Folha de S. Paulo


Ciência e religião são importantes e não se excluem mutuamente, diz leitor

DENÚNCIA CONTRA TEMER

Como se percebe, o ex-procurador-geral da República foi tachado pela defesa de Temer de "pistoleiro", "imoral e indecente", termos absolutamente incompatíveis com uma peça técnica de defesa e que foram, ainda que implicitamente, apoiados pelo presidente. Nos bancos das faculdades de direito e nas obras jurídicas, aprendemos que, nas peças técnicas, deve-se atacar os fatos, não as pessoas. São termos, portanto, inapropriados e, consequentemente, nada pedagógicos.

JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA ROBALDO, procurador de Justiça aposentado (Campo Grande, MS)

*

Se a esquerda diz que é golpe, e a direita também, chegamos à óbvia conclusão de que todos são golpistas.

RICARDO C. SIQUEIRA (Niterói, RJ)

-

AUTORITARISMO

Essa gente autoritária parece não ter memória. Esqueceram Collor, o "caçador de marajás", e o golpe contra a poupança dos brasileiros? Esqueceram os 21 anos de ditadura militar? Querem um salvador, um messias, e esquecem que somos nós, o povo, que os pomos no poder. Somos nós que podemos tirar de lá os corruptos que agem contra os interesses populares.

HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA (Manaus, AM)

*

A criminalidade afeta mais fortemente os pobres, e as soluções autoritárias (controle do bairro por milícias ou traficantes, que lidam com esse problema impondo suas próprias leis) são sua experiência cotidiana.

JOSÉ CLÁUDIO (Rio de Janeiro, RJ)

*

Acredito que, além da violência, os nossos atuais políticos -e até alguns nobres juízes, com raríssimas exceções- têm contribuído, e muito, para o descrédito das liberdades democráticas no país.

GILDÁZIO GARCIA (Ipatinga, MG)

-

CIÊNCIA

Como bem disse Albert Einstein, "a ciência sem religião é manca, e a religião sem ciência é cega". Acho que ambas são importantes para a humanidade, ambas são movidas pelo mesmo ideal, a busca pela verdade, mas com visões de mundo e questionamentos diferentes. Elas não se excluem mutuamente. Uma perscruta os mistérios do mundo físico, a outra os mistérios do mundo espiritual.

CÉSAR A. LOPES JÚNIOR (Belém, PA)

*

A religião alimenta conflitos e radicalismos. Se o tempo e a evolução intelectual permitirem, iremos nos livrar dela de uma vez por todas.

ROBERTO F. MOREIRA JR (Rio de Janeiro, RJ)

-

NOBEL

É inacreditável que alguns meios de comunicação brasileiros não consigam dimensionar a extensão e a importância dos prêmios Nobel 2017 atribuídos, nas áreas das ciências naturais, a estudos fundamentais, os quais contribuem para elucidar fenômenos da natureza. A eterna expectativa desses formadores de opinião de que todo conhecimento científico deva ser essencialmente "aplicável ou utilitário" contribui para a nossa incapacidade de entender o verdadeiro significado do pleno desenvolvimento humano.

Benedito H. Machado (Ribeirão Preto, SP)

-

COLUNISTAS

A melhora da educação brasileira só ocorrerá depois da valorização da profissão docente, o que implica aumento de salário, redução da jornada de trabalho e um programa de formação continuada. Sem esses requisitos básicos, nossas escolas públicas continuarão no mesmo lugar. Foi o que foi feito na Coreia do Sul, citada na coluna de Claudia Costin ser professor ou professora, por lá, é coisa muitíssimo respeitada e valorizada socialmente. Por aqui, ser professora é uma função cada vez mais criminalizada.

Nina Hotimsky (São Paulo, SP)

-

NUZMAN

O Brasil deveria ser banido dos próximos Jogos Olímpicos, por ter comprovadamente trapaceado na escolha da sede. Essas punições deveriam mostrar ao povo brasileiro que não dá pra levar vantagem em tudo e tolerar a roubalheira.

Mário Barilá Filho (São Paulo, SP)

*

Proponho um boicote geral: durante uma semana, ninguém vai aos estádios e ninguém assiste a nenhum programa esportivo, para exigir uma radical "limpeza" também nos esportes.
Luiz Dalpian (Santo André, SP)

*

Em curto espaço de tempo, o Brasil sediou as duas maiores competições esportivas do mundo e seus dois principais responsáveis estão presos. Aos olhos do mundo, o Brasil não passa de um país corrupto. Nem mesmo a alegria do povo, o esporte, está livre.

Luiz Thadeu Nunes e Silva (São Luís, MA)


Endereço da página:

Links no texto: