Folha de S. Paulo


Leitores criticam aumento do imposto sobre os combustíveis

AUMENTO DE IMPOSTOS

O aumento de impostos tem endereço certo: o bolso dos políticos. Chega a dar ânsia ter um governo tão incompetente para administrar um país e tão competente em ferrar o povo.

LUCIANO VETTORAZZO (São José do Rio Preto, SP)

*

O aumento de impostos dos combustíveis mostrou, por via indireta, o fracasso da PEC do Teto de Gastos, aprovada em 2016. A PEC foi feita em cima de enorme deficit, a ser reajustado sempre pela inflação do ano anterior. Resultado: não ia fechar a conta. Ela também mostrou ser propaganda enganosa para iludir o mercado e a população.

RAFAEL ALBERTI CESA (Caxias do Sul, RS)

*

A agropecuária é muito importante para a economia brasileira, produz alimentos, cria empregos quando todos os outros setores demitem. Entretanto, é muito punida pelo governo Temer com o aumento do óleo diesel. Somos penalizados quando operamos nossos tratores, caminhões e geradores. Um "prêmio ao contrário" por produzirmos.

DECIO PEDROSO, pecuarista (Chupinguaia, RO)

*

Para salvar a própria pele, o presidente Temer distribui benesses em troca de votos. Mas, como sempre, nós pagaremos a fatura por meio do aumento de impostos. Sinto-me um palhaço, novamente.

MAURO VIEIRA CRUZ (São Paulo, SP)

-

GOVERNO ENCURRALADO

Temer, mais seguro, mais econômico e republicano do que instalar "misturador de vozes" para evitar gravação inteligível de "certas" conversas é evitá-las.

ANTONIEL FEITOSA (Recife, PE)

*

O presidente, em vez de presidir, fica fazendo continhas, troca-troca de cargos, papinhos de almoço (à nossa custa). Enquanto isso, o Brasil está afundando.

ALEXANDRE DEVELEY (São Paulo, SP)

-

LULA CONDENADO

Sergio Moro está fazendo um ótimo trabalho. As sentenças são sempre bem delineadas, bem fundamentadas, havendo pouca ou nenhuma margem para contestação. A determinação do bloqueio dos bens de Lula é uma medida correta, que vai trazer bons reflexos para a sociedade.

REINNER CARLOS DE OLIVEIRA (Araçatuba, SP)

*

Já que Folha insiste em chamar o avião de "Aerolula", como se fosse do ex-presidente e não da FAB, sugiro ao juiz Moro que também sequestre o Airbus, já que os bens bloqueados de Lula se mostraram muito aquém daquilo que o suposto "comandante máximo" deveria ter, segundo as acusações do MPF, da imprensa e dos paneleiros que sumiram junto com o pato amarelo.

CRISTIANO PENHA (Campinas, SP)

-

MORADORES DE RUA

Nossos políticos não cansam de nos surpreender. O que o prefeito Doria chama de "descuido" eu chamo de crueldade. Prefeitos se sucedem e nada é feito por essas pessoas tão desassistidas. Falta de vontade política ou política de extermínio?

FLÁVIA FRASSETTO (São Paulo, SP)

-

COLUNISTAS

Gostaria de parabenizar o artigo de Marcelo Coelho. O colunista, com maestria e inteligência, desmascarou o racismo enrustido ao analisar o fato de um segurança ter barrado um advogado negro em Curitiba. E foi muito feliz ao dizer que, quando o negro está numa situação de igualdade social com os preconceituosos, eles só têm a cor dele para invocar em seu desfavor. Assim, têm que assumir explicitamente o racismo. O também colunista Hélio Schwartsman deveria ler esse artigo.

PEDRO VALENTIM (Bauru, SP)

*

Sobre a coluna de Juca Kfouri, a solução para o caso é simples: bastaria que a Justiça pudesse autorizar o cumprimento da pena nos presídios do Brasil. Não duvido que essa turma sairia do país às pressas para se entregar.

ENNES CABRAL PAUBEL (Curitiba, PR)

*

O preciso texto de Janio de Freitas é complementar ao bloqueio de bens de Lula por Sergio Moro. Fica a impressão de que tudo é uma fixação do magistrado. Aliás, Lula deveria convocar FHC mais vezes, já que foi absolvido na questão em que ele atuou como testemunha.

ANÍSIO FRANCO CÂMARA (São Paulo, SP)

*

É triste ver um jornalista respeitável como Janio de Freitas comportar-se como "macaca de auditório" de Lula. A desonestidade intelectual de seu artigo é chocante. Sergio Moro cita em sua sentença vários documentos, alguns periciados, que se casam perfeitamente com os relatos dos delatores —mas ele se esquece convenientemente disso e só fala na delação. Triste fim!

GUILHERME SILVA LIMA (São Paulo, SP)

*

A propósito da coluna de João Pereira Coutinho, "Os direitos das maiorias", que tal contemplar a maioria e as minorias, sem excluir ninguém, adaptando o chamado no metrô de Londres para "ladies, gentleman and others"? Há que se buscar formas para reinventar a urbanidade.

MARCO AKERMAN (São Paulo, SP)

-

DICAS DO RIO

Em "10 segredos do Rio", Heloisa Seixas retoma as deliciosas dicas que oferecia na "Serafina", inclusive o tal sorvete de pistache no Copa. Segredos para guardar e curtir, bem-vindos nesses tempos bicudos.

PAULO SILVEIRA (São Paulo, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: