Folha de S. Paulo


Di Cavalcanti e Ianelli são os primeiros volumes da Coleção Folha Grandes Pintores

A Coleção Folha Grandes Pintores Brasileiros, que chega neste domingo (19) às bancas, vai traçar um amplo panorama da pintura no país. No lançamento, as bancas e livrarias receberão dois volumes, dedicados, respectivamente, a Di Cavalcanti --participante da Semana de Arte Moderna de 1922 e um dos principais nomes do movimento modernista-- e a Arcangelo Ianelli, expoente do abstracionismo geométrico.

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter
Quadro de Di Cavalcanti fica 7 horas em feira de arte popular sem ser reconhecido

A cada semana, até 17 de novembro, sairá um novo livro sobre um pintor brasileiro ou radicado no país.

O primeiro volume trata de Emiliano de Albuquerque Mello, mais conhecido como Di Cavalcanti. Lygia Eluf encarregou-se de escrever uma breve biografia do carioca, destacando principais eventos, e de analisar 28 obras.

Reprodução
Primeiro volume da Coleção Folha Grandes Pintores Brasileiro, que chega às bancas neste domingo (19)
Primeiro volume da Coleção Folha Grandes Pintores Brasileiro, que chega às bancas neste domingo (19)

A seleção inclui telas como "Carnaval", "Mulheres na Janela", "Cinco Moças de Guaratinguetá" e "Mocinha com Gato à Janela, em Ouro Preto" --as duas últimas ganham análise mais aprofundada.

Os mais de 60 anos dedicados à arte pelo paulista Ancangelo Ianelli são repassados por Caru Duprat. "O Menino Pintor" (1952) e "Natureza-Morta" (1960) são analisadas com maior detalhe.

No próximo domingo (26), a coleção traz a artista paulista Tarsila do Amaral (1886-1973), que expandiu propostas das vanguardas europeias ao mergulhar em tradições, cores e temas de seu país--sem se esquivar dos problemas sociais, grande preocupação em certa fase.


Endereço da página:

Links no texto: