Folha de S. Paulo


Atitude do PSDB é oportunista, diz leitora sobre processo no TSE

DILMA E TEMER NO TSE

Injustificável a alegação do PSDB de que Temer não estaria envolvido nas práticas ilícitas da campanha eleitoral para a Presidência. Fica claro que a intenção do partido ao questionar a chapa Dilma-Temer não era coibir a corrupção, mas usar a ação para disputa política. Isso tem nome: oportunismo.

FABIANA TAMBELLINI (São Paulo, SP)

*

O PSDB legitima sua falta de respeito com a democracia. Não tem compromisso com a sociedade e com o voto do eleitor. Ocupa a posição de "governo" sem legitimidade e credibilidade. Isentar Temer da responsabilidade da chapa soa como algo cínico, hipócrita e oportunista. Não dá para esperar muito de um país onde a República é um aparato de "carcarás" sem substância e lisura na relação entre os Poderes. O golpe está consumado.

FRANCISCO ANDRADE CARNEIRO (São Paulo, SP)

*

Herman Benjamin não aborda a cassação da chapa Dilma-Temer em termos institucionais, mas como questão pessoal. Sua tenacidade revela não a imparcialidade do juiz, mas a sanha obstinada do justiceiro. Procede como parte do contraditório, sem a equidistância esperada de um magistrado. O destino político de nosso país está nas mãos de um juiz que já deixou transparecer seu voto antecipadamente.

GILBERTO DE MELLO KUJAWSKI (São Paulo, SP)

*

Sai a Operação Lava Jato e entra a Operação Panos Quentes.

MADERFRANIO GURGEL PRAXEDES (São Paulo, SP)

-

Aborto

Há um equívoco no artigo de Leonardo Massud. Se a referencia é à ADI 5.581, em tramitação no STF, não há pedido para aborto por microcefalia, mas pedido de reconhecimento do direito à interrupção da gestação por saúde mental da mulher infectada por zika. Não se exige para isso nenhum diagnóstico do feto. Não há, portanto, eugenia, mas proteção à dignidade das mulheres.

VANESSA DIOS, psicóloga e pesquisadora da Anis - Instituto de Bioética (Brasília, DF)

*

Renato de Almeida, não tenha a soberba pretensão de que todos se alinhem ao pensamento e aos dogmas dos membros da União dos Juristas Católicos. Não se trata de um tema religioso, mas de assunto de saúde pública, do direito da mulher de decidir sobre algo que lhe diz respeito. Não se deve tratar um amontoado de células como pessoa humana e desprezar a vida, a cidadania e a autonomia das mulheres.

ANETE ARAUJO GUEDES (Belo Horizonte, MG)

*

O Estado não pode ser incentivador da prática, tampouco querer avocar para si a gestão do útero. A decisão sobre o aborto cabe única e exclusivamente à mulher, a principal vítima da situação.

ADILSON ROBERTO GONÇALVES (Campinas, SP)

-

BAGAGEM

Não consigo seguir o argumento de Claudio Lamachia. Dar aos passageiros a liberdade de não pagar pelo despacho de bagagem é "venda casada", ao passo que obrigar os que não usam o serviço a pagar por ele não é? A "venda casada" existe com a regulamentação de hoje. Autorizar a cobrança do "serviço extra" visa justamente a acabar com ela.

BRUNO LEONARDO PEREIRA (Taubaté, SP)

*

Se a cobrança fosse benéfico para os passageiros, a Anac já tinha fixado a venda de bilhetes sem despacho de bagagem. Inclusive, como as rotas são fixas, os preços deveriam ser fixos também. As empresas já reduziram o espaço, os passageiros fazem check-in nas máquinas, não há mais lanche em voos. E a passagem aérea brasileira ainda é das mais caras do mundo.

OCTACILIO ALVES PIRES NETO (Brasília, DF)

-

EDITORIAL

Na tentativa de fazer uma defesa da regulamentação da terceirização irrestrita e da reforma da Previdência, a Folha vem desenvolvendo uma campanha aberta contra movimentos sociais. No editorial "Protestos e causas", manifesta-se abertamente contra o PT e os ditos "satélites", inclusive chamando-os de "oposição intransigente". Por que não há o mesmo posicionamento com relação aos movimentos de direita?

JOHNNY TORRALBO BERNARDO (Mauá, SP)

-

FÓRUM SAÚDE NO BRASIL

Palestrantes de altíssimo nível nos atualizaram sobre o que ocorre com a saúde no Brasil, oferecendo dados e verdades de estarrecer. Longe de desanimar, representam um alento para lutarmos por mais honestidade neste país. O ministro da Saúde resumiu a luta nacional, que envolve hospitais, médicos, laboratórios e compra de medicamentos para o SUS: "O sistema hoje resiste a mudanças".

IVO BOSAJA SIMON, jornalista (São Paulo, SP)

-

IBGE

O IBGE é a consciência do Brasil. Suas informações permitem conhecer o que acontece com as principais variáveis demográficas, sociais e econômicas do país. Cortar verbas da instituição é a melhor forma de enganar a população sobre o que realmente está acontecendo. Em 2015 não providenciaram recursos para a contagem da população. Hoje, retiram, por medida de porca economia, boa parte de censo agropecuário que já deveria ter sido realizado.

EURICO BORBA, ex-presidente do IBGE (Caxias do Sul, RS)

-

COLUNISTAS

Fui telespectador de Flávio Cavalcanti por anos e nunca o vi se divertindo e humilhando candidatos à fama, como escreveu Mauricio Stycer. Até porque seu estilo era totalmente diferente do de Chacrinha e Sílvio Santos. Acho estranho que, a despeito dessa tal humilhação, inúmeros continuassem participando do programa.

ALEXANDRE CARVALHO (São Paulo, SP)

*

A lucidez interpretativa de Hélio Schwartsman é exemplar!

DORALICE ARAÚJO, professora (Curitiba, PR)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: