Folha de S. Paulo


'Nem o prato do brasileiro está livre da corrupção', diz leitor

OPERAÇÃO CARNE FRACA

Sábado, dia nacional do churrasco, família e amigos reunidos. Que carne escolher? Com a Operação Carne Fraca, ficamos sabendo que estamos consumindo carne estragada, carne contaminada com salmonela, carne com papelão. Nem o prato servido na mesa do brasileiro está livre da corrupção. O Brasil tornou-se um país indigesto. E eu preocupado com o glúten!

LUIZ THADEU NUNES E SILVA (São Luís, MA)

*

A Polícia Federal merece nota dez. Uma vergonha o escandaloso conluio entre empresários e servidores públicos gananciosos, os quais permitiram que carnes sem a mínima condição para o consumo humano fossem vendidas livremente. Os envolvidos merecem pesada condenação pelo enorme mal causado à saúde do consumidor brasileiro.

RIVALDO OTERO (Santos, SP)

*

É carne estragada, é combustível adulterado, empresário mesquinho. Lei sem efeito, povo confuso e desesperançado. Político egocêntrico que quer reforma política para obter o foro desavergonhado. Brasil, essa é sua cara.

MARCOS MORENNO (São Bernardo do Campo, SP)

*

Artistas que exalam confiança e honestidade protagonizam anúncios na televisão sugerindo produto confiável de origem animal. Enquanto isso, o frigorífico entrega carne adulterada para a merenda escolar no Paraná e para o distinto público consumidor em geral, com estranhos telefonemas do ministro da Justiça ao "grande chefe" da máfia das fraudes. A quem recorrer?

CLARILTON RIBAS (Florianópolis, SC)

*

Diante das revelações estarrecedoras sobre a operação da PF envolvendo os maiores frigoríficos do Brasil, decidi me tornar vegetariano. Melhor, vegano!

ARSONVAL MAZZUCCO MUNIZ (São Paulo, SP)

-

LAVA JATO

Nos países de Primeiro Mundo, quando um político sofre graves acusações, renuncia. Se inocentado, volta por cima. Aqui, todos os incluídos na lista de Janot têm a obrigação moral de fazer o mesmo, se é que têm honra para tanto. Mirem-se nos japoneses e ingleses, senhores!

RADOICO CÂMARA GUIMARÃES (São Paulo, SP)

*

Desejo cumprimentar a todos da Lava Jato pelo trabalho desenvolvido nos últimos três anos. Nós, cidadãos brasileiros, precisamos ser apoiadores desse extenuante trabalho. Que as lições que estamos aprendendo nos sejam úteis. Anseio por um Brasil decente. Do jeito que está não pode ficar. Conto muito com o STF.

MARIA E. B. TEOBALDO (Belo Horizonte, MG)

-

ARQUIVOS DA DITADURA

À evidência, o problema colocado é de grande pertinência. A formação do esclarecimento não se faz por informações blindadas. Um país que se compromete com a implementação do Direito democrático não pode trabalhar com o espaço oculto, longe dos olhos do povo. A democracia requer imediata transparência. O "segredo de Estado" precisa passar por um processo de desconstrução.

ANDRÉ DEL NEGRI, professor universitário (Uberaba, MG)

*

José Coêlho Ferreira, presidente do STM, afirma que os arquivos do tribunal estão disponíveis aos interessados em consultá-los. Contradiz-se, no entanto, logo em seguida, ao afirmar que as solicitações devem passar por análise do STM. Afinal, estão disponíveis ou não?

ANTONIO CARLOS ORSELLI (Araraquara, SP)

-

VOTO EM LISTA

A esta altura dos acontecimentos, creio ser de grande utilidade uma ampla reportagem esclarecendo aos leitores o que exatamente significa o voto em listas, sejam elas abertas ou fechadas. Tenho a mais absoluta convicção de que a maioria da população desconhece, se não por completo, ao menos partes do processo eleitoral. Certamente seria de utilidade pública!

MARCELO FRICK (Rio de Janeiro, RJ)

-

BRASIL NA ONU

O fato de o Brasil não estar presente no Conselho de Segurança da ONU até 2033 nos mostra quão deplorável foi o governo de Dilma Rousseff, que não esteve disposto a participar de debates que dizem respeito a assuntos mundiais. É claro o desinteresse do governo em obter boa visibilidade e interação com os países do exterior.

LAURA HELENA INACIO (Rio Claro, SP)

-

COLUNISTAS

Gostaria que Vladimir Safatle esclarecesse o que significa "desgoverno Temer". Sugiro também que escreva um artigo inteiro sobre como seria possível transformar esse "desgoverno" em um "governo". Sim, porque falar mal todos falam. Vamos sugerir como poderia funcionar? Sem utopias, lulismos, deslumbramentos. Pé no chão, por favor.

LUIZ CARLOS MACEDO (São Paulo, SP)

*

Diante da enxurrada propagandística neoliberal, uma palavra de lucidez é sempre bem-vinda.

FELIPE FLEURY (Petrópolis, RJ)

-

PRIVATIZAÇÃO DO METRÔ

Sobre "Alckmin prevê privatizar a Linha 2", o Metrô informa que a prioridade é concluir as obras de expansão nas linhas 4, 5, 15 e 17, além das concessões das linhas 6 e 18. Os contratos para o prolongamento da Linha 2 até a Dutra estão suspensos em razão do cenário econômico nacional desfavorável a novos investimentos. Com a estabilização da economia, será definido o melhor modelo para implantação da linha.

ADELE CLAUDIA NABHAN, chefe do Departamento de Imprensa do Metrô (São Paulo, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: