Folha de S. Paulo


Premiado em Brasília, documentário "Elena" tem sessão gratuita hoje em SP

A Folha e o Espaço Itaú de Cinema Augusta realizam nesta quinta-feira (9), às 20h, sessão gratuita do documentário "Elena". Após a exibição haverá debate com a diretora Petra Costa e o psicanalista Pedro de Santi, mestre em filosofia pela USP e doutor em psicologia clínica pela PUC-SP.

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter

A distribuição gratuita dos ingressos, sujeita à lotação da sala, começará uma hora antes no local do evento.

"ELENA"

Vencedor de quatro prêmios no último Festival de Brasília, incluindo melhor direção, melhor montagem, melhor direção de arte e melhor filme pelo júri popular, "Elena" é o primeiro longa-metragem da diretora Petra Costa.

O documentário mostra a jornada de Petra em busca da memória da irmã, que 13 anos antes havia partido para Nova York com o sonho de se tornar atriz de cinema. Ela investiga, então, as frustrações e angústias que levaram a vida de Elena a um desfecho trágico.

O filme acaba sendo também uma reflexão sobre os filhos da "década perdida", nascidos no Brasil que ainda vivia a ressaca do regime militar, e tinha a árdua tarefa de batalhar por seus sonhos quando a maioria a acusava de não ter bandeiras ou ideais.

"Pouco a pouco, as dores viram água, viram memória", diz Petra, ao mesmo tempo diretora, atriz e personagem do longa, que entra em cartaz nos principais circuitos nesta sexta, 10 de maio.

Veja vídeo


Endereço da página:

Links no texto: