Folha de S. Paulo


Leitores comemoram liminar que afastou Renan Calheiros

RENAN AFASTADO

Agora é torcer para que o plenário do STF confirme a liminar e que Renan fique afastado de vez! Quantos ficarão quando a caixa de Pandora das delações da Odebrecht for aberta?

ROSÂNGELA BARBOSA GOMES (Salvador, BA)

*

Finalmente uma boa notícia para nos dar algum alento!

CECILIA AMELIA ESCANHOELA (Campinas, SP)

*

Demorou, mas chegou sua hora, Renan. Só falta a cassação pelo Senado para que seja mandado para as mãos do juiz Moro.

VERA LUCIA BAPTISTAO (São Paulo, SP)

-

REFORMA DA PREVIDÊNCIA

A reforma deve ser feita, porém ela deve ser repensada. Afinal, da forma como está, mantém alguns privilégios para algumas categorias, mas todos pagamos igualmente. Não é justo.

ROSANA LOURO (Mairiporã, SP)

*

O problema não será apenas ter saúde para trabalhar até os 65 anos, mas ter a supersorte de trabalhar em uma empresa que o mantenha empregado até essa idade. A grande maioria vai contribuir até 58 ou 60 anos e, desempregada, não vai conseguir se aposentar nunca!

PEDRO F. DE GEORGE NETO (Niterói, RJ)

-

TRAGÉDIA NO FUTEBOL

A maioria dos amantes do futebol acompanhou um sonho no início do ano: ver o futebol alegre do Audax, comandado por Fernando Diniz, ser campeão. No final deste mesmo ano, essas mesmas pessoas acompanharam outro sonho: ver a jovem Chape ser campeã. Por motivos distintos, ambos não se realizaram. Mas há muitos pontos em comum nesses dois projetos. Ver Diniz reconstruir o time da Chapecoense seria um sonho que poderia cativar e inspirar toda uma nação.

MARCELO MATSUDA KUGUIMOTO (São Paulo, SP)

-

DESMATAMENTO

Como diz o editorial "Recaída no desmate", "entre agosto de 2015 e julho de 2016, a área desflorestada alcançou 7.989 km". Com isso, meio bilhão de árvores perdeu espaço. Que custo ambiental alto! As atividades agropecuárias são importantes para o Brasil, mas a predação ambiental desse porte é intolerável. Por onde anda o planejamento responsável, necessário, inteligente e sustentável?

RICARDO PEDREIRA DESIO (São Paulo, SP)

-

FIDEL CASTRO

Considero o artigo de Anthony Depalma o protótipo daquilo que pretende denunciar. É a negação de tudo o que foi construído em Cuba, com a adesão e concordância dos cubanos. Negar que o bloqueio econômico dos EUA gerou carências na ilha, negar que Cuba tem um dos melhores sistemas de educação e saúde, atrás de pouquíssimos países (segundo órgãos internacionais isentos), é tentar manter o mito de que as vitórias de Cuba não são reais.

ODILA MARIA FERNANDES BRAGA (Uberaba, MG)

-

FERREIRA GULLAR

Somos ágeis em buscar sentido em quase tudo. O texto de domingo de Ferreira Gullar na Folha tem ares de serenidade, reconciliação e despedida. Vamos sentir saudades.

MARCELO SACRINI (Bragança Paulista, SP)

*

Gostei das ideias de Ferreira Gullar sobre o erro de Marx e dos políticos fanáticos pelo marxismo. Penso que Marx e Gullar tinham muito em comum: rara inteligência, excesso de generosidade e ideias fortíssimas na política social. Pena que, assim como a sociologia perdeu Marx e o século 20 passou sem um substituto à sua altura, o Brasil, no século 21, dificilmente produzirá outro Gullar. Ele não foi apenas um político que fazia arte. Foi um artista que fazia política. Que honremos seu funeral e preservemos suas ideias.

HILÁRIO COUTINHO (Pouso Alegre, MG)

*

Morre um poeta e morremos todos um pouco. Sentirei saudade desse poeta do poema sujo.

GUSTAVO A. AMARANTE (São Paulo, SP)

*

Lamento profundamente a morte de Ferreira Gullar. Que pessoa rara!

MARIA E. B. TEOBALDO (Belo Horizonte, BH)

-

QUADRINHOS

Favor informar os quadrinistas e cartunistas de que ressentimento não tem graça. Solidário com a atual geração, torço para que os autores cresçam até atingir o nível de Laerte, genial mesmo quando abominável. Sei que é difícil suceder a geração de Glauco e Angeli. Contudo charges e quadrinhos calcados no despeito só prejudicam essa forma maior de arte e crítica.

ANTONIO CELSO NOGUEIRA LEITE (São Paulo, SP)

-

COLUNISTAS

Deliciosa a crônica de Pondé. O grande mérito das esquerdas revolucionárias foi desiludir as pessoas inteligentes e de boa-fé da mentira e da inexequibilidade de seus propósitos. Ainda assim, é possível encontrar dinossauros hirsutos, com mais de 50 anos, crentes em delírios megalomaníacos dessa natureza. Pior: essa gente, em geral hiperdiplomada, de classe média alta, vira as costas às vítimas no mundo, sacrificadas no altar do "bem comum".

REINALDO FERREIRA (São Carlos, SP)

*

Excelente a coluna de Ronaldo Lemos sobre o design anticonsumidor. Quem já não caiu nos caminhos mal traçados de sites que induzem a erro de navegação, com o claro intuito de levar à compra de produto ou serviço ou impedir o seu cancelamento? Ótima notícia saber de projetos como o DarkPatterns.org e da mobilização em torno da criação de um código de ética para designers, para que recusem esse tipo de trabalho.

ELIANE STEPHAN (São Paulo, SP)

*

A analogia feita por Leão Serva é muito boa, ainda mais que, a depender da fonte da energia elétrica usado nos carros, a poluição resultante é apenas "movida" de lugar. Vivemos na sociedade do automóvel, exacerbando nosso individualismo, e ainda é utópico o mundo pós-carro, por mais necessário e lógico que seja.

ADILSON ROBERTO GONÇALVES (Campinas, SP)

*

O colunista Valdo Cruz afirms em seu artigo que desta vez o governo Temer escapou. Refere-se às manifestações do último domingo, realizadas, como sempre, em locais frequentados pela classe média, não pelo povão. E cabem ainda as seguintes observações: por que não se faz pressão contra os congressistas em suas bases eleitorais? E mais, será que não está na hora de se discutir também o impeachment do líder de um governo em que a corrupção está presente? Por que a diferença de tratamento?

URIEL VILLAS BOAS (Santos, SP)

-

ANTERO DE QUENTAL

Parabéns à Folha pela publicação da belíssima foto de Antero de Quental.

PAULO C. RUSSI DE CARVALHO (Piracicaba, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: