Folha de S. Paulo


Carregador de notebook da Apple derrete e empresa não responde

O leitor Marcelo Menna Barreto reclama que, em um curto espaço de tempo, teve problemas com três carregadores do computador MacBook Air, da Apple. Ele entrou em contato com a empresa em julho de 2015 e nunca teve um retorno.

Barreto diz que chegou a pagar R$ 550 em uma fonte nova. Logo que a garantia do produto termina, reclama o leitor, uma parte do conector derrete e o produto para de funcionar.

Cansado de pagar caro por um produto que logo estraga, Barreto diz que começou a comprar carregadores de outras marcas, que têm a mesma durabilidade e são mais baratos, segundo ele.

Resposta da Apple: Afirmou que "não comenta casos particulares" e que está em contato com o cliente.

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Queixa de Rosa Corassa: forno com defeito

Um forno novo da Brastemp nunca funcionou de forma satisfatória –o fogo apaga minutos depois de aceso. Após a visita de técnicos, o problema foi outro: aqueceu tanto que explodiu um pirex e causou até labaredas.

Resposta da Brastemp: Afirma que entrou em contato com a cliente para fazer a troca do produto.

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Queixa de Vanessa Oliveira: aula errada

A leitora reclama que se inscreveu em um curso semipresencial na faculdade FMU e acabou matriculada em um curso presencial em outra unidade da instituição. Ela diz que não consegue resolver o problema.

Resposta da FMU: Fornece endereço e telefone para que a estudante faça a alteração de sua graduação.

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Queixa de Maria Consuelo Apocalypse Jóia Paulini: cobrança indevida

A Sky envia boletos de cobrança mesmo 20 meses depois de a leitora ter cancelado a TV por assinatura. Ela continuou a pagar dois meses após o cancelamento, e a empresa nunca devolveu o valor.

Resposta da Sky: Diz que o valor cobrado se refere à fatura antes do cancelamento e que isentou a cliente.

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Queixa de Marilize Lopes Gonçalves: cobrança indevida 2

A Claro cobra indevidamente uma taxa de R$ 9,99 por um serviço de SMS, internet e Whatsapp que a cliente nunca requisitou. É o segundo problema do tipo que a leitora diz ter com a mesma empresa.

Resposta da Claro: Afirma que contatou a leitora e fez os "ajustes contestados" em sua conta.


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