Folha de S. Paulo


Coleção Folha traz "Tide", disco de Tom Jobim de 1970 neste domingo

"Tide", disco de 1970, é o oitavo volume da Coleção Folha Tributo a Tom Jobim, que vai às bancas no domingo, dia 26.

O álbum traz uma versão do sucesso "The Girl from Ipanema" e de "Carinhoso", de Pixinguinha e João de Barro. Também registra a primeira gravação de "Tide", tema instrumental com variações da conhecida "Wave", gravada por Jobim três anos antes em álbum homônimo, lançado no volume cinco da Coleção.

Ouça trechos das canções de Tom Jobim
Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter
Veja como adquirir a Coleção

Os arranjos de "Tide" são do pianista e tecladista Eumir Deodato, que ganha perfil no livro da Coleção escrito por Lucas Nobile, jornalista da Folha especializado em música brasileira.

Em 1964, Deodato havia gravado 12 temas de Jobim em "Inútil Paisagem". Com o LP, entrou no radar de Jobim, que assinou o texto da contracapa. Cinco anos depois, Jobim convidou-o para trabalhar no filme "O Mundo dos Aventureiros". Algumas das canções da trilha foram gravadas em "Tide", como "Sue Ann", "Caribe" e "Rockanalia".

O LP tem histórias de bastidores interessantes, reveladas no livro da Coleção, como uma jogada esperta do produtor Creed Taylor, que se preparava para deixar a A&M Records e lançar seu selo, o CTI.

À época, Jobim ainda devia lançar dois discos pela A&M; com isso, Taylor decidiu lançar o de "menor qualidade" pela A&M e guardar o de maior quilate para o CTI. Assim foi feito: considerado "menor", "Tide" saiu pela A&M e "Stone Flower", pelo CTI.

Se "Tide" não teve tanta repercussão na carreira de Jobim, abriu as portas para Deodato. Foi ele quem cuidou, depois, dos arranjos do segundo disco de Jobim com Frank Sinatra (1915-1998), em 1971.

Ana Ottoni - 8.dez.94/France Presse
Cantor e compositor Tom Jobim, em sua casa no Rio de Janeiro
O cantor e compositor Tom Jobim, em sua casa no Rio de Janeiro

A COLEÇÃO

Os 20 volumes sairão todos os domingos, até 18 de agosto, e incluem 18 álbuns originais do músico carioca, além de duas compilações de canções suas interpretadas por outras vozes.

Cada disco é acompanhado por um livro de 48 páginas, impresso em papel colorido e com acabamento em capa dura.

Textos de críticos e repórteres especializados em música --incluindo Antonio Carlos Miguel, Carlos Calado, Lauro Lisboa Garcia, Lucas Nobile, Mauro Ferreira e Tárik de Souza-- inserem cada álbum em seu contexto histórico e artístico.

Veja abaixo o vídeo de lançamento da campanha da Coleção.

Veja vídeo

Também dão detalhes sobre as sessões de gravação e bastidores. Analisam, ainda, as composições, arranjos, participações de convidados e relações do álbum com outras gravações e fases da carreira do músico.

No caso de canções presentes em mais de um álbum (como "Garota de Ipanema", "Corcovado", "Triste", "Dindi" ou "Wave"), a Coleção aponta as diferenças entre as versões.

Todos os livros-CDs incluem uma análise do repertório do respectivo álbum, com ficha técnica, letras, fotos do compositor e de seus parceiros. Alguns deles também têm seus perfis traçados, como Aloysio de Oliveira, Newton Mendonça, Eumir Deodato, Chico Buarque e Jaques Morelenbaum.


Endereço da página:

Links no texto: