Folha de S. Paulo


Lula muda de opinião sobre Palocci conforme sua conveniência, diz leitor

DEPOIMENTO DE LULA

Por 30 anos, o amigo do peito Palocci serviu. Agora, virou simulador. Cara de pau!

ANTONIO FERREIRA DE CASTILHO (Dois Córregos, SP)

*

É impressionante como Lula mudou de opinião a respeito de Palocci conforme a sua própria conveniência.

PETER JANOS WECHSLER (São Paulo, SP)

*

Quem em sã consciência ainda vai votar em candidatos do PT ou do PMDB depois das últimas denúncias? Os dois partidos uniram-se na corrupção.

JOSE SKOTESKI (Curitiba, PR)

-

DELAÇÃO DA JBS

A Justiça é para todos, e agora os dois irmãos Batista estão enfrentando as consequências dos seus atos ilícitos.

PAULO SERGIO RIBEIRO VAREJÃO (Jaboatão dos Guararapes, PE)

*

Quando lançaram o livro "Todos os Homens do Presidente", os jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein não precisaram desenhar um organograma e colocar Richard Nixon no centro, cercado por todos os lados, para explicar o escândalo Watergate nos Estados Unidos. Aqui, no Brasil, parece que é preciso desenhar a situação e, mesmo assim, não há um desfecho para o escândalo. Talvez porque falte um nome que descreva o absurdo político e martele o último prego no caixão do governo.

LUIZ ROBERTO DA COSTA JR. (Campinas, SP)

*

Vendo a foto da Primeira Página da Folha (13/9), penso isto: se a PF não é constituída de celerados, se o MPF não é um grupo de irresponsáveis, se o STF acha que há indícios suficientes para iniciar uma investigação criminal, então o que esses senhores ainda estão fazendo em cargos públicos? Por que não estão afastados enquanto as investigações prosseguem? Por que mantêm prerrogativas impensáveis para qualquer outro cidadão brasileiro?

GUSTAVO A. J. AMARANTE (São Paulo, SP)

-

GILMAR MENDES

O ministro Gilmar Mendes diz que o STF passa por vexame. Palavras tão pertinentes não poderiam ter vindo de outra pessoa.

OTÁVIO DE QUEIROZ (São Paulo, SP)

*

Gilmar ataca outra vez! Não deveria estar constrangido com a atuação da PGR, mas com a sua própria. Figura cômica, sem noção do cargo que ocupa, comporta-se como menino mal-educado e grosseiro, atacando a esmo para esconder sua parcialidade e falta de argumentos para defender o indefensável. Parabéns ao ministro Fachin pela elegância na resposta a mais um destempero dessa figura ridícula.

ANAMARIA MOLLO DE CARVALHO (Brasília, DF)

-

COLUNISTAS

Hélio Schwartsman mexe em vespeiro. É de questionar se o banco atendeu a interesses de clientes ou a questões supostamente legais, mas o fato é que foi mediante a pressão do MBL que a mostra foi suspensa. Isso fala muito mais sobre o retrocesso político pelo qual passamos do que sobre a tentativa de discutir o que é arte e os limites da liberdade de expressão.

ADILSON ROBERTO GONÇALVES (Campinas, SP)

*

A exposição infringiu o ECA, que veta a participação ou exibição de crianças e adolescentes em cena de sexo explícito ou pornográfica por meio de adulteração, montagem ou modificação de foto, vídeo ou qualquer forma de representação visual, e incorre nas mesmas penas quem vende, expõe, disponibiliza, distribui, publica ou divulga por qualquer meio esse material. Já não basta a podridão política?

MARLENE KLAIOM DA SILVEIRA (São Paulo, SP)

*

Parabéns a Francisco Daudt pela bela reflexão. É reconfortante conhecer uma entidade com visão social alinhada com o nosso ideal de transformação social. Como diz o autor, é necessário abrir a porta da esperança e subestimar a vitimização. Dentro da realidade, no cotidiano, é possível vivenciar a ética e, com ela, a estética na beleza da construção do sentimento de esperança. Na escolha entre o assistencialismo inconsequente e a transformação social de seres autônomos, a ética da virtude escolhe a segunda opção.

ÂNGELA L. S. BONACCI (Pindamonhangaba, SP)

-

GESTÃO FISCAL

Ao comentar meu artigo sobre a gestão fiscal, a ex-vice-prefeita Nádia Campeão não toca no ponto central: a falta de controle nos gastos com serviços essenciais. Gastar mais não significa melhorar a qualidade em áreas como saúde e educação e compromete outras áreas, como zeladoria, asfalto e cultura. A gestão fazendária e o perdão da dívida do governo federal ajudaram o governo anterior a fechar as contas em 2016, mas não reverteram a tendência ao desequilíbrio orçamentário, estimado em mais de R$ 7 bilhões.

CAIO MEGALE, secretário da Fazenda da Prefeitura de São Paulo (São Paulo, SP)

-

DROGAS

A SPTC esclarece que, ao contrário do informado em "Polícia de SP ganha aval para dizer que droga 'não é droga'", não faltam recursos para a compra de equipamentos ou padrões de comparação antidrogas, tampouco para a emissão de laudos. Os laboratórios e peritos do órgão estão entre os melhores do país e frequentemente colaboram com a Anvisa para a identificação de novas drogas. Diferentemente do divulgado, a portaria 143 veio justamente para suprir uma falha na legislação que garantia a inocência a traficantes que vendem drogas ainda não classificadas pela agência.

IVAN DIEB MIZIARA, superintendente da Polícia Técnico-Científica (STPC) (São Paulo, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: