Folha de S. Paulo


Decisão de barrar Moreira Franco é igual à que barrou Lula, diz leitor

MOREIRA FRANCO

Acertada a decisão do juiz Eduardo Rocha Penteado, da 14ª Vara Federal do Distrito Federal, ao suspender a nomeação de Moreira Franco como ministro da Secretaria-Geral da Presidência. Ele apenas seguiu o rito e a argumentação das decisões judiciais contra a nomeação de Lula como ministro de Dilma. No entanto agora não se veem passeatas, panelaços. Já raiou a hipocrisia no horizonte do Brasil!

PEDRO VALENTIM (Bauru, SP)

*

Atitude corretíssima desse magistrado! Espera-se agora haver seriedade no STF para manter essa decisão.

ANTÔNIO CARLOS DE PAULA (Mogi Mirim, SP)

-

MORAES NO STF

O editorial "Na berlinda" repõe o marco de independência do jornal ao tratar com equilíbrio e sem paixão a indicação de Alexandre de Moraes para o STF. A cidadania brasileira fica mais esgarçada diante de um participante do governo a desviar-se de sua própria tese constitucionalista, que justificaria seu impedimento para aceitar tal indicação. De outro lado, Michel Temer confirma as razões dos 46% que consideram ruim ou péssima a sua gestão no Planalto.

JONAS NILSON DA MATTA (São Paulo, SP)

*

O que chama atenção no Brasil atual não é a nomeação ao STF, com claros objetivos de "estancar a sangria", de alguém tão ligado a Temer e ao PSDB. É o fato de terem desaparecido completamente aqueles que vociferam contra a corrupção e contra o aparelhamento das instituições, que bateram panelas, que encheram as ruas. Onde foi parar a indignação do brasileiro?

CRISTIANO PENHA (Campinas, SP)

*

Sendo os Poderes da República independentes, é estranho que os ministros do STF sejam indicados pelo Executivo e aprovados pelo Legislativo.

PAULO T. J SANTOS (São Paulo, SP)

*

Moreira Franco ministro, Alexandre de Moraes no Supremo. O sistema é muito forte, praticamente inviolável. Esta geração não verá pelas costas essa elite maligna que domina o Brasil. Podemos perder as esperanças.

JOSÉ DIEGUEZ (São Carlos, SP)

*

A indicação de Moraes deve ser recusada pelos senadores. Quando da sabatina, devem simplesmente perguntar se é verdadeira a informação de que afirmou que aqueles que estão no governo não devem ser indicados para o STF. Se confirmar, deve ser recusado, sem mais perguntas. Se negar, deve também ser recusado, desta vez por estar mentindo. Assim teremos como remendar mais uma impropriedade de um presidente irresponsável.

ARISTIDES C. A. DE SÃO THIAGO (Campinas, SP)

-

OPERAÇÃO LAVA JATO

Eduardo Cunha afirmou ao juiz Sergio Moro que Temer participou de reunião, em 2007, para definição de nomes do PMDB para diretoria da Petrobras. O presidente nega. Quem mente?

MÁRCIA MEIRELES (São Paulo, SP)

*

O ministro Gilmar Mendes, do STF, critica as alongadas prisões ordenadas pelo juiz Sergio Moro para réus da Lava Jato. É sabido que o país tem uma população carcerária que supera 600 mil, sendo quase 40 % de presos provisórios aguardando julgamento em cadeias superlotadas. Gostaríamos de saber se o ministro tem alguma coisa a dizer sobre essa desumana e torturante situação de presos não estrelados.

JOÃO HENRIQUE RIEDER (São Paulo, SP)

-

MOTIM NO ES

Sobre o editorial "Caos capixaba", a greve é ilegal. A população não tem culpa dos desmandos do governo ou da opção de carreira que essas pessoas fizeram. Voltar ao trabalho é a única coisa sensata a fazer.

CLOVES OLIVEIRA (Valinhos, SP)

*

Os PMs do Espírito Santo demonstram covardia ao se esconderem atrás de suas mulheres para deflagrarem greve totalmente ilegal, deixando a população capixaba desassistida. Aproveitam-se ainda de um momento delicado do governador, que se encontrava hospitalizado em São Paulo. Que a situação caótica provocada por esses maus cidadãos sirva de alerta para aqueles "especialistas" que pregam o fim das PMs.

OSVALDO CESAR TAVARES (São Paulo, SP)

*

Interessante. Por mais que se invista em educação, saúde, obras, transporte etc., ao que parece absolutamente nada funciona sem a polícia. Agora a população está querendo a odiada e sempre culpada polícia de volta às ruas. Pois bem, valorizem aqueles que garantem o funcionamento social e eles voltarão a defender seus verdadeiros patrões, a sociedade.

PAULO JOSE HERNANDEZ (Uberlândia, MG)

*

Os governos têm que ter muito cuidado, pois a desobediência militar e o aumento da criminalidade estão causando uma verdadeira guerra civil em vários Estados. Punição exemplar para esses policiais, pois caso contrário ocorrerá o mesmo em outros Estados.

CLAUDIO MOURA (Ananindeua, PA)

-

MEDICINA

Sobre o artigo de Roberto Kalil Filho, as mais respeitadas instituições do mundo possuem um código de conduta ou de recomendações para orientar seus profissionais, inclusive sobre o seu comportamento nas redes sociais. Não cabe, portanto, infligir culpa apenas à médica. A instituição que ele dirige, considerada de altíssimo nível, também falhou, e muito, nesse sentido.

EDEVARD J. DE ARAUJO (Florianópolis, SC)

-

COLUNISTAS

Parabéns, Jairo Marques, pelo belíssimo e tocante depoimento. Resiliência, mas a que custo? Uma chamada à reflexão necessária para todos.

PAULA ROCHLITZ (São Paulo, SP)

*

A colunista Alessandra Orofino talvez devesse mesmo ter cedido o espaço para um "Bolsonaro" qualquer. O discurso seria previsível, reacionário, mas é aquilo e pronto. Não é o dos progressistas que fizeram carreira na imprensa e se comportam como se estivessem chegando agora e não tivessem nada a ver com o desastre/suicídio coletivo da esquerda. Eu gostaria mais de um Nelson Rodrigues revisitado do que dessa geração "smart, only the phone".

MARCIO MACEDO (Belo Horizonte, MG)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: