Folha de S. Paulo


Coleção Folha traz 'O Tempo e o Vento', trilha de Tom Jobim para a TV

"Rodrigo Meu Capitão", "Senhora Dona Bibiana", "Um Certo Rodrigo".

Os nomes das músicas do volume sete da Coleção Folha Tributo a Tom Jobim, que chega às bancas no próximo domingo, dia 19, não deixam dúvida. Todos remetem a personagens de "O Tempo e o Vento", romance tripartite de Érico Veríssimo sobre a fundação do Rio Grande do Sul.

Ouça trechos das canções de Tom Jobim
Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter
Veja como adquirir a Coleção

A primeira parte da obra do gaúcho virou minissérie da Rede Globo em 1985 e Tom Jobim foi o responsável pela trilha sonora Ðuma viagem pelos pampas que inclui letras que misturam português e espanhol, toques de acordeão, milonga e vanerão.

À época, Jobim havia acabado de fazer as trilhas dos filmes "Gabriela" (1983), de Bruno Barreto, e "Para Viver um Grande Amor" (1984), de Miguel Faria Jr.

O carro-chefe do álbum é "Passarim", um de seus temas ligados à fauna e flora.

"Passarim quis pousar, não deu, voou/ Porque o tiro feriu, mas não matou/ Passarinho, me conta, então, me diz/ Por que que eu também não fui feliz", diz a letra.

O disco traz as primeiras gravações com a Banda Nova --que acompanharia Jobim dali em diante--, além dos arranjos de Jacques Morelenbaum, que os assina com Paulo Jobim e Dori Caymmi.

Foi também a primeira vez em que Jobim dividiu as letras com Ronaldo Bastos, conhecido por parcerias anteriores com Milton Nascimento, no Clube da Esquina.

Ana Ottoni - 8.dez.94/France Presse
Cantor e compositor Tom Jobim, em sua casa no Rio de Janeiro
O cantor e compositor Tom Jobim, em sua casa no Rio de Janeiro

A COLEÇÃO

Os 20 volumes sairão todos os domingos, até 18 de agosto, e incluem 18 álbuns originais do músico carioca, além de duas compilações de canções suas interpretadas por outras vozes.

Cada disco é acompanhado por um livro de 48 páginas, impresso em papel colorido e com acabamento em capa dura.

Textos de críticos e repórteres especializados em música --incluindo Antonio Carlos Miguel, Carlos Calado, Lauro Lisboa Garcia, Lucas Nobile, Mauro Ferreira e Tárik de Souza-- inserem cada álbum em seu contexto histórico e artístico.

Veja abaixo o vídeo de lançamento da campanha da Coleção.

Veja vídeo

Também dão detalhes sobre as sessões de gravação e bastidores. Analisam, ainda, as composições, arranjos, participações de convidados e relações do álbum com outras gravações e fases da carreira do músico.

No caso de canções presentes em mais de um álbum (como "Garota de Ipanema", "Corcovado", "Triste", "Dindi" ou "Wave"), a Coleção aponta as diferenças entre as versões.

Todos os livros-CDs incluem uma análise do repertório do respectivo álbum, com ficha técnica, letras, fotos do compositor e de seus parceiros. Alguns deles também têm seus perfis traçados, como Aloysio de Oliveira, Newton Mendonça, Eumir Deodato, Chico Buarque e Jaques Morelenbaum.


Endereço da página:

Links no texto: