Folha de S. Paulo


'Reforma enxuta da Previdência não resolverá o problema', afirma leitor

REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Reforma da Previdência "enxuta" é melhor que nem seja feita. Não resolverá o problema e impedirá que o novo presidente eleito mexa nela novamente, se ele for esperto (vai se incomodar para que, se já fizeram um remendo parcial?). Por outro lado, se não fizerem nada agora, o próximo titular terá que fazer uma reforma mais ampla e que realmente resolva o problema.

RAFAEL ALBERTI CESA (Caxias do Sul, RS)

*

A falta de caixa de Estados e municípios, com quase todo seu PIB comprometido com aposentadorias, vai gerar, como sempre ocorre em períodos eleitorais, mais um processo de negociações entre eles e a União, com pedidos de moratória, postergação de juros da divída do Estado, parcelamentos e coisas e tais. É como se pudéssemos nos endividar em bancos e depois dizer: "Não pago".

ARLINDO CARNEIRO NETO (São Paulo, SP)

*

Seria bom a Folha relembrar a reportagem "Defensores da reforma da Previdência apoiaram mais gastos em 2015" para mostrar o tamanho da hipocrisia dos deputados do PMDB, PSDB, DEM e do centrão que, durante o governo Dilma, em vez de ajudar a equilibrar os gastos com aposentadorias, prejudicaram ainda mais o país. Eles aprovaram a pauta bomba do fim do fator previdenciário, que provocou uma explosão dos gastos. Agora, defendem o equilíbrio das contas públicas.

CRISTIANO R. PENHA (Campinas, SP)

-

ATENTADO NO EGITO

Quando não há motivo para matar inocentes, como nas guerras entre nações, surgem os morticínios pelas religiões, guerras mais absurdas e desumanas ainda. Onde está o Deus desta humanidade?

JOSÉ ANCHIETA B TORRES (Sorocaba, SP)

*

Por que assassinos insistem em usar a religião como desculpa para essas tragédias? E geralmente quem idealizou tudo está bem longe, a salvo. Quem executa são meros fantoches.

MARCOS FERNANDO DAUNER (Joinville, SC)

-

DESASTRE EM MG

A Samarco, causadora do maior desastre ambiental do Brasil, deixou de faturar R$ 8 bilhões e continua impedida de retomar suas atividades. É isso que dá o egoísmo desmedido. A empresa poderia ter investido na manutenção de suas barragens, mas decidiu arriscar até o limite. Deu no que deu, com a morte de 19 pessoas. O socialismo já demonstrou ser uma noite de sonho de verão para os ingênuos, enquanto o capitalismo ainda tem muito o que aprender para se humanizar. Prefiro este, que tem os pés no chão.

JAIME PEREIRA DA SILVA (São Paulo, SP)

-

CPF

Excelente a iniciativa recente para que todo brasileiro possa ter o seu número de CPF desde o nascimento. Está lançada a base para o Ministério da Saúde transformar o número do CPF na identificação única do cartão nacional de saúde do SUS. Coragem!

MARCIO VENEROSO (São Paulo, SP)

-

CORRUPÇÃO NO RIO

O fim do poço do Rio não chega nunca. O deputado federal fluminense que cumpre pena em regime semiaberto é pego com queijo provolone na cueca ao retornar ao presídio.

ARTHUR MONDIN (Guarapuava, PR)

-

SAÚDE

O artigo escrito pelo médico Drauzio Varella emocionou a todos que lutam e lutaram por uma saúde de qualidade para todos os brasileiros. Infelizmente, o SUS está sofrendo um desmonte, mas continuaremos lutando por esse sistema que é o plano de saúde de milhões de brasileiros.

GILBERTO NATALINI, médico e vereador (PV) (São Paulo, SP)

-

INDUSTRIALIZAÇÃO

Os políticos só se preocupam (e se ocupam) das suas terras, do seu gado e da agricultura. Abandonaram o Brasil à própria sorte, destruíram a indústria nacional. Em troca de que benefícios pessoais? Por que nos níveis municipal, estadual e federal, não se esforçam (nem falam) em desenvolvimento econômico e industrial, pelo qual o povo clama e que oferece melhores salários?

MARLI MIRA HOELTGEBAUM (São Paulo, SP)

-

ANIMAIS RESGATADOS

Não conheci a Fernanda que morreu queimada, mas conheço dezenas de outras Fernandas, Sandras, Aguedas, Fabianas, Paulas e Patricias que fariam a mesma coisa sem pensar duas vezes. Então, que seu nobre espírito descanse em paz ao lado dos nossos amigos de quatro patas. Obrigada, querida desconhecida, continue sua maravilhosa missão onde quer que esteja!

DENISE MACHADO, advogada (São Paulo, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: