Folha de S. Paulo


Leitores defendem ônibus sem cobrador, mas só com bilhete único

Avener Prado/Folhapress
Primeira linha (576C-10) de ônibus sem cobradores de São Paulo, que sai do metrô Jabaquara e vai para terminal Santo Amaro, começou a operar em abril
Primeira linha (576C-10) de ônibus sem cobradores de São Paulo, que sai do metrô Jabaquara e vai para terminal Santo Amaro, começou a operar em abril

JULGAMENTO NO TSE

O ministro Gilmar Mendes, em mais uma decisão tabajara, inova e moderniza o Judiciário brasileiro: absolveu a chapa Dilma-Temer por excesso de provas oriundas do propinoduto da Petrobras e da delação da Odebrecht. Novamente, perdemos o bonde da história ("Por 4 votos a 3, TSE ignora delações e absolve Temer, "Poder", 10/6).

CARLOS ALBERTO BELLOZI (Belo Horizonte, MG)

*

Os ministros do TSE que não aceitaram as provas oriundas das delações da Odebrecht devem ter faltado à aula do curso de direito que tratou do princípio da verdade real.

ANGELO S. NETO (São Paulo, SP)

*

Das coisas que só existem aqui, como o TSE, a tomada de três pinos e a jabuticaba, só uma delas deu certo. As outras não precisariam existir.

DOUGLAS P. E SILVA (S. Bernardo do Campo, SP)

*

Só no Brasil um réu indica os juízes que julgarão seu caso. Os próximos passos para estancar a sangria são: indicar um aliado à PGR quando Janot sair, trocar o delegado geral da PF, barrar o pacote anticorrupção no Congresso, anistiar o caixa dois e manter o foro privilegiado. A população, que antes protestava, agora aceita tudo como verdadeiros patos. Alguém aumente a passagem em R$ 0,20, por favor!

CRISTIANO PENHA (Campinas, SP)

*

Depois da brilhante defesa feita por Gilmar Mendes a Michel Temer, é de se perguntar se ele estava no julgamento do TSE como ministro ou como advogado de defesa. De agora em diante, em vez de ir às ruas gritar "Fora, Temer", o povo deve gritar "Fora, Gilmar Mendes".

SYLVÉRIO DEL GROSSI (Fernandópolis, SP)

*

Ridículo o voto do ministro do TSE Admar Gonzaga. Lendo um texto sem muito nexo, tentou dar ar de seriedade a uma posição incoerente e sem nenhuma base nos fatos relatados. Triste ver que o destino de nosso país está nas mãos de gente dessa estirpe.

MARCOS F. BARROS (Americana, SP)

*

Não entendo por que cabe ao presidente nomear ministros do STF e do TSE. Esse governo não tem mais credibilidade para continuar.

AUGUSTO FREITAS (Feira de Santana, BA)

*

Seria muito bom se os ministros do TSE respeitassem o momento lamentável do país e também os telespectadores e se abstivessem do juridiquês e dos egos inflados, já que o julgamento foi político.

MARCIA P. MENUCELLI (S. Bernardo do Campo, SP)

*

Causa pasmo e constrangimento quando notórios praticantes de sofismas chegam, por indicações inusitadas, a cargos de ministros, seja no Executivo, seja no Judiciário. Revelam-se carentes de ética e pudor no afã de alcançar justificativa pelo cargo que ocupam e vão de encontro aos seus pares que atuam corretamente.

ANTONIO FRANCISCO DA SILVA (Rio de Janeiro, RJ)

-

POLÍTICA

Tentei buscar algumas explicações para o fenômeno da sorte que ultimamente contempla alguns personagens de Brasília. Recebem reformas de sítio e apartamento na praia, mala recheada com dinheiro vivo, jatinho para viagem. E o mais espantoso é que os contemplados nem imaginam o motivo de serem merecedores de tais presentes ("Temer diz a aliados que ex-ministro lhe ofereceu avião da JBS, "Poder", 9/6).

CARLOS AUGUSTO DE LIMA (São Paulo, SP)

-

ELEIÇÕES BRITÂNICAS

O sistema parlamentar igual ao do Reino Unido deveria ser adotado no Brasil. Quando há falhas no modo de conduzir o país, pela norma, o primeiro(a)-ministro(a) deve sair sem pestanejar ("May se alia a norte-irlandeses para não cair após eleição, "Mundo", 10/6). Como nós estamos atrasados!

MARLY PIGAIANI LEITE (Matão, SP)

-

COBRADORES DE ÔNIBUS

Acho válido acabar com a função, que não é mais necessária. Porém é necessário que os ônibus só aceitem o bilhete eletrônico, para não deixar o motorista sobrecarregado. Espero que os cobradores ocupem outras funções dentro da empresa, não sejam simplesmente demitidos. Por último, já que não vai haver mais cobrador, que abaixem as tarifas ("Justiça permite que Doria retire cobradores, "Cotidiano", 9/6).

PAULO R. JARDIM LIBORIO (Rio de Janeiro, RJ)

*

O ônibus sem cobrador pode funcionar bem, desde que não seja como no Rio, onde o passageiro pode pagar a passagem em dinheiro. Aqui, o motorista fica parado no ponto esperando os passageiros pagarem as passagens ou então anda com o ônibus, ou seja, dirige e dá troco. Resumo: prejudica o trânsito e é perigoso.

JOAQUIM BRANCO (Rio de Janeiro, RJ)

-

CEAGESP

Abram Szajman e Algirdas Antonio Balsevicius ("Abastecimento alimentar é coisa séria, Tendências e Debates, 1º/6) cometeram uma pequena injustiça. Não foi a parceria do prefeito João Doria e do governador Geraldo Alckmin que permitiu o plano de construção de um novo centro de abastecimento em São Paulo. Foi a ação do ex-prefeito Fernando Haddad, juntamente com os ministros Katia Abreu e Blairo Maggi, que iniciou o processo de transferência do Ceagesp da Vila Leopoldina para Perus. A mudança está prevista na lei de zoneamento aprovada na gestão anterior. Doria e Alckmin apoiaram a ideia.

NUNZIO BRIGUGLIO, assessor do ex-prefeito Fernando Haddad (São Paulo, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: