Folha de S. Paulo


'Oremos para que o STF separe alhos de bugalhos', diz leitor sobre Gilmar

GILMAR MENDES

Leio que existe uma corrente no STF favorável ao arquivamento da suspeição de Gilmar Mendes. Desejo manifestar meu profundo desconforto com a alternativa aventada. No meu entendimento, procedimentos de tal natureza, de "escapismo político" ou, em outras palavras, fuga à apuração de fatos e não adoção das providências cabíveis, são fatos que contribuem poderosamente para que tenhamos chegado ao estado de descrédito atual que assola o país.

LUIZ P. DA COSTA FERNANDES (Rio de Janeiro, RJ)

*

A expressão-chiclete da vez é "onda punitivista" (eufemismo para "vamos voltar ao Brasil de sempre, o dos últimos 500 anos!"). Em favor de Gilmar Mendes, alega-se que ele também concede habeas corpus a anônimos ou desvalidos. Só faltava não ser assim! Por fim, quanto à regra sobre suspeição, uma coisa é que suas hipóteses comportem um certo subjetivismo; outra, muito diferente e vedada, é o magistrado, ao seu bel-prazer, escolher se vai ou não aplicá-la. Oremos para que o STF separe alhos de bugalhos e dê à magistratura nacional o exemplo que se espera de uma corte suprema.

ANDRÉ L. M. DE MENEZES (Ribeirão Preto, SP)

*

Se políticos e juízes de Brasília tivessem as mesmas dificuldades para receber salários, saúde e segurança que têm os trabalhadores e moradores da cidade do Rio de Janeiro, teríamos a aplicação das leis que garantem os direitos da população, os deveres do Estado e a prisão imediata de ladrões, corruptos e traficantes. Até quando veremos o paraíso de poucos e o inferno de tantos?

CARLOS GASPAR (São Paulo, SP)

-

CRISE ECONÔMICA

Que hipocrisia! O deputado Carlos Zarattini, fechado em sua bolha, é incapaz de perceber que está diante do espelho.

IVANI CUNHA DI SARNO (São Paulo, SP)

*

Reforçam o exposto no artigo "Temer leva Brasil ao caos financeiro" os detalhes da viagem do presidente e de sua comitiva à China. Até agora, a empreitada turística de Temer produziu notícias sobre a gastança em hotéis cujas diárias chegam a quase R$ 60 mil, além de resultados comerciais pífios, como os acordos até o momento firmados na esfera de intenção.

LUIZ DE SOUZA ARRAES, presidente da Federação Estadual dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis (Osasco, SP)

-

RESERVA NA AMAZÔNIA

Querem acabar com a Renca com a desculpa de que o garimpo ilegal destrói a natureza. Por acaso a exploração legal de minérios não desmata, não polui e não mata a biodiversidade? Por acaso a Samarco era ilegal? Falta é rigor na fiscalização. Outra coisa: Temer disse que querem parar o país, mas que ele tem força para resistir. Em português claro: tem a chave do cofre e uma lista de cargos para distribuir aos "aliados" que se curvarem aos seus desejos.

SERGIO APARECIDO NARDELLI (São Paulo, SP)

-

ESTUPRO

Os transportes públicos se tornaram um instrumento de alto risco para as mulheres. Um local onde, via de regra, estão sujeitas a constrangimentos e abusos sexuais, assim como é o caso das que caminham pelas ruas. São quase todas anônimas, sem parentes importantes, vindas de famílias despossuídas de bens materiais. Viram acontecimentos de pouca relevância —não passam de número para engrossar os dados estatísticos.

ANETE ARAUJO GUEDES (Belo Horizonte, MG)

-

MUSEU DO IPIRANGA

O Museu do Ipiranga está fechado há quatro anos. A administração está a cargo da USP, que, até hoje, não se mexeu para realizar as obras e definir o projeto de restauração. Se esse museu estivesse nas mãos do prefeito João Doria, a iniciativa privada já teria resolvido o problema. É inaceitável e uma vergonha que o museu fique fechado por tanto tempo sem que nenhum órgão pressione para que as obras recomecem e o museu abra suas portas.

IZABEL AVALLONE (São Paulo, SP)

*

O Museu do Ipiranga, rebatizado impropriamente de Museu Paulista, corre o perigo iminente de não ficar pronto para as comemorações do bicentenário da Independência, em 2022. O museu, que é do país e dos brasileiros, possui um acervo precioso, que mostra que a Independência foi um longo processo revolucionário, não um mero "acordo por cima", como sempre divulgou a historiografia oficial. É preciso que comemoremos os cem anos da Semana de Arte Moderna com um museu renovado à altura de nossa Independência.

ALLEN HABERT (São Paulo, SP)

-

EDUCAÇÃO

Sem dúvida a redução das matrículas é um dado preocupante. Já há algum tempo, vemos graduados desempregados, enquanto os formados em cursos técnicos não se preocupam com o desemprego. Estudo do Senai mostra que técnicos são menos demitidos e que 70% conseguem emprego logo que se formam. Com a reforma do ensino médio, certamente aumentará o número de técnicos. O que se pergunta é se a qualidade desse ensino será suficiente e, antes, se haverá vagas para atender à demanda.

ANDREA METNE ARNAUT (São Paulo, SP)

-

CAMPANHA

A reportagem "Papéis em fazenda de amigo de Temer contêm valores associados ao PMDB", replicada por inúmeros outros sites, divulga uma planilha em que aparece o meu nome. Destaco que o valor citado em tal planilha se refere à quantidade de santinhos recebidos via doação, 100 mil unidades, não a valor monetário, conforme consta em minha prestação de contas aprovada pela Justiça eleitoral.

MARCO ANTONIO CAMPOS (Mogi Mirim, SP)

*

RESPOSTA DOS JORNALISTAS GABRIELA SÁ PESSOA E FELIPE BACHTOLD - A reportagem deixa claro que os números citados nos documentos não se referem necessariamente a dinheiro e podem ser referentes a material de campanha.

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: