Folha de S. Paulo


Smartphone da Motorola estraga e fabricante pede dias para consertá-lo

A leitora Renata Alvares Gaspar reclama que comprou um celular da Motorola, do modelo G4 Plus, e quatro meses depois percebeu que a tela do smartphone fazia movimentos autônomos.

Ao entrar em contato com a empresa, descobriu que a pane é causada por um defeito de fábrica, chamado "ghost touch", que atinge outros usuários do mesmo aparelho.

A Motorola pede 15 dias para consertar o celular, mas Renata diz que não pode ficar esse tempo todo sem o aparelho porque o usa para trabalhar.

A leitora pede, então, que a fabricante troque o smartphone por um novo ou que disponibilize um celular substituto durante o reparo.

Resposta da Motorola: A Motorola diz que lamenta o ocorrido e que está em contato com a leitora para resolver o problema.

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Queixa de Antonio Cicero Pereira: produto quebrado

Um aparelho de televisão comprado em uma unidade do Carrefour saiu da loja já com a tela quebrada. Ao tentar trocá-lo, os funcionários não resolveram e mandaram o cliente "procurar seus direitos".

Resposta do Carrefour: Diz que o cliente não quis conferir ou testar o produto no momento da compra.

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Queixa de Alane Rodrigues: cobrança indevida

Mesmo com a garantia do Santander de que estornaria uma compra indevida feita em um cartão de crédito e comprovada com boletim de ocorrência, o banco cobra impostos e juros por "pagamento inferior" da fatura.

Resposta do Santander: Diz que não conseguiu contatar a cliente e que espera um retorno para esclarecer o caso.

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Queixa de Severino Fernandes de Lima: produto com defeito

Um tablet comprado pelo site da loja Kabum parou de carregar a bateria com apenas uma semana de uso e agora não liga mais. O cliente pede a troca ou a devolução do valor pago.

Resposta da Kabum: Diz que entrou em contato com o cliente para efetuar os "procedimentos de garantia".

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Queixa de Fernando Orii: bilhete único

O leitor tenta transferir créditos de dois bilhetes únicos em seu nome para outro cartão. Mas a SPTrans restituiu os valores só de um bilhete, e diz que ele precisa usá-lo inteiro para recuperar os créditos do outro cartão.

Resposta da SPTrans: Diz que a restituição de créditos está disponível para retirada em um posto da SPTrans.


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