Folha de S. Paulo


Erro no sistema impede matrícula no prazo do Fies, afirma estudante

A leitora Maria Carolina Pereira Souza reclama da dificuldade para completar sua inscrição no Fies, sistema de financiamento estudantil do governo federal.

Após erros no sistema que dificultaram o acesso inicial, a estudante se deparou com um aviso de que não poderia participar do programa.

Segundo o site, o pedido de financiamento era inválido por ela não ter feito o Enem nos últimos anos. "Porém se não prestei o exame, como pude me cadastrar com a nota do Enem 2015?", questiona.

Procurado, o Ministério da Educação não dava soluções rapidamente antes do fim das inscrições no Fies.

Resposta - Segundo a assessoria de imprensa do Ministério de Educação, a estudante conseguiu concluir com sucesso sua inscrição.

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Queixa de Ana Paula de Souza Greicius Machado: Sem recarga

Carga para Bilhete Único foi adquirida pelo aplicativo Zuum, porém não é creditada. Empresa foi procurada, mas a única resposta, enviada há oito dias, é que caso estava sendo apurado.

Resposta da Zuum

Diz que cliente confirmou que conseguiu fazer a recarga em outro validador de cartões.

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Queixa de Paulo Sergio Moraes Lima: Benefício reduzido

Fundação Caixa Econômica Federal desconta percentual de benefício de participante para cobrir deficit interno. Além disso, diretoria se recusa a informar a porcentagem que será debitada de cada conta.

Resposta da Fundação

Esclarece que os planos de equacionamento foram divulgados em seus canais oficiais.

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Queixa de Arlete Leite Cavalcanti: Reembolso demorado

Seguro para celular da empresa BNP Paribas Cardif do Brasil foi contratado. Após roubo do aparelho, todos os documentos foram enviados para a seguradora, mas pagamento do valor nunca é feito.

Resposta da BNP Paribas Cardif

Lamenta o ocorrido e informa que, em contato com a cliente, resolveu a questão.

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Queixa de Ricardo Teruel Alves: Cobrança indevida

Empresa de cobrança liga todas as noites para reclamar de débitos em conta da Vivo, enquanto funcionários da própria operadora afirmam que não há qualquer pagamento pendente no sistema.

Resposta da Vivo

Afirma que tomou as providências para que o cliente não receba mais tais ligações.


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