Folha de S. Paulo


Gilmar Mendes brinca com coisa séria, diz leitor sobre críticas a Luiz Fux

PACOTE ANTICORRUPÇÃO

Enquanto o ministro do STF Gilmar Mendes brinca com coisa séria, ridicularizando seu colega, o ministro Luiz Fux faz seu trabalho em defesa da correção constitucional de uma demonstração da vontade popular, recebida e processada irregularmente, às pressas e na calada da noite pelo Congresso Nacional!

ROBERTO C. DO AMARAL (Curitiba, PR)

*

É incrível a desfaçatez de Renan e Rodrigo Maia, que, apoiados por Gilmar Mendes, bradam que a decisão do ministro Luiz Fux foi uma interferência indevida no Legislativo. A decisão do ministro Fux foi extremamente justa e esclarecedora. A Câmara não seguiu os preceitos legislativos adequados, e "houve evidente sobreposição do anseio popular pelos interesses dos parlamentares". Desfiguraram completamente oito das dez propostas populares, além da que trata de abuso de autoridade.

FRANCISCO DE ASSIS FARIA (Belo Horizonte, MG)

-

SILAS MALAFAIA

Todos, sem exceção, deveriam declarar ao fisco a fonte de suas rendas e doações. Seitas ricas, fiel pobre!

PAULO ANTONIO DE FIGUEIREDO (Itaúna, MG)

*

Antes de mais nada:Silas Malafaia, você é cidadão em condições de igualdade com todos nós. Não tem estrela na testa. Está sendo investigado com base em indícios e tem amplo direito de defesa. Responderá em liberdade. A isso chama-se Estado democrático de Direito. Funcionando, até que enfim!

LUIZ PAULO SANTANA (Belo Horizonte, MG)

*

Ser investigado, acusado e ter seu nome no jornal não descredibiliza o pastor Silas Malafaia. Eu acompanho a sua carreira, assim como a de muitos outros, e sei do seu trabalho. Quem acusa prova. Se for culpado, tomara que seja colocado em uma cela bem pequena. Mas ainda continua sendo uma figura na luta contra algumas injustiças que algumas minorias querem impor à maioria.

SAMUEL RODRIGUES DE OLIVEIR (São Paulo, SP)

-

OPERAÇÃO LAVA JATO

Tão comuns há pouco tempo, os vazamentos de delações premiadas agora preocupam. O ministro do STF Gilmar Mendes já disse que poderão anular processos. Pedro Luiz Passos fala em "súbita profusão" deles. Por que "súbita"? Não eram esperados? Ato falho ou alguém rompeu algum pacto?

ADEMAR G. FEITEIRO, advogado (São Paulo, SP)

*

Marcelo de Carvalho destrinchou com raciocínio e conclusão das mais claras o atual momento vivido pelo país. Sintetizou com habilidade didática, mas sensível, um assunto que daria livros e livros sobre o tema da cultura política nacional.

GERALDO PERES GENEROSO, escritor (Ipaussu, SP)

-

PSDB

Geraldo Alckmin e seus correligionários têm mostrado grande insatisfação com a prorrogação, por mais um ano, do mandato de Aécio Neves como presidente nacional do PSDB. Parece mesmo que o governador vem experimentando a mesma dose do veneno que ele destilou nas prévias que escolheram João Doria como candidato a prefeito de São Paulo.

GUILHERME DELORENZO (São Paulo, SP)

-

CORRUPÇÃO

Os políticos de nosso país dizem admirar o grande Ulysses Guimarães, mas nenhum deles gosta de citar uma de suas célebres frases: "Não roubar, não deixar roubar, pôr na cadeia quem roube. Eis o primeiro mandamento da moral pública". Será que algum deles tem medo de ver essa frase sendo colocada em prática?

ABRÃO FIGUEIREDO LEÃO (Campinas, SP)

-

COLUNISTAS

Parece que, em "A vida na terceira pessoa", Ruy Castro voltou a ser o colunistas que todos nós queremos. Para falar de política e de políticos já existem outros, que nunca conseguirão fazer um texto como o dele. Parabéns.

LUIZ FERNANDO SCHMIDT (Goiânia, GO)

*

Brilhante a análise de Matias Spektor. Quando as elites, principalmente as encasteladas no serviço público, têm que abrir mão de seus privilégios, assistimos, estupefatos, a esperneios de toda ordem. A classe política, assediada pela população, está muito mais aberta a discutir privilégios como os supersalários do funcionalismo, motivada pelo instinto de sobrevivência. Pelo andar da carruagem, ainda vão fazer de Renan Calheiros herói nacional.

MANOEL TERRA VERDI (Fernandópolis, SP)

-

REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Ouvir dom Paulo Evaristo Arns era ouvir a fé na humanidade, era ter esperança. Graças a Deus ainda temos Frei Betto. Suas palavras em "Reforma da Previdência 2036" são a verdade. Em 2036 morreremos por inanição, doenças ou dizimados, pois nada mais teremos, a esperança se vai nesses 20 anos de hipócritas conveniências. Palavras proféticas de Frei Betto. Ao povo nada, aos poderosos e militares tudo!

MARIZA BACCI ZAGO (Atibaia, SP)

-

BOAS AÇÕES

Na quinta (15), a Folha nos brindou com dois momentos de grandeza: a reportagem sobre o trabalho desenvolvido no Centro Promocional Dino Bueno e as diferentes reportagens sobre a figura ímpar de d. Paulo Evaristo Arns. Obrigada por nos lembrar que neste país há pessoas do bem.

M. LOURDES R. KRIEGER LOCKS (Florianópolis, SC)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: