Folha de S. Paulo


"O Danúbio Azul", de Strauss, é a trilha do volume de domingo

Da Rússia para a Áustria, de Piotr Tchaikovsky a Johann Strauss II, mas ainda dentro do romantismo do século 19. Esse é o trajeto dos personagens Dó e Mi, da Coleção Folha Música Clássica para Crianças, em uma semana.

Curta a nova página do Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter
Leia mais sobre as aventuras de Dó e Mi
Dó e Mi vão à Alemanha conhecer a vida e a obra de Haendel
Veja como adquirir a Coleção

Chega às bancas neste domingo o volume dez, dedicado a Tchaikovsky e, no próximo domingo, dia 21, o volume 11, com o compositor austríaco Johann Strauss II.

Strauss nasceu em Viena, na Áustria, em 1825. Seu pai, Johann Strauss I --que tem composições incluídas no disco da Coleção--, também era músico.

OUÇA TRECHOS DE STRAUSS

Ouça

A arte, aliás, corria solta pela família: outros dois irmãos de Strauss II também viraram compositores, Josef e Eduard. Deste último, o CD da Coleção traz até uma polca.

Polcas, óperas, balés, marchas e quadrilhas estão entre as cerca de 500 composições de Strauss, mas ele ficou mesmo conhecido como o "Rei da Valsa". O CD traz trechos de algumas delas, como a "Valsa do Imperador", "Contos dos Bosques de Viena" e a mais famosa delas.

Trata-se, claro, de "O Danúbio Azul", que angariou fãs tanto entre os fãs da música clássica quanto entre os compositores.

O alemão Richard Wagner --tema do volume 13-- considerava-a a melhor música clássica de todos os tempos.

Tal como Tchaikovsky, o sucesso de Strauss também cruzou o oceano. Em 1872, ele foi convidado a reger uma orquestra nos Estados Unidos com mais de mil músicos e 20 cantores.

COLEÇÃO

A Coleção é direcionada aos pequenos mas mantém um foco nos pais, educadores e cuidadores, na medida em que propõe atividades em que crianças e adultos interagem e divertem-se juntos.

Cada volume traz a biografia ilustrada de um compositor e é acompanhado por um CD que reúne trechos de suas composições mais reconhecidas no mundo infantil.

Com poder criador e libertador, a Coleção é um recurso educativo para o desenvolvimento das crianças, inserindo-as no mundo dos compositores por meio de uma linguagem simples e didática.

Vídeo

Os livros foram escritos pelas portuguesas Isabel Zambujal e Maria Pedro. Já os desenhos ficaram a cargo de desenhistas diversos, que, com seu traço autoral, dão ao conjunto um aspecto que varia do simples ao mais elaborado, mas sempre imaginativo e instigante.

As últimas páginas de cada livro trazem atividades para a criança brincar e criar ao som das melodias. É assim que jogos, passatempos, teatrinho e brincadeiras auxiliam na fixação, de forma divertida, do que foi apresentado.

Ao todos, são 20 títulos com capa dura e 32 páginas coloridas em papel de qualidade. Que a música atemporal do passado embale sonhos e brincadeiras.


Endereço da página:

Links no texto: