Folha de S. Paulo


Itaú dificulta contratação de pacote mínimo de serviços, reclama leitor

O leitor Alysson Paladini reclama que sua conta corrente no banco Itaú passou a ser tarifada em R$ 40 sem aviso –até então, ele diz que nunca havia pagado qualquer taxa bancária.

Por isso, Paladini diz que pediu ao Itaú que passasse sua conta para o pacote "básico", sem tarifa mensal, em que teria acesso somente aos serviços essenciais, como regula o Banco Central.

No entanto, Paladini afirma que os atendentes do banco disseram que a empresa iria analisar seu caso para saber se ele pode ou não alterar a modalidade da conta. Isso, reclama o leitor, fere as normas do Banco Central.

Resposta do Itaú: diz que mudou a conta do leitor para a modalidade sem tarifa e que vai ressarci-lo pelas três taxas já debitadas.

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Queixa de Kenji Gunnai: produto com defeito

O leitor diz que comprou uma placa para sua geladeira Electrolux por R$ 790, mas cinco meses depois o produto quebrou. A empresa orientou que ele desligasse a geladeira por 48 h, mas dias depois o defeito voltou.

Resposta da Electrolux: diz que que consertará a placa da geladeira sem cobrar nada do leitor.

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Queixa de Márcia Marques: acesso negado

A leitora reclama que não consegue acessar consultar suas milhas no programa da fidelidade da Latam –o acesso no site é negado. Ela mandou email com informações pessoais, mas a empresa nunca enviou a senha.

Resposta da Latam: diz que prestou esclarecimentos à leitora sobre a atualização de seu cadastro.

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Queixa de Ivania Santos: cobrança indevida

A Claro aumentou o valor do plano da leitora de R$ 46 para R$ 70. No entanto, já no primeiro mês a fatura veio mais cara: R$ 90. Ao reclamar, atendentes disseram que "nada poderia ser feito", segundo a leitora.

Resposta da Claro: diz que entrou em contato com a leitora e que fez os ajustes contestados.

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Queixa de Gilson Carneiro: cancelamento indevido

A Sky suspendeu o pacote assinado pelo leitor sem qualquer justificativa. O cliente diz que os atendentes da empresa não souberam justificar o cancelamento e que ainda teve que pagar uma mensalidade a mais.

Resposta da Sky: diz que cancelou a suspensão e devolveu a mensalidade paga no período sem serviço.


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