Folha de S. Paulo


'As oligarquias nunca deixaram de mandar no Brasil', diz leitor

REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Bancos, estatais e empresas privadas devem bilhões ao governo, mas a conta ficará para o trabalhador. As oligarquias nunca deixaram de mandar no Brasil. Os trabalhadores pagarão a conta com suas vidas, já que poucos sobreviverão para descansar durante a aposentadoria.

ROBERTO J. F. MOREIRA JR. (Rio de Janeiro, RJ)

*

A proposta que passará no Congresso não será essa. As negociações estão caminhando, com muita discussão pertinente.

DENIS TAVARES (Brasília, DF)

-

CHAPA DILMA-TEMER

Não há como concordar com o parecer do jurista Ives Gandra da Silva Martins de que Temer não pode ser punido por não ter contribuído com a prática da ilegalidade na chapa. Ao aceitar participar da chapa como vice, Temer virou partícipe dos ônus e bônus, tanto que assumiu a Presidência. Mas, agora, a questão é política. Vale a pena cassar o presidente?

PAULO M. GOMES LUSTOZA (Rio de Janeiro, RJ)

*

Ainda tem gente acreditando que, com esse sistema político, há alguma chance de termos opções minimamente aceitáveis em 2018? Com esse eleitorado? Com esses partidos?

EDUARDO DE O. CAVALCANTI (Campo Grande, MS)

-

ODEBRECHT

Em vez de o responsável por compliance da Odebrecht rodar o mundo para aprender o que fazer, seria melhor andar pela própria empresa para saber o que não fazer. Mesmo porque o treinamento para 80 mil funcionários sobre o código de conduta de 2014 provou-se inútil, uma vez que os colaboradores do grupo, que são tratados como crianças, não foram os responsáveis pelas decisões criminosas.

JOÃO HÉLIO DE MORAES (São Paulo, SP)

-

IMPRENSA E JUSTIÇA

São questionáveis os parâmetros adotados pelo juiz Moro quando tenta, à revelia do que disse o STF quanto à ausência de obrigatoriedade de diploma para o livre exercício jornalístico, afastar a atuação do blogueiro dos limites que a liberdade de comunicação impõe. Hoje, foi um blogueiro. Amanhã, poderá ser um jornalista da Folha. O sigilo da fonte é pressuposto da liberdade profissional. Imprensa livre é fundamento essencial à liberdade democrática.

KAYO C. ARAÚJO DA SILVA, advogado (Belém, PA)

*

O blogueiro que se diz jornalista age na linha petista de se defender: acusa o ofendido. Independentemente da dubiedade da sua fala, que pode ser interpretada também como ameaça, ele ofendeu o juiz Sergio Moro. Lamentei muito que os órgãos de jornalismo tenham dado guarida a esse rapaz, que, assim como alguns esquerdistas, quando confrontado de maneira firme e adulta, se desminlíngue como criança assustada.

ÂNGELA L. S. BONACCI (Pindamonhangaba, SP)

*

A condução coercitiva de Eduardo Guimarães foi mais uma atitude autoritária de Sergio Moro. Um juiz que repassa grampos ilegais à mídia que o bajula teria muito a explicar se este fosse um país sério.

CÉSAR M. CHAGAS (São Paulo, SP)

-

SABESP

O presidente da Sabesp, Jerson Kelman, deveria estar mais atento à forma de cobrança atual, que é desproporcional e lesa o consumidor. Em minha casa não pagamos pelo que consumimos. Para os ricos a que ele se refere, tanto faz consumir 50 m³ ou 100 m³, paga-se igual. Tratamento ao nível de Paris seria pagar o valor exato do que se consome.

KLEBER ZENUN (São Paulo, SP)

-

COBRADORES DE ÔNIBUS

O plano de eliminação dos cobradores visa, certamente, reduzir o custo operacional do transporte e, consequentemente, o valor das tarifas. No entanto todas as notícias a respeito falam no aproveitamento, pelas próprias empresas e em outras funções, desse ex-cobradores. Com essa informação, fica difícil entender como serão reduzidos custos e tarifas.

FABIO RAVAGLIA (São Paulo, SP)

-

JOÃO DORIA

A má vontade de alguns repórteres da Folha em relação à atual administração da Prefeitura de São Paulo, para mim, já é flagrante. Às vezes chega à beira do ridículo. Quer dizer que um questionamento do uso do giroflex pelas viaturas da CET merece a primeira página de "Cotidiano"? Ora, não havia nada mais importante para ocupar esse espaço? Lamentável.

NICOLA GETSCHKO, professor da USP (São Paulo, SP)

*

A carta de João Doria a André Singer (Painel do Leitor, 2/4) revela quem é João Doria: mostra a falta de educação e o autoritarismo de quem não admite qualquer crítica e, portanto, não está preparado para ocupar o cargo de presidente do Brasil (na verdade, nem o de prefeito de São Paulo).

LUIZ FERNANDO SCHMIDT (Goiânia, GO)

-

COLUNISTAS

É impressionante que a colunista Alessandra Orofino faça afirmações sem nenhuma comprovação e diga que a carne em si já é cancerígena e que carne podre foi vendida internamente e até exportada. Opinião é respeitável, mas querer mudar fatos objetivos não é bom jornalismo.

MOACYR GABRIELLI (São Paulo, SP)

*

"Lamentável" digo eu ao leitor Rui Versiani. Janio de Freitas é um excelente jornalista e continua no Conselho Editorial da Folha, mesmo após o novo Projeto Editorial. A Folha quer cultivar a pluralidade, tanto é que mantém Reinaldo Azevedo entre os colunistas (Painel do Leitor, 3/4).

TADASHI OHARA (Osasco, SP)

-

TÊNIS

Parabéns à Folha por dedicar espaço adequado à vitória do tenista Roger Federer, no torneio Aberto de Miami, sobre Rafael Nadal.

EDVALDO SILVA (São Paulo, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: