Folha de S. Paulo


'Resposta virá das urnas', diz leitor sobre vitória de Temer na Câmara

DENÚNCIA CONTRA TEMER

O time do presidente Temer vence esse primeiro embate com gols de jogadores comprados a preço de ouro, sem torcida nem futuro.

CARLOS GASPAR (São Paulo, SP)

*

Um Congresso totalmente contrário ao que pensa a ampla maioria da população! Agora é anotar bem o nome desses embusteiros traidores do povo e dar a resposta nas urnas.

ANTÔNIO CARLOS DE PAULA (Mogi Mirim, SP)

*

Está na hora de encararmos certos fatos. Que milagre fará com que o eleitor que votou neste Congresso não eleja um outro pior ainda? Qual a chance de alguma coisa mudar para melhor com legislaturas cada vez piores? Fica todo mundo debatendo eleição de presidente. O problema e a solução estão no Congresso.

EDUARDO O. CAVALCANTI (Campo Grande, MS)

*

Sou inteiramente a favor das reformas econômicas e fui a favor do impeachment da ex-presidente Dilma, mas acho revoltante a forma como este governo manobra o bloqueio da investigação do presidente Temer. Ninguém explica o que se falou na fatídica reunião com Joesley e procuram usar as reformas como justificativa para a permanência do presidente. Só faltam dizer que Temer é corrupto, mas faz.

ALEX STRUM, engenheiro (São Paulo, SP)

*

Eu li bem? O presidente Michel Temer falou em artigo que sua tarefa é pacificar o país? Só se ele cair fora!

BEATRIZ REGINA ALVARES (Campinas, SP)

*

Na tentativa de ocultar seu governismo, a Folha estampa cavilosa manchete segundo a qual Temer "afaga" o baixo clero em busca de votos (Primeira Página, 2/8). Senhores editores, menos meias palavras, por favor. Afagam-se afetos, deputados são comprados. Expressões assim edulcoradas concorrem para legitimar a farsa da democracia representativa neste país.

CLARILTON RIBAS (Florianópolis, SC)

*

Não consigo ler o noticiário sem experimentar "a náusea" sartriana e também um certo constrangimento que poderia ser traduzido para a linguagem corrente como "vergonha alheia". Temos uma democracia representativa que nada mais representa, exceto os peculiares e singulares interesses do grupo que esperneia para manter-se protegido da lei e do povo. "Até quando?" é uma pergunta que me mete medo, pois, quando a paciência acaba, o que sobrevém é o terror dos jacobinos de Robespierre.

GUSTAVO A. J. AMARANTE (São Paulo, SP)

*

Avante, Brasil, para que algum dia nos tornemos dignos de um governo não imbuído em corrupção. Encurralados e encalacrados estamos nós, o povo, que aguenta tudo, quase calado diante de tantas injustiças em relação ao que recebemos de governos que surrupiam nosso dinheiro e nos deixam à míngua. Deus nos salve desse despautério intermitente.

CREUSA COLAÇO MONTE ALEGRE (São Paulo, SP)

*

Onde está o fervor cívico e moral de Janaina Paschoal, agora que vivemos a maior crise ética que este país já viveu, e estamos sendo "governados" por um grupo de indiciados e réus, que se agarram aos cargos para manterem o foro privilegiado porque, se o perderem, irão para a cadeia? Pelo que a Folha diz, ela agora só faz cobranças a Trump.

NICOLA GRANATO (Santos, SP)

-

LULA NA LAVA JATO

O advogado de Lula invoca o desrespeito ao Estado de Direito, mas não responde a uma questão básica. Por que grandes empreiteiras como a OAS e a Odebrecht deslocaram para Atibaia equipes comandadas por seus engenheiros e gastaram mais de R$ 1 milhão para reformar o sítio?

LUÍS ROBERTO NUNES FERREIRA (Santos, SP)

-

COLUNISTAS

A coluna "Para além da votação", de Bernardo Mello Franco, é um triste retrato dos políticos que temos no Brasil. Diante de escândalos, ninguém quer largar o osso. Enquanto isso, milhões de pessoas estão desempregadas!

PAULO ROBERTO (Arujá, SP)

*

Admiro muito Marcelo Coelho, mas, dessa vez, discordo dele. Achei o filme "Dunkirk" uma obra de arte. Maravilhoso do começo ao fim, em meio a tantos filmes ruins que são lançados semanalmente. A obra não pode ser vista como documentário e parece que o colunista se apoia muito nisso. Há tomadas de cena espetaculares, associadas à belíssima trilha sonora.

JACK ARIS (São José do Rio Preto, SP)

*

Concordo com Marcelo Coelho. "Dunkirk" está longe de dois grandes filmes de guerra também baseados em histórias reais. São eles "O resgate do soldado Ryan", que trata do desembarque na Normandia, e "Círculo de Fogo", sobre a disputa entre dois snipers em Stalingrado.

EDISON RESENDE (Rio de Janeiro, RJ)

*

Sobre a esplêndida coluna de Hélio Schwartsman "Investindo no passado", alguns poucos países conseguiram melhorar seus padrões investindo na educação voltada para resultados, ou seja, para o aumento da produtividade. No Brasil, esse assunto não é tratado nas escolas. Na reforma recente da educação, continuou de fora. Desse jeito, vamos demorar muito para mudar as coisas e continuaremos investindo no passado.

VALERIANO OLIVEIRA (Belo Horizonte, MG)

*

Sobre a coluna "A mulher moderna", de Ruy Castro, Louis Malle uniu uma grande dupla de mulheres, Jeanne Moreau e Brigitte Bardot, e nos presenteou com um belo e divertido filme, "Viva Maria!".

CÉSAR MURILO JAQUES (Florianópolis, SC)

*

UNILA

Michel Temer pretende fechar a Unila, criada para formar cérebros e novos cientistas do Brasil, Caribe e América Latina, conforme texto do ex-presidente Lula e dos ex-ministros Fernando Haddad e Celso Amorim. Atuando na educação básica, sei do desafio de oferecermos caminhos aos nossos estudantes para que possam seguir seus estudos em nível superior. A Unila é uma perspectiva concreta para jovens do Brasil e de todo o continente.

MARIA IZABEL AZEVEDO NORONHA, presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo (Apeoesp) (São Paulo, SP)

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: