Folha de S. Paulo


'Michel Temer é o maior cabo eleitoral da esquerda', afirma leitor

ELEIÇÕES

Não se enganem, o presidente Michel Temer é o maior cabo eleitoral da esquerda.

MÁRIO NOGUEIRA NETO (Ponta Grossa, PR)

*

Num momento em que a "mosca azul" resolveu picar algumas figuras públicas, é elogiável a entrevista de David Uip. Reconhece não estar preparado para ser governador, o que pode ser entendido como falsa modéstia ou como capacidade de avaliar seu potencial. Fico com esta última hipótese. E mais, ao manifestar suas preferências por alguns candidatos, não procura encobrir eventuais fragilidades, como na resposta sobre Alckmin e Serra.

ANTÔNIO DÍLSON PEREIRA (Curitiba, PR)

*

As eleições de 2018 sem a presença de Lula, candidato preferencial da maioria dos brasileiros, conforme pesquisa, seriam um golpe contra a democracia. Que seja dado ao povo o direito de escolher os destinos do país, pois cada um sabe o que lhe convém, de acordo com sua realidade e história de vida.

ERIVAN A. SANTANA (Teixeira de Freitas, BA)

*

A qual dos "golpistas" Lula está se referindo? À administração petista que deixou a herança de 14 milhões de desempregados ou aos que promoveram a deposição de Dilma? Esse discurso serve para enganar aqueles que acreditam que uma árvore cresce do dia para a noite ("'Perdoo os golpistas que fizeram essa desgraça', diz Lula em MG", "Poder", 31/10). Enganador de primeira classe!

TSUNETO SASSAKI (São Paulo, SP)

-

APLICATIVOS DE TRANSPORTE

Quanto empenho! Pelo histórico dessa moçada do palácio, o balcão de negócios está aberto. Não há dúvida de que a Uber e os similares fazem pressão pela melhora dos serviços e devem ser mantidos. Daí a não ter regra nenhuma para os aplicativos... Bem conveniente!

JORGE LUÍS DA SILVA MENDES (Rio de Janeiro, RJ)

*

É sempre bom lembrar que há muitos anos foi proibido o autoabastecimento em postos de gasolina para proteger a profissão de frentista. Em vez de evoluirmos e criarmos novas atividades, ficamos protegendo essas já ultrapassadas, tipo taxista e ascensorista. Coisa de Terceiro Mundo!

RINALDO VIEIRA FILHO (Belo Horizonte, MG)

*

E não é maravilhosa a pós-modernidade? Cada vez que você anda de Uber uns acionistas americanos ficam mais ricos, os direitos trabalhistas são aviltados e impostos deixam de ser recolhidos no Brasil. Que beleza!

RODRIGO R. AZEVEDO LIMA (Brasília, DF)

*

Uber e Cabify foram adventos sensacionais para quem mora nas cidades. O custo diminuiu e a qualidade do transporte urbano melhorou. Acabar ou restringir isso não seria inteligente.

RAFAEL SEYDEL (Rio de Janeiro, RJ)

-

CRISE NO RIO

O ministro Torquato Jardim não parece ser do tipo falastrão irresponsável. Mesmo porque suas graves acusações, se destituídas de fundamento, seriam motivos mais que suficientes para a sua sumária demissão. É imprescindível que os fatos que motivaram sua denúncia venham ao conhecimento público.

LUÍS ROBERTO NUNES FERREIRA (Santos, SP)

-

CONSTITUIÇÃO

O problema não são os ministros do STF que batem boca ou interpretam a Constituição como lhes dá na telha. É a própria Constituição, ambivalente e confusa em vários quesitos, que dá margem a discussões e embates. Precisa de revisão urgente.

LUCIANO HARARY (São Paulo, SP)

-

ARTE

Ótimo o texto de Fábio Cypriano. A mostra sobre sexualidade parece até moralista no baixo-astral permanente, no sexo apresentado como culpa, morbidez, solidão. Não mostra o essencial da sexualidade, com um conjunto que contemplasse seu aspecto solar, lúdico, amoroso, vital, reprodutor. Material para isso não falta. É só pensar em alguns desenhos de Picasso, em esculturas de Rodin ou em escritos de D.H. Lawrence.

ANTONIO CARLOS FESTER (São Paulo, SP)

-

TEATRO OFICINA

Achei sensacional o texto "'Vou transferir a cracolândia pra lá', diz Silvio Santos a Zé Celso em reunião com Doria sobre o Oficina". Mostra um homem de 86 anos ultralúcido e rico e um homem de 80 anos meio senil e pobre. O mundo mudou, o artista se perdeu, não é proprietário de nada e vai ter que enfrentar uma batalha dura, a qual, com certeza, vai perder. Muito bom!

EDSON LOBO (Jaboticabal, SP)

-

COLUNISTAS

Sobre a coluna de Elio Gaspari, é por causa da incompetência generalizada dos atuais políticos brasileiros que há a busca de um salvador da pátria. Já vi esse filme e o resultado é sempre o mesmo: o país vai para o buraco. O Brasil é o eterno país do futuro.

JOÃO MUCCI (Ponte Nova, MG)

*

O colunista Gaspari deixa claro que não gosta quando ricos se colocam na disputa. Prefere os que ficam ricos após a posse!

GUSTAVO VON KRÜGER (Belo Horizonte, MG)

-

SEGURANÇA PÚBLICA

Denunciamos há tempos o descaso do governo paulista com a segurança pública. Agora, o 11º Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública vem comprovar: o Estado reduziu em 10,22% o investimento, caindo de R$ 12,2 bilhões em 2015 para R$ 10,9 bilhões em 2016. É inconcebível que o governo trate assim um direito tão importante e vital para a sociedade. É preciso investimentos, a abertura de concursos para suprir o deficit de 13 mil policiais civis e a nomeação dos 2.000 aprovados nos concursos de 2013.

RAQUEL KOBASHI GALLINATI, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: