéu e terno branco. "Essa homenagem foi a melhor coisa do mundo. Foi como se tivesse conquistado o Prêmio Nobel da Paz", comparou Tom.

Sergio Tomisaki-05.nov.85/Folhapress
O músico Tom Jobim durante entrevista em 1985
O músico Tom Jobim durante entrevista em 1985

A COLEÇÃO

Os 20 volumes sairão todos os domingos, até 18 de agosto, e incluem 18 álbuns originais do músico carioca, além de duas compilações de canções suas interpretadas por outras vozes.

Cada disco é acompanhado por um livro de 48 páginas, impresso em papel colorido e com acabamento em capa dura.

Textos de críticos e repórteres especializados em música --incluindo Antonio Carlos Miguel, Carlos Calado, Lauro Lisboa Garcia, Lucas Nobile, Mauro Ferreira e Tárik de Souza-- inserem cada álbum em seu contexto histórico e artístico.

Veja abaixo o vídeo de lançamento da campanha da Coleção.

Veja vídeo

Também dão detalhes sobre as sessões de gravação e bastidores. Analisam, ainda, as composições, arranjos, participações de convidados e relações do álbum com outras gravações e fases da carreira do músico.

No caso de canções presentes em mais de um álbum (como "Garota de Ipanema", "Corcovado", "Triste", "Dindi" ou "Wave"), a Coleção aponta as diferenças entre as versões.

Todos os livros-CDs incluem uma análise do repertório do respectivo álbum, com ficha técnica, letras, fotos do compositor e de seus parceiros. Alguns deles também têm seus perfis traçados, como Aloysio de Oliveira, Newton Mendonça, Eumir Deodato, Chico Buarque e Jaques Morelenbaum.


Endereço da página:

Links no texto: