Folha de S. Paulo


Coleção traz "Matita Perê", LP de Jobim que inclui "Águas de Março"

"Matita Perê" é o CD que vai às bancas no próximo domingo, dia 2 de junho, dentro da Coleção Folha Tributo a Tom Jobim.

Ouça trechos das canções de Tom Jobim
Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter
Veja como adquirir a Coleção

Naquele ano de 1973, o mestre da bossa nova voltava-se ao interior do Brasil, de onde brotaram sambas, pontos de macumba, toadas, temas sinfônicos e orquestrais.

Apesar de gravado em Nova York, em janeiro de 1973, o disco respira a brasilidade da região serrana do Rio, onde fica o sítio Poço Fundo, refúgio do músico desde o fim dos anos 1960.

Foi lá que Jobim escreveu duas canções essenciais do álbum: "Águas de Março" --que abre o disco e a que Chico Buarque já se referiu como "o samba mais bonito do mundo"-- e "Matita Perê", escrita com Paulo César Pinheiro.

"Águas de Março" foi composta em dois dias, no verão de 1972. Percebendo o impacto da canção, Jobim cuidou de logo lançá-la, em abril daquele mesmo ano, no formato de um compacto, encartado no semanário "Pasquim", de oposição ao governo militar.

O disco completo também inclui as faixas "Ana Luiza" e "Crônica da Casa Assassinada", que, com quase dez minutos de duração, serviu de trilha sonora a um filme de Paulo César Saraceni baseado em livro do mineiro Lúcio Cardoso.

O livro traz histórias de bastidores das gravações, que começaram no Rio e migraram para Nova York, onde o disco foi produzido pelo alemão Claus Ogerman.

Os arranjos foram feitos por Dori Caymmi --colaborador usual de Jobim e que ganha um perfil no livro, escrito por Antônio Carlos Miguel.

Ana Ottoni - 8.dez.94/France Presse
Cantor e compositor Tom Jobim, em sua casa no Rio de Janeiro
O cantor e compositor Tom Jobim, em sua casa no Rio de Janeiro

A COLEÇÃO

Os 20 volumes sairão todos os domingos, até 18 de agosto, e incluem 18 álbuns originais do músico carioca, além de duas compilações de canções suas interpretadas por outras vozes.

Cada disco é acompanhado por um livro de 48 páginas, impresso em papel colorido e com acabamento em capa dura.

Textos de críticos e repórteres especializados em música --incluindo Antonio Carlos Miguel, Carlos Calado, Lauro Lisboa Garcia, Lucas Nobile, Mauro Ferreira e Tárik de Souza-- inserem cada álbum em seu contexto histórico e artístico.

Veja abaixo o vídeo de lançamento da campanha da Coleção.

Veja vídeo

Também dão detalhes sobre as sessões de gravação e bastidores. Analisam, ainda, as composições, arranjos, participações de convidados e relações do álbum com outras gravações e fases da carreira do músico.

No caso de canções presentes em mais de um álbum (como "Garota de Ipanema", "Corcovado", "Triste", "Dindi" ou "Wave"), a Coleção aponta as diferenças entre as versões.

Todos os livros-CDs incluem uma análise do repertório do respectivo álbum, com ficha técnica, letras, fotos do compositor e de seus parceiros. Alguns deles também têm seus perfis traçados, como Aloysio de Oliveira, Newton Mendonça, Eumir Deodato, Chico Buarque e Jaques Morelenbaum.


Endereço da página:

Links no texto: