Folha de S. Paulo


'O fanatismo cega a razão', diz leitor sobre política atual

COLUNISTAS

Concordo com o colunista Bernardo Mello Franco quando afirma, em outras palavras, que é ridícula a tentativa dos advogados de Michel Temer de afirmarem que há uma conspiração contra seu cliente. Só faltou dizer que é tão ou mais ridícula do que os petistas até hoje afirmarem que o impeachment de Dilma Rousseff foi um golpe. O fanatismo cega a razão.

WAGNER JOSÉ CALLEGARI, professor (Limeira, SP)

*

Quero externar o quanto gostei do artigo de Angela Alonso. Que narrativa interessante! Li e reli o texto com atenção para aprender com a autora, que foi genial em focar o assunto e colocá-lo de forma tão criativa.

MARIA EFIGENIA BITENCOURT TEOBALDO (Belo Horizonte, MG)

-

NOVAS ELEIÇÕES

A única explicação que acho adequada pra entender os 51% a favor das indiretas seria o respeito à Constituição. De outra forma, seria difícil conceber uma eleição indireta com um Congresso Nacional como esse que está aí.

PAULO MARCELINO (Osasco, SP)

*

É inconsistente a ideia de eleições diretas agora. O mesmo Congresso que está sob suspeita faria uma emenda à Constituição para que haja eleições diretas? Não há condições práticas, não há tempo. Seria caro e arriscado. Vamos com o que temos até 2018, o país não pode parar. Precisamos é fazer uma reforma política, com recusa a coligações e a partidos de aluguel, e assumir as responsabilidades de cidadania que competem a todos.

MARIA TERESA LOPEZ ALVAREZ (São Paulo, SP)

*

O que mais assusta é o uso das regras constitucionais por conveniência. Ainda não li, em nenhum jornal popular, que retirar direitos dos trabalhadores também fere a Constituição. Por que será? Quem acertar ganha um passeio de graça na Bovespa!

ANTONIO CATIGERO OLIVEIRA (São Paulo, SP)

*

É estranho que os leitores confiem mais neste Congresso do que na soberania popular. Ainda mais quando as conquistas do povo brasileiro estão sendo vilipendiadas em nome de uma pretensa modernização das relações de trabalho e da Previdência.

MARA C F SILVA (São Paulo, SP)

-

GOVERNO ENCURRALADO

Após termos exigido a saída de Dilma por pedaladas fiscais e políticas econômicas desvairadas e colocado nossas esperanças num governo de transição que demonstrou a coragem de propor reformas essenciais, constatamos, logo após as primeiras nomeações e pelos recentes acontecimentos ligados a gravações atrapalhadas realizadas por empresários mafiosos, que participamos de uma lamentável continuidade.

PAULO ROBERTO GOTAÇ (Rio de Janeiro, RJ)

*

Janot pede suspensão de foro privilegiado dado a Moreira Franc. Pela coerência e unilateralidade da Justiça, está corretíssimo! Parabéns pelo ato jurídico. Todos os brasileiros que realmente querem o bem deste país esperamos que seja adotada a suspensão! Todos somos iguais perante a lei.

APARECIDO JOSÉ GOMES DA SILVA, engenheiro (Santana de Parnaíba, SP)

-

JULGAMENTO NO TSE

Grades para montagem de barreiras ao redor de prédios públicos viraram moda. Das "estruturas de proteção" a muros é um pulo. Hoje, cerca-se o TSE de barreiras; amanhã, Brasília terá muralhas. O mundo vai na contramão da propalada globalização. Nunca houve tantos paradoxos, pois os governantes mundo afora têm proposto e providenciado todo tipo de "apartheid". Esquecem-se eles de que o proibido tem mais sabor...

M. INÊS PRADO (São João da Boa Vista, SP)

-

BANCOS

Enquanto o governo se preocupa em cortar gastos sociais, os bancos continuam lucrando como nunca em cima de toda a sociedade brasileira. Quando é que a Folha e a grande imprensa darão o devido destaque a esse esbulho escandaloso?

JOSÉ MARCOS THALENBERG (São Paulo, SP)

-

TERRORISMO

Fico indignada que, em pleno século 21, ainda aconteçam coisas como essas. É de partir o coração! Eu queria muito entender o porquê de ações assim e o porquê de as pessoas não simplesmente respeitarem as escolhas religiosas das outras. Isso me deixa tão triste e com tanto medo do mundo lá fora! Só consigo pensar que não há mais paz no mundo. Não sei se algum dia haverá.

MANOELA ARAÚJO (São Paulo, SP)

-

ENERGIA LIMPA

A ex-presidente Dilma, num dos seus raros momentos de brilhantismo oratório, falou sobre a dificuldade de estocar o vento. A patuleia ignorante caiu matando. A discussão sobre as milagrosas fontes alternativas volta ao destaque e ninguém explica seriamente a necessidade de ter o back up hidroelétrico ou térmico para suportar a característica intermitente dessas gerações.

MARCIO MACEDO (Belo Horizonte, MG)

-

CAUÊ MACRIS

Parabéns ao deputado Cauê Macris pelo artigo publicado. O Brasil carece de lideranças assim, que arquem com as responsabilidades das tomadas de decisões, principalmente quando essa decisão ouve o clamor do povo, não o de interesses políticos.

LUCAS SERAFIM PARIZOTTO (Americana, SP)

*

As adversidades podem suscitar revoluções importantes na sociedade. O Brasil vive tempos de agonia com relação à ética e à moral política. Contudo, o artigo do presidente da Alesp, deputado Cauê Macris, mostra uma postura ousada e corajosa dentro do partido tucano. É muito bom sermos surpreendidos positivamente. Uma que voz ecoou algo que realmente queremos ouvir.

CIRO SANTANA (Americana, SP)

-

POLICIAMENTO

Referente à matéria "Câmara pagará 30 PMs por 'bico oficial'", a Polícia Militar informa que esse convênio permitirá que policiais militares reforcem ainda mais o policiamento já existente no entorno da Câmara. A Dejem existe em todas as regiões do Estado, sendo que atualmente estão disponíveis 3.669 vagas. Cabe esclarecer ainda que o reforço no policiamento não prejudicará outras áreas, uma vez que os policiais que participarão do programa estarão em horário de folga. A medida entra em vigor nesta segunda-feira (5).

PATRÍCIA PAZ, assessora de imprensa da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (São Paulo, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: