Folha de S. Paulo


Leitor diz que colunista faz falsa simetria em caso de racismo

FARMÁCIA POPULAR

Esse caso é a versão federal do mesmo problema que ocorre no Estado e no município. Em todas as esferas faltam medicamentos, mas a culpa não é das unidades que os distribuem. Em São Paulo, diabéticos pegam um tipo de insulina em um lugar, outros tipos e as tiras, em outro. Um pouco de conversa entre as diferentes instâncias de governo poderia trazer melhorias a todos.

WILSON REINHARDT FILHO (São Paulo, SP)

-

COLUNISTAS

Existem ditaduras e "ditaduras". O presidente [Ernesto] Geisel estatizou mais de 400 empresas, o que até hoje não conseguimos assimilar. Economicamente foi o maior "cabide de empregos" da história. Esse é só um exemplo da diferença entre nós e o Chile, como a qualidade dos presidentes, por exemplo.

RICARDO NASSIF HUSSNI (São Paulo, SP)

*

O colunista Luiz Felipe Pondé dá curso a uma das falácias mais recorrentes no atual debate público : a construção de falsas simetrias. Em 2014, no Rio, um garoto negro, menor de idade, suposto assaltante, foi preso, nu, a um poste e espancado por "justiceiros". Para Pondé, a situação é análoga (pois também se trata de um "linchamento") à do âncora William Waack (Globo), afastado de suas funções após ser flagrado emitindo um comentário racista.

IVAN OLIVEIRA (São Paulo, SP)

*

Lúcido, preciso e admirável o texto de Alexandra Loras. O racismo está tão impregnado na sociedade e em seus atores que o próprio William Waack afirma não se lembrar do que disse, revelando, a meu ver, não tratar-se de furor momentâneo e, sim, de uma manifestação natural, daquelas que esquecemos minutos depois. Está mais do que na hora de não tolerarmos qualquer forma de racismo, deliberado ou camuflado, e muito menos varrê-lo para debaixo de currículos de profissionais bem sucedidos.

DARCIO DE SOUZA (São Paulo, SP)

-

UNESP

As dificuldades das universidades públicas serão sempre crescentes, até que elas fiquem inviabilizadas; o erro está no conceito da gratuidade do ensino. Em um país rico, como os Estados Unidos, não há universidade gratuita; quem pode, paga durante o curso, quem não pode, o governo financia, e o aluno paga depois de formado.

PAULO TARSO J. SANTOS (São Paulo, SP)

-

VOLPI

Como morador do bairro do Cambuci, em SP, fico feliz em ver que Volpi, que desenvolveu sua obra aqui, leva suas raízes a NY.

PAULO EDUARDO CAMARGO-CRUZ (São Paulo, SP)

-

PF SOB NOVA DIREÇÃO

Escolhido à dedo, o novo diretor-geral da PF, Fernando Segovia mostra a que veio. Tentando desqualificar corrupção envolvendo Michel Temer e Joesley Batista, argumenta que "uma única mala não dá materialidade criminosa ao caso. Entretanto, somente um idiota não consegue enxergar prática de corrupção ativa e passiva ao ouvir o fatídico diálogo entre os dois envolvidos.

MAURÍLIO POLIZELLO JUNIOR (Ribeirão Preto, SP)

*

Na leitura da denúncia oferecida pelo PGR, achei muito bem fundamentada a associação da figura do deputado com a do presidente, mostrando que as coisas não eram republicanas. Além do que, o crime de corrupção passiva, com toda sua venalidade, para o direito penal é crime formal, não precisa do resultado como no estelionato. Se o novo delegado começa com a defesa de quem lhe colocou no cargo, começa muito mal. Que pena.

JASON LEMOS DOS SANTOS (Fortaleza, CE)

-

SEMIPRESIDENCIALISMO

Cerca de quarenta países adotam o semipresidencialismo como sistema de governo. Em sua quase totalidade, a implantação ocorreu nas últimas quatro décadas. Portanto, o tema é atual e importante dentro da ciência política mundial, embora pouco discutido no Brasil porque o Supremo Tribunal Federal não decide há vinte anos sobre a constitucionalidade de alterar ou não o presidencialismo de coalizão por Proposta de Emenda Constitucional. Não se pode fechar os olhos às possibilidades de melhoria institucional e tampouco impedir o debate sobre o assunto.

LUIZ ROBERTO DA COSTA JR. (Campinas, SP)

-

MANUELA D'ÁVILA

A candidatura da deputada gaúcha do PC do B Manuela D'Avila mostra que haverá mais uma opção progressista e inteligente às eleições presidenciais de 2018. Isso reforça a democracia e a evolução de ideias para a consolidação na seara dos Direitos Humanos. Seja bem-vinda, camarada Manuela!

PAULO SÉRGIO CORDEIRO SANTOS (Curitiba, PR)

*

A cegueira voluntária da deputada estadual Manuela D'Ávila, um espantoso défice de estudo histórico e uma bizarra carência de lógica aristotélica em seu "pensamento" nos alerta para uma trágica virtualidade: uma parcela dos "jovens políticos" no Brasil talvez seja até mesmo pior, eticamente, do que a putrefata velha guarda.

JORGE JOÃO BURUNZUZIAN (São Paulo, SP)

-

SUBMARINO ARGENTINO

Falta humildade por parte da Marinha argentina. Estão perdendo tempo precioso. Fingem que está tudo bem, mas não está. Com vidas humanas não se brinca desta forma. Falta senso de urgência sobram egos inflados.

PAULO HENRIQUE ANDRADE (Rio de Janeiro, RJ)


Endereço da página:

Links no texto: