Folha de S. Paulo


Leitores comentam a série especial 'Criança do Dia'

A Folha começou a publicar nesta semana a série especial "Criança do Dia". Até 12 de outubro, o jornal publicará uma série de entrevistas em que as crianças poderão dizer o que elas pensam do noticiário e da própria realidade. Ao todo, foram ouvidos 26 estudantes de 6 a 12 anos, de escolas públicas e particulares da capital paulista. Veja abaixo as cartas publicadas no Painel do Leitor sobre o especial.

-

11/10

A louvável iniciativa da Folha de mostrar o que algumas crianças pensam sobre a atualidade pode ser o início de um projeto com professores, profissionais da saúde, idosos, clientes de bancos, dependentes de atendimentos médicos, entre tantos outros. Chega de gastar tempo e papel com políticos, advogados e juízes. Deem atenção para quem fala a verdade e quer realmente trabalhar pelo país.

CARLOS GASPAR (São Paulo, SP)

-

9/10

Parabenizo a Folha pela iniciativa de abrir espaço para manifestação de crianças. A diversidade dos protagonistas é um ponto alto. São depoimentos sensíveis, críticos, conscientes e divertidos. Ouvi-los, protegê-los e respeitá-los deve ser um compromisso de todos nós. O mundo pode ser muito melhor para todos se fizermos o que elas dizem.

CAIO MAGRI, sociólogo e presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social

-

5/10

Reitero meus sinceros cumprimentos pela iniciativa de ouvir a voz das crianças. Nesses tempos de incerteza absoluta e de unilateralismos canhestros, aviva-se dentro de nós a chama de um futuro diferente no que se refere ao respeito e à consideração pelo outro.

LUIZ CARLOS VIEIRA (Indaiatuba, SP)

-

4/10

Sensacionais essas entrevistas com crianças. Uma bela homenagem e, ao mesmo tempo, uma ótima oportunidade de dar voz a elas!

MARIA THEREZZA TERRA (S. José dos Campos, SP)

-

3/10

Às vezes lemos a Folha e achamos importantes e interessantes as notícias, assim ficamos bem informados. Lemos a entrevista de Marina Bobadilha e achamos interessante e bem legal, porque não são muitas as crianças que aparecem no jornal. Estamos fazendo um projeto sobre os índios e gostaríamos que publicassem mais notícias sobre os povos indígenas, pois quase não aparecem reportagens sobre eles, são esquecidos.

SELMA DE AZEVEDO e alunos do 5º ano A da Escola Estadual Professora Flora Stella (Carapicuíba, SP)

*

Excelente a ideia de entrevistar crianças para sabermos como elas veem o mundo atual. É uma forma completamente diferente de encarar o Dia da Criança, dando a elas voz em temas sobre os quais nunca são consultadas, tornando-as cidadãs, dando-lhes relevo na sociedade. Parabéns à Folha.

RADOICO CÂMARA GUIMARÃES (São Paulo, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: