Folha de S. Paulo


Ministros do TSE não têm motivos para pedir vistas, diz leitor

CHAPA DILMA-TEMER

Os ministros do TSE têm agora a oportunidade de mostrar de que maneira desejam que seus nomes passem à posteridade: como independentes ou como servis. Todos eles, com toda a estrutura de que dispõem, já tiveram tempo suficiente para conhecer a causa que julgarão.

NICOLA GRANATO (Santos, SP)

-

GOVERNO ENCURRALADO

Às vezes nos perguntamos como um homem com tanta impopularidade e sofrendo pressão do Judiciário e de algumas instituições para renunciar insiste em permanecer no cargo. Um dos motivos de Temer para se agarrar à Presidência são as reformas antissociais, uma forma de agradar um mercado que visa a aumentar cada vez mais os lucros. O trabalhador que vá às favas.

PAULO SÉRGIO CORDEIRO SANTOS (Curitiba, PR)

-

OSMAR SERRAGLIO

Lego da vendeta. Serraglio recolheu pedaços da dignidade espalhados no chão, juntou-os, paciente e silenciosamente, e formou o lego da troca com troco: em vez do "Fora, Temer", deu o fora em Temer. Vida que segue.

JOAQUIM QUINTINO FILHO (Pirassununga, SP)

-

CRACOLÂNDIA

Meus sinceros parabéns à equipe da Folha pela entrevista com Janaína Xavier, ex-usuária de droga e moradora da cracolândia. A Folha deu voz para alguém que sente na pele, vive o problema e que dele fala com profundo conhecimento de causa! Muito bom!

MARIA JOSÉ FERRAZ DO AMARAL (São Paulo, SP)

*

Estou de acordo com Janaína Xavier sobre a chance. Mas a internação é justamente a chance de que o usuário precisa. Ou alguém imagina que serão usados coletes de força, injeções misteriosas, lobotomia? Em que século estão os críticos do tratamento dos usuários largados à própria sorte, sem teto, sem higiene, sem nenhum tipo de cuidado, desde sempre? Pela primeira vez, alguém está tentando resolver.

NUNO M. M. MARTINS (Barueri, SP)

*

Há uma grande diferença entre "solucionar", "amenizar" e "maquiar" um problema. Vejo que as atitudes do prefeito João Doria foram vendidas, principalmente no Facebook, como uma solução para a cracolândia: organiza-se uma ação policial, internam-se os dependentes e revitaliza-se o local. No entanto o produto dessa região de vulnerabilidade persiste longe das câmeras cegas do governante, que camufla, com um photoshop urbano, problemas reais da maior cidade do Brasil por meio de ações paliativas.

SARANA CUSTÓDIO RICCO (Ribeirão Preto, SP)

-

MALUF

O deputado Paulo Maluf só foi condenado porque o ministro Edson Fachin, relator do caso, liberou seu voto e insistiu para que fosse pautado o julgamento, sob risco de prescrição do caso. Esse ministro é corajoso e merece aplausos de todos os brasileiros!

ALFREDO JOSÉ SALVIANO (Jales, SP)

-

COLUNISTAS

Sobre a coluna de Benjamin Steinbruch, devido à ineficiência dos gastos públicos, infelizmente temos que cortar da produção, já que as outras despesas já foram "divididas" pelo Legislativo. Não dá pra deixar de pagar os aposentados, os pensionistas, a saúde, a educação, tudo aquilo acordado na Constituição e ainda encher os bolsos dos políticos. Expandir monetariamente já foi uma resposta no passado, e a inflação não foi resolvida. Temos que escolher o lado certo do Brasil, o lado técnico.

BRUNO PREZA (São Paulo, SP)

*

É nítida a rixa de Nabil Bonduki com o prefeito João Doria. Se, com suas críticas, ele quer contribuir para o debate, que o faça usando sua pena com mais elegância, pois relacionar a cor da blusa do prefeito ao fascismo é, no mínimo, subestimar a inteligência da opinião pública.

JOSÉ CISNANDO ARAÚJO MOTA (São Paulo, SP)

*

O último texto de Rosely Sayão remete a algo que eu penso desde que nasceu o meu menino, hoje com sete anos, quando passei a observar mais detidamente o comportamento de muitos pais. Se não estão dispostos a cuidar, educar, brincar, ficar junto dos filhos, por que tê-los?

MARCELO MELGAÇO (Goiânia, GO)

*

Excelente artigo de Mirian Goldenberg! Eu me identifico muito. Cada um tem a liberdade de escolher não ter filhos. Cansei de ouvir todos os questionamentos de médicos e conhecidos. Simplesmente não quero ter filhos.

CRISTINA PIRES DE ARAUJO (Campo Grande, MS)

*

A julgar pelos seus textos na página A2, a Folha já se deu conta de que Bernardo Mello Franco é uma das cabeças mais lúcidas do nosso jornalismo político! Parabéns à Folha.

ZELMO DENARI (Presidente Prudente, SP)

-

GLOBO E CBF

Saudável e inédita iniciativa: sai TV Globo, entra a CBF, com apoio da TV Brasil, na transmissão de dois amistosos da seleção brasileira na Austrália. Comentários de Pelé, sem Casagrande: outra boa notícia.

VICENTE LIMONGI NETTO (Brasília, DF)

-

VIRADA CULTURAL

A Associação de Moradores e Amigos do Bairro da Consolação e Adjacências gostaria de expressar apoio ao formato da Virada Cultural deste ano. Pela primeira vez, os moradores foram consultados e houve programação pensada para os idosos do bairro, que são majoritários. Parabéns ao secretário da Cultura!

PATRICIA VIDAL (São Paulo, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: