Folha de S. Paulo


'O colapso moral do Estado está à vista de todos', diz leitor

CORRUPÇÃO

O colapso moral do Estado está à vista de todos. No STF, ministros ignoram leis e questionam publicamente decisões de colegas. O Senado mobiliza mais forças para defender Aécio Neves do que para defender interesses do país. O Executivo compra a granel votos na Câmara para livrá-lo da Justiça e nomeia o relator que deverá julgá-lo. Como o Supremo revogou o Estado laico, autorizando ensino religioso confessional nas escolas públicas, alguns parlamentares estudam revogar o sétimo mandamento.

JOSÉ TADEU GOBBI, publicitário (São Paulo, SP)

*

O Congresso Nacional está paralisado há meses, com um custo financeiro elevadíssimo para o povo brasileiro, não para decidir medidas que interessam à nação, mas para defender-se das acusações de corrupção. Os congressistas unem-se agora em defesa do senador Aécio Neves para evitar que amanhã tenham o mesmo destino. A impunidade e a injustiça continuam prevalecendo.

ROSA LINA KRAUSE (Timbó, SC)

*

Quem foi à rua pedindo o impeachment de Dilma Rousseff não vai às ruas agora contra Michel Temer. A turba que lotou as ruas —e a telas das TVs— com a camisa da CBF parece estar com a sensação de dever cumprido por tirar uma mulher e colocar um homem no lugar. Dilma não os representava. Temer representa. Muitos estão deslumbrados, sonhando com as (já esquecidas pela mídia) malas de Geddel.

ISABEL FERRONATO (Blumenau, SC)

*

Atualmente, não vale a pena pensar o Brasil, lutar por um país melhor. A indiferença, o comodismo, a descrença, a desesperança, tudo desanima. O tecido social vai se esfarrapando do Oiapoque ao Chuí. O brasileiro só se inflama e se posiciona quando o assunto é futebol. O resto que se dane. Os privilegiados, ainda legalmente amparados por um foro especial, resistem às investidas saneadoras do processo crônico de corrupção, com cínicas argumentações. Novas perspectivas são necessárias para devolver a fé à população.

JOÃO HÉLIO ROCHA (Nova Friburgo, RJ)

-

PLANOS DE SAÚDE

A justificativa das empresas para esse reajuste: diluir após os 60 aquele reajuste enorme que hoje é feito aos 59. Como não tenho a íntegra do projeto, preciso do texto da Folha, que é omisso quanto à situação dos que já passaram dos 60 e já foram penalizados com aquele reajuste feito aos 59.

ROQUE LUIZ R. DA SILVEIRA (Jundiaí, SP)

*

Os congressistas representam o povo ou os interesses das seguradoras? Estava convencido de que era o povo. Errei. Queria saber o que os senadores e deputados fizeram para tapar o buraco financeiro do país, para além de aumentar seus salários e benefícios neste momento delicado.

FRANCISCUS D'HANENS (São Paulo, SP)

-

COLUNISTAS

Hélio, suas colunas são brilhantes, mas desta vez você se superou. Além da decisão de afastar Aécio Neves ter sido irresponsável, faltou bom senso aos ministros. O que nós menos precisamos no momento é conflito entre as instituições. Mas, infelizmente, alguns ministros estão mais preocupados em aparecer na mídia do que em fazer Justiça.

ANTENOR BAPTISTA (São Paulo, SP)

*

Segundo o colunista Bernardo Mello Franco, o deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) disse, em defesa das negociatas de Temer, que "os deputados não são santos porque o povo também não é santo". Quando um homem de 87 anos diz tal disparate, não há como ter esperanças. Essa é a real tragédia brasileira.

ADEMAR G. FEITEIRO, advogado (São Paulo, SP)

*

É muito triste para os milhões de brasileiros que nem sequer conhecem esse cidadão ter que conviver com tamanho disparate e atitudes contrárias ao Brasil. Espero que esta seja a última dele, seja pela idade, seja pela eleição. Precisamos aprender a cassar maus políticos pelo voto!

APARECIDO J.G. SILVA (Santana de Parnaíba, SP)

-

RIO TIETÊ

Existe um erro conceitual no saneamento brasileiro que embasa o artigo do presidente da Sabesp e que necessita ser esclarecido. A agência reguladora não deveria regular a Sabesp, e sim os contratos operados por ela, que deveriam ser obtidos num ambiente de competição entre operadores, não de monopólio. Esse é o verdadeiro xis da questão. Se assim fosse, já teríamos alcançados há muito tempo o acesso universal aos serviços e a despoluição do rio Tietê.

YVES BESSE (São Paulo, SP)

*

O texto anuncia e tenta justificar o aumento futuro de tarifas. Nenhuma palavra sobre os bilhões já investidos em projetos de despoluição do rio Tietê totalmente fracassados. Monopólio é isso. Ninguém é responsabilizado por nada.

PETER JANOS WECHSLER (São Paulo, SP)

-

EDITORIAIS

Editorial lúcido e sucinto, expressando o pensamento de muitos brasileiros despojados de ideologias retrógradas ("Infraestrutura à venda" ).

ÉDEN A. SANTOS (São Paulo, SP)

*

Sobre o editorial "Suicídio e prevenção", a prevenção do suicídio, que envolve o acesso aos serviços de saúde, vai além da existência do Caps. Exige uma rede ambulatorial ampla, emergências para manejo de situações de crise e leitos hospitalares para a proteção das pessoas em maior risco. Considerando que o risco de suicídio é uma emergência médica e que a quase totalidade das vítimas apresentava um transtorno psiquiátrico, a presença do psiquiatra em todos os níveis de assistência, ambulatorial, emergencial e hospitalar, é fundamental.

ALEXANDRE P. DIAZ (Florianópolis, SC) e ANTÔNIO G. DA SILVA (Brasília, DF), coordenadores nacionais da Campanha Setembro Amarelo

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: