Folha de S. Paulo


Leitores comentam nova denúncia contra presidente Michel Temer

Eduardo Anizelli/Folhapress
Gisele Bündchen com a cantora Ivete Sangalo durante abertura do palco Mundo no Rock in Rio
Gisele Bündchen com a cantora Ivete Sangalo durante abertura do palco Mundo no Rock in Rio

TEMER DENUNCIADO

Há um fenômeno intrinsecamente político contemporâneo, que consegue um feito inédito: a união da oposição e da situação nutrindo as flechadas do procurador-geral. Os urubus do Congresso, sedentos por mais verbas, muitos deles já sabendo que não serão reeleitos, enxergam nessa nova flechada uma valorização excessiva de seu apoio. Imaginemos quanto custaria atualmente um apoio em rede nacional e uma tatuagem ridícula de hena.

CARLOS AUGUSTO DE LIMA (São Paulo, SP)

*

Pau que bate em Chico bate em Francisco. E em Janot também.

MILTON CÓRDOVA JÚNIOR (Vicente Pires, DF)

*

Ninguém é culpado até o trânsito em julgado da sentença condenatória, mas é extremamente constrangedor a todos os brasileiros ter o presidente do seu país denunciado por chefiar um "quadrilhão".

LUÍS R. NUNES FERREIRA (Santos, SP)

*

O momento pior para mim, desde que Lula assumiu o país, está sendo agora. Assistir à elite brasileira apoiar este governo demonstra acima de tudo que corrupção está abaixo dos interesses dessa turma. Ela é totalmente secundária para eles. A permissividade, com a desculpa de proteger o país, mostra uma elite totalmente sem prioridade e sem futuro. Lamentável e muito triste!

LUIZ BIAGI, empresário (Ribeirão Preto, SP)

*

O presidente Michel Temer e seu nefasto partido, o PMDB, ressuscitam, na esperança de ludibriar os cidadãos, o infame bordão "rouba, mas faz". Temer e seu séquito de corruptos esperam que os brasileiros sejam condescendentes pensando que eles "roubam, mas reduzem a inflação", "roubam, mas abaixam as taxas de juros", enfim, "roubam, mas estabilizam a economia". Ladrão do erário, que leva pessoas à morte em decorrência da corrupção, merece cadeia, e não condescendência.

TÚLLIO MARCO SOARES CARVALHO (Belo Horizonte, MG)

-

COLUNISTAS

Reinaldo Azevedo virou o "Mochileiro das Galáxias". Com comentários cada vez mais despropositados, saiu de órbita e, pelo jeito, não volta mais. Alô, Reinaldo, Terra chamando!

LAERTES NARDELLI (Blumenau, SC)

*

Não concordo com o pessimismo de Tati Bernardi em relação às eleições presidenciais em 2018, em uma disputa entre Doria e Bolsonaro. Em tempos de Lava Jato, o cenário político pode mudar a qualquer momento. É cedo para afirmar que esses dois estarão no segundo turno ("Doria x Bolsonaro" , "Cotidiano", 15/9).

ANDRÉ PEDRESCHI ALUISI (Rio Claro, SP)

-

COBRANÇA DE BAGAGEM

O início da cobrança da bagagem despachada em viagens aéreas não reduziu o valor das passagens, como as autoridades do setor sustentavam. Pelo contrário, quem viaja de avião com frequência sabe que as tarifas subiram nos últimos meses. Alguém duvidava que seria exatamente isso o que ocorreria?

ROBERTO FISSMER (Porto Alegre, RS)

-

EXPOSIÇÃO CANCELADA

O fechamento de uma exposição de arte prematuramente e com pedido de desculpas do patrocinador por pressão de grupos conservadores tangencia a loucura de outros tempos, que preferíamos sepultados para sempre. O tema é polêmico e adulto. O gosto diz respeito a cada um. A censura realizada é simplesmente inadmissível. Parece ter havido erros do patrocinador, mas, enfim, qual o motivo para tanto temor? Será o conteúdo que habita os recônditos das almas mais explicitamente puras?

GUSTAVO AMARANTE (São Paulo, SP)

-

ELEIÇÕES

Eu posso ser um ingênuo de marca maior, mas penso que seria a hora de um grupo de notáveis formar um grande partido para disputar as próximas eleições. Mas que nenhum deles tenha sido político até então: só gente nova, sem vícios. Aposto que a população votaria em massa neles para deputados, governadores e presidente. Drauzio Varella como ministro da Saúde, que tal? Marco Antonio Villa como ministro da Justiça. Modesto Carvalhosa como presidente da República. Façam as suas apostas. O tempo urge e ruge.

JAIME PEREIRA DA SILVA (São Paulo, SP)

-

ESTUPRO

Nos últimos dias, com as denúncias de violência sexual a mulheres em ônibus, muitas pessoas passaram a discutir o estupro nas redes sociais. Percebi que muita gente não sabe o real significado do estupro. Alguns pensam que se resume ao ato sexual sem consentimento, quando na verdade inclui constranger alguém mediante violência, ou seja, sem o seu consentimento. Antes de debater o tema, as pessoas poderiam se informar. Se cada um fizer a sua parte, o número de denúncias poderia diminuir.

LEONARDO K. VASCONCELOS, estudante (São Paulo, SP)

-

ROCK IN RIO

Em meio a tantas notícias negativas sobre o Brasil, foi com certo orgulho e emoção que tomei conhecimento do que aconteceu no Rock in Rio, quando a cantora Ivete Sangalo e a modelo Gisele Bündchen cantaram juntas um trecho de "Imagine", o hino composto por John Lennon para nos fazer sonhar com um mundo melhor. As duas nos encheram o peito de esperança, provocando na plateia o sentimento que predomina em toda a população brasileira: o de preservação das riquezas nacionais, principalmente a ética ("Sem Gaga, disputa de divas marca primeiro dia da Cidade do Rock", "Ilustrada", 16/9)

JOSÉ ELIAS AIEX NETO (Foz do Iguaçu, PR)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: