Folha de S. Paulo


Coleção traz Tom Jobim e Banda Nova em apresentação de 1986

Em 1986, Tom Jobim tocou no Festival Internacional de Jazz de Montreal, no Canadá. O registro do show saiu em CD pela primeira vez em 2007 e está agora na Coleção Folha Tributo a Tom Jobim.

Ouça trechos das canções de Tom Jobim
Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter
Veja como adquirir a Coleção

O volume chega às bancas no próximo domingo, dia 23, e traz o músico tocando com a Banda Nova, montada em 1984 para acompanhá-lo pelo mundo. Dois dos seus integrantes --Danilo Caymmi e Paula Morelenbaum-- ganham um breve perfil no livro da coleção, escrito pelo jornalista Mauro Ferreira.

Por aqueles anos, Tom era muito requisitado para turnês e o disco registra essa fase madura do músico.

O repertório incluiu 12 músicas. "Samba de uma Nota Só" abre o show, sendo seguida por um desfile de afro-sambas, bossas e sambas. Estão lá "Água de Beber", "Chega de Saudade" --destaque para o coro feminino da Banda Nova--, e "Gabriela", além dos sucessos "Waters of March" e "Garota de Ipanema".

Sergio Tomisaki-05.nov.85/Folhapress
O músico Tom Jobim durante entrevista em 1985
O músico Tom Jobim durante entrevista em 1985

A COLEÇÃO

Os 20 volumes sairão todos os domingos, até 18 de agosto, e incluem 18 álbuns originais do músico carioca, além de duas compilações de canções suas interpretadas por outras vozes.

Cada disco é acompanhado por um livro de 48 páginas, impresso em papel colorido e com acabamento em capa dura.

Textos de críticos e repórteres especializados em música --incluindo Antonio Carlos Miguel, Carlos Calado, Lauro Lisboa Garcia, Lucas Nobile, Mauro Ferreira e Tárik de Souza-- inserem cada álbum em seu contexto histórico e artístico.

Veja abaixo o vídeo de lançamento da campanha da Coleção.

Veja vídeo

Também dão detalhes sobre as sessões de gravação e bastidores. Analisam, ainda, as composições, arranjos, participações de convidados e relações do álbum com outras gravações e fases da carreira do músico.

No caso de canções presentes em mais de um álbum (como "Garota de Ipanema", "Corcovado", "Triste", "Dindi" ou "Wave"), a Coleção aponta as diferenças entre as versões.

Todos os livros-CDs incluem uma análise do repertório do respectivo álbum, com ficha técnica, letras, fotos do compositor e de seus parceiros. Alguns deles também têm seus perfis traçados, como Aloysio de Oliveira, Newton Mendonça, Eumir Deodato, Chico Buarque e Jaques Morelenbaum.


Endereço da página:

Links no texto: