Folha de S. Paulo


'Projeto sobre abuso de autoridade é um erro', reclama leitor

ABUSO DE AUTORIDADE

O projeto de lei sobre abuso de autoridade é um gritante e clamoroso "errro"— sim, com três "erres", pois nasce do pecado original de Renan Calheiros, passa pelas mãos sujas de Romero Jucá e encontra abrigo no destrambelhado arremedo de Roberto Requião. Muito bem se percebe que eles não têm a necessária neutralidade para, em plena tempestade perfeita, reformar a lei.

CARLOS HENRIQUE ABRAO (São Paulo, SP)

-

CORRUPÇÃO

A excelente reportagem "30 anos de escândalos" evidencia o quanto estavam errados os que foram às rua gritar contra a corrupção petista e enxotaram Dilma, que, no máximo, tolerou a corrupção, certamente trincando os dentes. Sabidos ou ingênuos, acabaram pondo as raposas para cuidar do galinheiro.

CARLOS BRISOLA MARCONDES (Florianópolis, SC)

*

Brilhante e seríssimo o texto de Sérgio Abranches, fantasticamente ilustrado por Adams Carvalho. Análise rica e profunda do tema. Permita-me, Sérgio, ressaltar a necessidade premente de acompanharmos os passos de nossos políticos. Nosso mal é premiá-los nas eleições e abandoná-los sem razão durante o mandato, já que a imprensa nos informa e as redes sociais nos favorecem.

ARALYS BORGES DE FREITAS (São Paulo)

-

CONSTITUINTE

O historiador Boris Fausto me decepcionou com seu artigo "Em torno do figurino constitucional". Para ele, somente depois das reformas necessárias para o país, em ambiente menos conturbado, deveria haver uma constituinte. Ora, essas condições, se existissem no figurino que ele bem descreve em relação às Constituições anteriores, jamais teriam propiciado a elaboração das Cartas Magnas promulgadas. O momento atual é tão ou mais ajustado para acolher uma constituinte do que foram os períodos pós-ditatoriais.

ADEMIR VALEZI (São Paulo, SP)

-

CHACINA

É preciso que a Justiça puna duramente os mandantes da bárbara chacina em Mato Grosso. Não é possível que, depois de oito anos de governo de Fernando Henrique Cardoso e de mais 13 anos de governos ditos de esquerda, a situação fundiária do país não esteja minimamente equacionada e que ainda dê margem a disputas medievais.

LUÍS ROBERTO NUNES FERREIRA (Santos, SP)

-

OMBUDSMAN

Parabéns à Folha pela renovação do mandato de Paula Cesarino Costa para ombudsman. Paula é ponderada e justa, como essa atribuição requer, garantindo independência e equilíbrio na avaliação da opinião dos leitores.

TEREZA RODRIGUES (São Paulo, SP)

-

EDUCAÇÃO

O ensino em nosso país busca adequar-se às exigências dos conhecimentos da realidade do século 21, preocupação que o editorial "A base do ensino" reflete. As escolas e seus agentes profissionais debatem a questão há anos e têm como consenso que todo aluno merece o acesso ao conhecimento global, com as tecnologias aplicadas a cada área. Importa que cada sistema, público ou privado, atenda ao conteúdo mínimo da base nacional na perspectiva da melhoria do aprendizado de nossos alunos e da afirmação da identidade brasileira.

JONAS NILSON DA MATT (São Paulo, SP)

-

COLUNISTAS

Muito boa a coluna de Mauricio Stycer sobre o "Jornal da Cultura". É inadmissível que seja mantido na bancada alguém como Marco Antonio Villa. Ele usa palavras de baixo calão ao se referir aos políticos que não são do seu gosto. Assisto ao "Jornal da Cultura" há vários anos, mas, quando esse sujeito está na bancada, mudo de canal.

LUIS CARLOS BONADIO (Marília, SP)

*

Não perco um programa da TV Cultura transmitido às segundas-feiras, principalmente pela participação de Marco Antonio Villa. Espero que, após a publicação do artigo, a TV Cultura não venha a censurá-lo.

LUIZ ANTONIO VARZINI (Mogi Mirim, SP)

*

Ronaldo Caiado defende ideais que estão no arco oposto aos meus: ele, na direita; eu, na esquerda. Nunca pensei que o mundo viraria de cabeça para baixo e eu iria concordar inteiramente com ele. Só novas eleições, convocadas imediatamente, poderão restabelecer a legitimidade do poder. Vamos às urnas! Chega de usurpação e de enganação!

HELOÍSA FERNANDES, socióloga (São Paulo, SP)

*

Sobre a coluna "O enigma a razão", de Hélio Schwartsman, a razão, para mim, é um autoengano extremamente necessário para nossa evolução como seres coletivos. Precisamos "acreditar" e "significar" para suportar nosso "existir".

EDUARDO LEIVAS BASTOS (Novo Hamburgo, RS)

-

Segurança no Minhocão

Em atenção à carta do leitor Roberto Alves, a Secretaria da Segurança Pública informa que a PM reforçou o policiamento nos arredores do Minhocão nos horários e dias em que o trânsito é interrompido. O comando da área monitora diariamente as ocorrências, e, na medida em que a incidência é analisada, é providenciado o efetivo adequado. A Polícia Civil também realiza operações visando ao combate aos crimes patrimoniais na região e, nos últimos seis meses, 81 pessoas foram presas na área.

LUIZ MOTTA, diretor-executivo de comunicação e imprensa da SSP (São Paulo, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: