Folha de S. Paulo


'Foi um grande dia para a democracia', diz leitora sobre ato no Rio

ELEIÇÕES DIRETAS

Grande dia, não apenas para a luta pela democracia, mas pelo resgate da autoestima do povo carioca, bombardeado duplamente pela corrupção no país e por governos incompetentes e vis! Salve, Rio! Fora, Temer!

VERA COSTA (Rio de Janeiro, RJ)

*

Usa-se como justificativa para eleição direta a falta de legitimidade do Congresso atual, mas parece que temos sempre que nos recordar de que este congresso foi eleito por nós, portanto o argumento não se mostra nada convincente.

ANÍSIO FRANCO CÂMARA (São Paulo, SP)

*

Eu me junto, em carne, osso e espírito, a todos os que organizaram esse ato público e participaram dele. Vamos ajudar a empurrar o Brasil desse atoleiro em que os políticos corruptos o meteram. Vamos lutar para que esses políticos sejam defenestrados e para que uma nova geração de políticos verdadeiramente comprometida com o interesse público aflore neste país. Parabéns, Rio!

ÉDISON GONÇALVES (São Paulo, SP)

*

Não foi só o Rio, foi todo o Brasil a repudiar este governo que implementa políticas neoliberais derrotadas pelo voto popular. O PSDB perdeu e agora governa o país, pois o PMDB, salvo raras exceções, é só corrupção.

PEDRO ASCHER (Rio de Janeiro, RJ)

*

Direta já era! Hélio Schwartsman disse tudo. Os partidos não têm recursos, candidatos, interesse e nem mesmo um discurso que convença o eleitor. Mas engolir o que o senador Tarso Jereissati disse não dá. Não cola. Quando é para tirar direitos dos cidadãos ou beneficiar políticos e seus financiadores, todo mundo desse para o playground e brinca de mudar a Constituição.

NILSON MOLARO (Araraquara, SP)

-

MINISTRO DA JUSTIÇA

A troca se deu por competência ou conveniência? Competência para trabalhar pelos interesses do país e do cidadão ou conveniência para defender os interesses pessoais e a manutenção no poder? Salvo argumentos mais sérios, essas frequentes mudanças na equipe soam como acomodações com requintes de gambiarra, que não produzem benefícios para o país. Já passou da hora de trocar o técnico.

JOÃO C. ARAÚJO FIGUEIRA (Rio de Janeiro, RJ)

*

Preocupante a mudança repentina do ministro da Justiça. Caso se concretize a tão temida interferência na Polícia Federal e, consequentemente, na Lava Jato, a população irá maciçamente às ruas, não só pela saída de Temer como também pela defesa das investigações em curso.

TOYOMI ARAKI (São Paulo, SP)

*

Como magistrado de carreira há 28 anos, causou-me imensa indignação a notícia de que o novo ministro da Justiça foi nomeado por ter "trânsito" nos tribunais. De minha parte, os tribunais precisam dar sinal vermelho ao governo federal.

ROGÉRIO MEDEIROS GARCIA DE LIMA, desembargador (Belo Horizonte, MG)

-

SUBSÍDIOS

Os subsídios são a mais eficiente máquina de transferência de renda dos mais pobres para os mais ricos. É evidente que a grande maioria desses fundos poderia ser extinta da noite para o dia, sem prejuízo para a economia como um todo. Seria uma medida saneadora do mercado. Temos que acabar com o capitalismo de compadrio, o verdadeiro inimigo do povo.

RICARDO A. SCHMITMAN (São Paulo, SP)

-

CRACOLÂNDIA

A ignorância sobre o tema me assusta! Desprezar as evidências científicas e as experiências internacionais bem-sucedidas, tratar esse problema como médico-policial e deixar de lado o componente social e econômico–o mais determinante– não vai resolvê-lo. Não adianta tentar se livrar das moscas enquanto as feridas estiverem abertas e sangrando. A cracolândia é apenas o sintoma mais incômodo da nossa sociedade doente e inconsciente da gravidade do próprio estado.

LEONARDO DOS REIS GAMA (São Paulo, SP)

*

Queria propor ao prefeito João Doria, baseado na reportagem"Mãe reencontra filho na cracolândia após reconhecê-lo em matéria da Folha", que fosse feito um site com fotos e nomes dos moradores da cracolândia, para que seus parentes pudessem localizá-los.

ROBERTO ALONSO FATTORE (Araraquara, SP)

*

A operação policial realizada em 21/5 na Luz vem sendo articulada desde novembro de 2016. Foi deflagrada no momento necessário, após trabalho de inteligência, para maior efetividade no combate ao tráfico, ao contrário do que afirma a reportagem "Justiça veta remoção de usuários à força e limita opções de Doria". Os dependentes químicos que se deslocaram para a praça Princesa Isabel são abordados por agentes de saúde diariamente. A PM vem efetuando prisões em flagrante dentro dos limites autorizados pela Justiça.

EUZI DOGNANI, coordenadora de imprensa do governo do Estado (São Paulo, SP)

-

COLUNISTAS

Compartilho com Gregorio Duviver o sentimento de paz e desconexão que podemos desfrutar num voo. A sensação de deixar os problemas lá embaixo e o descompromisso de ter que responder a uma mensagem do WhatsApp são indescritíveis. Que pena que nem a 11 mil pés de altura estaremos livres desta coleira que se tornou a rede social.

MARIA BEATRIZ DOS SANTOS (Rio de Janeiro, RJ)

-

TWIN PEAKS

Espetacular o texto sobre a volta da série na TV. "Twin Peaks" na TV aberta brasileira já!

MARCELO CIOTI (Atibaia, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: