Folha de S. Paulo


Temer quer ganhar de goleada do Brasil, afirma leitor

TRABALHO ESCRAVO

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, concedeu uma liminar para suspender os efeitos da portaria do governo Temer que altera as regras para a fiscalização do trabalho escravo. Decisão racional da ministra, porque desse governo não podemos descartar nem a possibilidade da revogação da Lei Áurea.

PEDRO VALENTIM (Bauru, SP)

*

Essa atuação do Judiciário é perigosa. Só na arena política há como forçar o diálogo para a formação de decisões que culminem em avanços duráveis. Faz parte do jogo democrático debates acerca de retrocessos, os quais devem ser resolvidos pelas instâncias políticas. Essa liminar pode evitar o retrocesso a curto prazo, mas também resfria a atuação de atores da sociedade.

IVO TIAGO (Natal, RN)

-

VOTAÇÃO DE DENÚNCIA

Pelo jeito, o presidente Michel Temer não se contentará em ganhar de 2 a 1. Quer ganhar de goleada, fazer com o Brasil o que fez a Alemanha na Copa do Mundo. Pelo seu empenho, será Temer 7 x 1 Brasil.

NILSON MOLARO (Araraquara, SP)

*

De fato, nossa política se resumiu a isto: contagem de votos a favor seja qual for o expediente. Fico imaginando como será o dia de trabalho do presidente do maior país da América Latina: assinaturas em documentos burocráticos e horas de negociações palacianas para ficar agarrado a um cargo. Vai chegar ao fim do mandato, sim, mas deixando uma dívida financeira e moral que não se pagará nos próximos dez anos.

ARLINDO CARNEIRO NETO (São Paulo, SP)

*

Até quando a sociedade brasileira vai ter que suportar, passivamente, o circo criado na Câmara dos Deputados na farsa dos julgamentos de Temer? A desfaçatez está escancarada. O que menos interessa é avaliar se o homem é culpado ou não. O que conta é com qual vantagem cada um vai sair do episódio.

FERNANDO PACINI, economista (São Paulo, SP)

-

LULA E DILMA

O ex-presidente Lula se esquece, ao criticar Dilma Rousseff, de que ela sempre foi ligada ao PDT do ex-governador Leonel Brizola, portanto não era uma petista de raiz. Ela só foi "inventada", pois Lula acreditava que poderia continuar governando e, principalmente, teria a garantia de ser o candidato do PT em 2014 ou em 2018, sem nenhum obstáculo da presidente.

ANDRÉ PEDRESCHI ALUISI (Rio Claro, SP)

-

SÉRGIO CABRAL

No depoimento de Sérgio Cabral ao juiz Marcelo Bretas, vimos um presidiário, com pose de governador, misturar grandiloquência e desespero. Deu no que deu.

RICARDO C. SIQUEIRA (Niterói, RJ)

-

MARKETING INVASIVO

Todas as empresas falam a mesma coisa: que estão em conformidade com a lei, que nada fizeram e que tudo é exceção. Parecem os nossos queridos políticos corruptos se defendendo. O problema somos nós, que não gostamos de ser importunados. O pior é que não temos muito que fazer. Já tentei cadastrar os telefones no serviço do Procon em duas oportunidades e não funcionou.

GILBERTO MORAES (Ribeirão Preto, SP)

*

Eu consegui reduzir de maneira radical as chamadas que oferecem bens e serviços cadastrando minhas linhas no Procon. As empresas sérias consultam essa lista antes de dispararem ligações, e você pode reclamar caso liguem para você, abrindo uma queixa formal no mesmo site. Eles inclusive impõem multas ao chamador.

ERALDO JORGE BAIL (São Paulo, SP)

*

Parece que, quanto mais aumenta a população no planeta, mais falamos com "atendentes virtuais", ou seja, computadores que nada resolvem, só transferem. Isso não vai acabar?

MARCO ANTONIO B. DOS SANTOS (Campinas, SP)

*

Esse é o problema do "Deus Mercado" e de governos que o veneram: se é mais barato ou conveniente para a empresa lucrar, que se dane o cidadão.

EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI (Campo Grande, MS)

-

COLUNISTAS

Acho que nunca é demais elogiar os textos de João Pereira Coutinho. Oportuno, nítido e escrito em português. Por que não ressaltar também o ótimo desenho de Angelo Abu, os quatro macaquinhos? O último deles, sua criação, é genial!

RENATA PALLOTTINI, escritora (São Paulo, SP)

*

Que exemplo de ser humano e de brasilidade, senhor Nizan Guanaes. Pessoas como o senhor nos dão alento para continuar lutando e acreditando no ser humano.

ANTENOR BAPTISTA, advogado (São Paulo, SP)

-

PAPEL HIGIÊNICO

Os patrulheiros do "politicamente incorreto" conseguem se superar a cada dia. Um mote criado há quase 60 anos —"Black is beautiful"—, quando ainda havia segregacionismo nos EUA, ser agora invocado para combater slogan publicitário evidencia anacronismo e intolerância. Feministas, lancem armas contra a objetificação da mulher —afinal, a minissaia da linda modelo nada tem a ver com papel higiênico.

RUBEM P. HOFFMANN JR (São Paulo, SP)

-

BASQUETE

A chegada à Folha do repórter Giancarlo Giampietro e, com ele, da cobertura do basquete em tempo rápido e com toque de quem conhece o esporte supre uma lacuna. A popularização desse esporte passa pela participação da imprensa.

TIAGO ESSADO, promotor de Justiça (Rio Claro, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: