Folha de S. Paulo


Sky cancela pagamento, mas não assinatura, e cobra, reclama leitor

O leitor Geraldo Luiz Pereira Luz reclama de problemas com a Sky.

Ele afirma que solicitou, via chat no site da operadora, o cancelamento de sua assinatura e do débito antecipado, que era cobrado em seu cartão de crédito.

Contudo, apenas a segunda parte de seu pedido foi atendida e a operadora passou a cobrar pelo serviço com ligações e mensagens "abusivas, constantes e inapropriadas".

Luz conta que pediu novamente o cancelamento, desta vez por telefone, mas continua recebendo cobranças. "Meu temor é que eles enviem o meu nome e CPF indevidamente para o Serasa", diz.

Resposta - A Sky afirma que o cadastro do cliente foi cancelado sem cobranças adicionais e os seus contatos foram excluídos do sistema.

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Queixa de Valéria Gadioli: fidelização

Vivo obrigou cliente a assinar fidelização após trocar de aparelho, mas não de plano. Depois, reajustou o preço do plano a um valor acima do que a cliente pode pagar e não a autoriza a migrar sua linha para outra operadora.

Resposta da Vivo

Afirma que cancelou o serviço mencionado e entrou em contato com a cliente.

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Queixa de Matheus Romério: sem estorno

Extra.com entregou produto com defeito. Item foi retirado pela transportadora, que afirma tê-lo devolvido à loja. Esta, porém, diz que não recebeu o produto e, por isso, demora a fazer o estorno do valor devido.

Resposta do Extra.com

Diz que o estorno foi realizado no cartão do cliente e será visualizado em até duas faturas.

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Queixa de Lucilia Mascheretti: cobrança indevida

Tim cobra créditos pelo consumo de dados da internet celular, mesmo quando a cliente desativa o serviço em seu aparelho e utiliza a rede wi-fi. Cliente já reclamou várias vezes, sem sucesso.

Resposta da Tim

Esclarece que houve um erro de cobrança pelo qual a cliente já foi ressarcida.

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Queixa de Adelto Gonçalves: demora na troca

Fogão comprado no Pontofrio em Amparo (SP) apresentou defeitos. Loja afirmou que faria a troca do produto, mas, passadas três semanas, o procedimento não havia sido realizado, mesmo com o novo item já escolhido.

Resposta do Pontofrio

Informa que a troca está agendada para o dia 17, mediante comparecimento do cliente.

Direito do consumidor


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