Folha de S. Paulo


Leitores comentam entrevista em que Luiz Marinho critica Geraldo Alckmin

Avener Prado/Folhapress
SÃO PAULO, SP, BRASIL, 09-11-2017: Luiz Marinho, candidato ao governo do Estado de São Paulo pelo PT durante entrevista na sede do partido, no centro de São Paulo. (Foto: Avener Prado/Folhapress, PODER) Código do Fotógrafo: 20516 ***EXCLUSIVO FOLHA***
Luiz Marinho, candidato ao governo do Estado de São Paulo pelo PT.

CARÁTER

O futuro presidente do Brasil precisa, sim, ter caráter, respondendo à pergunta do título da coluna de Hélio Schwartsman. Mas não é interessante que ele seja um "santo", porque existe o jogo de interesses nas lides políticas. As ideologias antagônicas são claras e a luta pelo poder na maioria das vezes ignora o desejável comportamento ético.

RICARDO PEDREIRA DESIO (São Paulo, SP)

*

O enigma 2018 nos espreita logo após o Réveillon. Vamos decifrá-lo ou seremos por ele engolidos? Nunca em nossa história enfrentamos um desafio tão importante como será a escolha de um presidente que necessariamente deve nos conduzir a novos paradigmas. Onde está esse novo homem? Novo, competente, digno e com caráter.

PAULO SÉRGIO ARISI (Porto Alegre, RS)

-

ENTREVISTA

O presidente do PT-SP, Luiz Marinho, demonstra seu despreparo quando o assunto é São Paulo e Geraldo Alckmin. O PSDB governa São Paulo há 23 anos porque trabalha. Na saúde, ampliamos o número de hospitais para 93 unidades. Há cinco linhas do metrô em construção, apesar de governos do PT não terem ajudado com R$ 1. Na segurança, temos a menor taxa de mortes violentas do país.

PEDRO TOBIAS, deputado estadual e presidente do diretório estadual do PSDB (São Paulo, SP)

*

A entrevista com o presidente paulista do PT, Luiz Marinho, em que ele insiste no termo "golpista", demonstra claramente porque a liderança petista anda tão em baixa (apesar de não acreditar nisso). Em vez de fazer um "mea-culpa" e trazer propostas para o futuro, continua remoendo o passado.

LUIZ DANIEL DE CAMPOS (São Paulo, SP)

-

GURU BRASILEIRO

Em um mundo atormentado por egos inflados e exaltados, é um alento ler um pouco sobre o imenso trabalho que o líder espiritual Prem Baba desenvolve com as pessoas e suas existências. Ele fala de amor, liberdade, humildade autoconhecimento e autoamor.

ÂNGELA LUIZA S. BONACCI (Pindamonhangaba-SP)

-

CURSOS DE MEDICINA

Para responder se "O governo deve suspender a abertura de novos cursos de medicina no Brasil?", deveríamos no mínimo resgatar o que diz o inciso 3 do artigo 200 da Constituição, que reza que: "ao Sistema Único de Saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei, ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde". Nenhum dos dois textos sequer cita o SUS, mostrando que há um desprezo pela legislação que rege o capítulo da saúde em nossa carta magna.

JOSÉ ELIAS AIEX NETO (Foz do Iguaçu, PR)

-

FORO PRIVILEGIADO

Alguns deputados e senadores trabalham para manter o foro privilegiado como está. E o que dizer de alguns que estão tentando colocar foro privilegiado para ex-presidentes? Tudo para livrar Lula e outros das mãos de Sergio Moro?

IZABEL AVALLONE (São Paulo, SP)

*

É estranho que a Folha, tão experiente nas mazelas políticas nacionais, se iluda a respeito do projeto parlamentar que deverá alterar as prerrogativas de foro no país. Quando o processo no STF avança, os parlamentares correm a avançar o projeto. Quando o processo para, o projeto também para. O ministro Dias Toffoli não parou o processo por causa do projeto, mas para proteger os muitos políticos do PT que não querem perder o foro, enrolados que estão na Lava Jato.

RADOICO CÂMARA GUIMARÃES (São Paulo, SP)

-

AÇÃO CONTRA ALCKMIN

A Procuradoria-Geral da República acaba de pedir a abertura de um inquérito no Superior Tribunal de Justiça contra o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Segundo os delatores, R$ 10 milhões da Odebrecht foram entregues em caixa dois para as campanhas dele em 2010 e 2014. Alckmin negou as acusações. Agora, mesmo que não queira, ele não terá outra alternativa a não ser se tornar presidente da legenda.

EDGARD GOBBI (Campinas, SP)

*

Na ânsia de escapar da prisão, delatores da Odebrecht jogaram na vala comum de políticos corruptos, como os do PT, o nome do governador Geraldo Alckmin. Confio quando ele diz que o dinheiro arrecadado para suas campanhas foi declarado.

RODOLFO GONÇALVES VASSALO PEREIRA (Santa Bárbara d'Oeste, SP)

-

GALERIA ENTUPIDA

A seção A Cidade é Sua é fundamental. Por meio de uma nota publicada nela consegui reposta a uma queixa feita contra a prefeitura. Há uma galeria de águas pluviais entupida em frente a um imóvel na rua José Getúlio, 35. A prefeitura enviou uma engenheira, que decretou que a galeria não estava entupida. Chamamos a Sabesp, que abriu a tampa da boca-de-lobo e detectou que ela está, sim, entupida.

ANA RIBEIRO (São Paulo, SP)

*

CRISE NA USP

A USP gasta quase que 100% do seu orçamento com salários de seus docentes e funcionários. Agora, está em crise, fechou o pronto-socorro infantil e ameaça fechar o adulto. Em vez de penalizar a população mais humilde, que por meio dos impostos ajuda a bancar a má administração da USP, por que a instituição não passa a cobrar mensalidades dos alunos que têm condições de pagar?

PEDRO VALENTIM (Bauru, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: