Folha de S. Paulo


'Sinto vergonha de ser brasileira', diz leitora sobre votação na Câmara

DENÚNCIA CONTRA TEMER

Em 2018, teremos a chance de varrer essa turma do mapa político. Comigo não tem essa de votar "no menos ruim". Se não houver nenhum candidato sério e que mereça o meu voto, irei de nulo. Doze deputados federais do meu Estado votaram pelo arquivamento da denúncia. Espero que o povo guarde o nome de todos eles para dar a resposta no ano que vem. Sinto uma vergonha imensa de ser brasileira

SELENE ALMEIDA (Belém, PA)

*

O uso da máquina pública de maneira desavergonhada pelo presidente Michel Temer para salvar seu cargo terá consequências no agravamento da nossa infindável crise política e (principalmente) econômica. Todos nós pagaremos mais uma vez o pato.

ANDRÉ PEDRESCHI ALUISI (Rio Claro, SP)

*

O silêncio das panelas no meu bairro foi sepulcral! Seria vergonha ou aprovação tácita à feira livre no Congresso, da qual só vai sobrar a "xepa"?

JORGE LUIZ PADILHA (Belo Horizonte, MG)

*

Vimos com pesar que os deputados estão divididos em três grupos: Fica Temer, Fora Temer e (a maioria) "$alve Temer".

CARLOS GASPAR (São Paulo, SP)

*

Seria injusto e imoral Temer ser afastado da Presidência enquanto os irmãos Batista passeiam livres, leves e soltos em Nova York. Fim da linha para Janot. Que continue atirando o que resta de suas flechinhas em outra vizinhança.

LUCIANO HARARY (São Paulo, SP)

*

Nas próximas eleições, teremos uma grande renovação no Parlamento. Diremos "não" a quem disse "sim" e mostraremos que o eleitor tem memória.

MAURO MACHADO GONZAGA (Monte Carmelo, MG)

*

Curioso o fato de vários deputados terem justificado o seu voto pelo prosseguimento das investigações por serem contra as reformas, quando o que estava em julgamento era uma acusação de corrupção contra o presidente. Vale lembrar que acusações de corrupção também pesam contra líderes importantes dos seus partidos.

MARCIO MACEDO (Belo Horizonte, MG)

*

Quem vai pagar caro não é o governo. Quem está pagando caro somos nós!

IVAN GUEDES (Guarulhos, SP)

-

OAB

O artigo do advogado Paulo José Iász de Morais é revelador do estado de anomia do Judiciário. Ao sentenciar que o Judiciário não é palco para disputas políticas, apenas comprova o grau de alienação da OAB em relação ao país. Enquanto magistrados como Gilmar Mendes submetem as normas legais aos seus interesses pessoais e políticos, a entidade que um dia já foi um bastião da legalidade no Brasil se perde em discursos vazios, que buscam esconder a sua completa inação diante do descalabro judicial do país.

JOÃO DE DEUS SOUZA SILVA (Presidente Prudente, SP)

-

REFORMA DA PREVIDÊNCIA

O ministro da Fazenda demonstrou seu desejo de ver a reforma da Previdência aprovada pela Câmara até outubro. No final desse mês, estaremos há menos de um ano das eleições de 2018. Como é muito alto o índice de rejeição ao que sobrou da proposta original e muitos candidatos ainda querem ficar bem perante suas bases, não me surpreenderei se essa discussão ficar para o início de 2019.

LUIS BORGES (Belo Horizonte, MG)

*

As demissões para terceirização já estão agendadas, os perdões a dívidas foram concedidos, Temer bloqueou a investigação e agora precisa cortar os gastos decorrentes de tantas concessões. Vem mais coisa contra o trabalhador e não será bom para quem tem ou tinha emprego. Mas devo dizer que o brasileiro merece tudo isso e muito mais por se omitir. Por largar de lado a defesa de seus direitos. Quem tentou lutar foi rotulado e hostilizado.

WAGNER SANTOS (Ribeirao Preto, SP)

-

NEYMAR NO PSG

Jogar no Barcelona, entre os maiores craques, tem um lado bom e um ruim. Craques são um bom suporte, mas também podem ser sombras. Agora, Neymar será o craque maior do PSG. Há riscos na empreitada, mas faz parte. Também houve riscos na mudança para o Barcelona. Quanto ao dinheiro, se o time tem, não vejo problema. Duro é por aqui, onde times falidos pagam fortunas.

HERCULANO JÚNIOR (Campinas, SP)

*

Acho inacreditáveis os valores envolvidos nessa negociação. Nós, brasileiros, que temos nossos problemas graves de saúde, infraestrutura, segurança e corrupção, podemos ficar tranquilos, pois um de nós está muito bem de vida e vale todo esse dinheiro. Mas isso é o capitalismo. O PSG pagou porque quis.

REINALDO CUNHA (Passo Fundo, RS)

*

Tem gente achando essa cifra surreal, mas, convenhamos, Neymar também é um jogador das galáxias. Além disso, existe a lei da oferta e da procura. Se os dirigentes pediram esse valor pela rescisão, não podem alegar que ela estoura o teto da Uefa.

RUY MEDEIROS (Sorocaba, SP)

-

SEM-TETO

A reportagem "Prefeitura de SP retira sem-teto debaixo de viaduto do Centro" erra em afirmar que se tratava de uma ação de retirada de pessoas em situação de rua do viaduto Júlio de Mesquita Filho. O local receberia uma ação de zeladoria. Os moradores somente foram retirados após o incêndio causado por um deles, o que gerou riscos para as famílias. Dos 98 moradores da área, 60 foram acolhidos em abrigos da prefeitura. Funcionários da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social seguem abordando as pessoas que recusaram um primeiro atendimento.

LUCAS TAVARES, chefe de gabinete da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Paulo (São Paulo, SP)


Endereço da página:

Links no texto: