Folha de S. Paulo


Enquanto milhões choravam, Câmara tentava fugir da Justiça, diz leitor

PACOTE ANTICORRUPÇÃO

Enquanto milhões choravam pelo maior acidente do esporte brasileiro, um punhado de deputados legislava pela "autoimpunidade". Até quando, Brasil?

CARLOS VALLADÃO, publicitário (São Paulo, SP)

*

Não entendo e não concordo com essa ameaça de renúncia dos procuradores da Lava Jato. Em vez de acampar no Congresso e fazer lobby, deveriam debater as medidas. Entendo que a democracia e a independência dos Poderes se constroem com debate e diálogo pleno. Tomar uma posição como essa neste ambiente de manifestação é colocar lenha na fogueira.

GERMANO QUITETE MACHADO (Salvador, BA)

*

Essa conduta da Câmara na votação das dez medidas contra a corrupção era esperada. Afinal, como poderia ser diferente? Onde se viu criminoso ser artífice do código penal? Só aqui e na Itália! É uma gente que usa de sua função institucional e constitucional para se salvaguardar. Essa legislatura vai entrar para história como a mais pífia que o país já teve. Gostaria com todas as forças de minha mente e coração de que fosse o fim da vida pública de todos esses parlamentares indignos de sua função!

LUIZ ERNESTO BRAGA SALERNO (São Paulo, SP)

*

Minha conclusão é a seguinte: os parlamentares que votaram contra as dez medidas anticorrupção assinaram um atestado de conivência com a amoralidade. A atitude dos congressistas, ao trair o povo para livrar suas cabeças, é repugnante, antipatriota, despudorada. Não deveriam ter o direito de estar ali sentados representando aqueles que neles depositaram confiança. Um Congresso com reputação deteriorada deveria ser dissolvido!

REGINA ATHAYDE (São Paulo, SP)

*

Deus tem de enviar rápido um sinal de que continua sendo brasileiro. Não é possível que haja tanta gente apostando no quanto pior melhor. O PT orquestra a campanha contra o teto das despesas públicas. A Câmara aprova um projeto anti-Brasil. E Temer age como o piloto de um Boeing lotado que, em plena tempestade, turbulência e com dois motores falhando, preocupa-se com a briga de dois tripulantes sobre o shampoo que a comissária usa.

JOSÉ DALAI ROCHA (Belo Horizonte, MG)

*

A Folha conta claramente a verdade sobre a jogada vergonhosa para inocentar os corruptos da pátria. Pedimos que alerte o povo brasileiro e mostre quais são os políticos, seus nomes e partidos, e o que estão tramando. Que convide os juízes e procuradores para discutir o projeto em Brasília. Nos ajude a ajudar o Brasil.

MILTON RODARTE (Ribeirão Preto, SP)

*

Isso sim foi um golpe em todos os brasileiros de bem!

MONIQUE DIAS (Pinhais, PR)

*

Enquanto todo mundo chora e homenageia os mortos na maior tragédia do futebol brasileiro, a Câmara aprova texto para escapar da Justiça.

MARCOS BARBOSA (Casa Branca, SP)

-

TRAGÉDIA NO FUTEBOL

Sonhos. Esse era o combustível que alimentava os jovens de carreiras promissoras da Chapecoense, time que conquistou espaço entre os grandes clubes de futebol. Infelizmente, por um infortúnio da vida, toda a alegria se converteu em um triste pesadelo. Que os familiares sejam consolados, os sobreviventes alegrem-se em viver, e os que deixaram esta vida sejam lembrados como heróis.

DIONE BATISTA PEREIRA (Valinhos, SP)

*

Os brasileiros penhoradamente agradecem ao povo e às autoridades colombianas pelas expressivas, nobres e cativantes manifestações de carinho e solidariedade diante do acidente que vitimou jogadores da Chapecoense e jornalistas. A tragédia, que abalou o mundo inteiro, uniu nações em um só coração, tomadas pelo sentimento da fraternidade universal, com amor, orações e fé.

VICENTE LIMONGI NETTO (Brasília, DF)

*

Com tantas e merecidas homenagens que estão sendo realizadas no Brasil e no mundo, seria maravilhoso se todas a equipes de futebol do país fizessem com que seus jogadores entrassem com uma braçadeira de luto em seus próximos jogos. A homenagem seria maior ainda se os outros esportes, nos seus primeiros jogos programados, também portassem a braçadeira.

DOUGLAS JORGE (São Paulo, SP)

*

Parabéns, Folha. Parabéns para quem participou e elaborou as reportagens sobre o acidente da Chape. É assim que se concorre com a TV e a com a internet.

CLAYTON LUIZ CAMARGO (Curitiba, PR)

*

Pelas estatísticas, são jatinhos, helicópteros e aviões fretados que estão sempre virando manchete sobre desastres. Qual a razão para isso? Falta de manutenção adequada? Imperícia dos pilotos? Na dúvida, seria mais seguro as pessoas procurarem somente os voos comerciais. Às famílias enlutadas dos jogadores da Chapecoense só resta aceitar as condolências de um mundo consternado.

CLÁUDIO DE MELO SILVA (Olinda, PE)

*

No meio de tanta comoção, uma reflexão. Se o chute do jogador argentino, ao 48 minutos do segundo, tivesse entrado, ele teria salvo 71 vidas! Esse é o mistério da vida, do divino e do espiritual.

JOÃO ISRAEL NEIVA (São Paulo, SP)

-

COLUNISTAS

Lamentável o reducionismo de Hélio Schwartsman em "Busca infrutífera", ao classificar as religiões como "infantis" e superexaltar a ciência. Inacreditável que um formador de opinião desconheça a existência de diferentes tipos de racionalidade (das quais a científica é uma parte entre tantas). Atacar as religiões, manifestação de todas as culturas e épocas da civilização humana, é declarar irremediavelmente falida a humanidade como um todo.

VINÍCIUS FERREIRA AFONSO (Santo André, SP)

*

Julianna Sofia mostrou o descalabro da gastança do governo Temer. Armínio Fraga, em entrevista ao "Valor", cobrou ajuste imediato. Eles não dizem, mas o problema é Temer. E, enquanto não se lidar com essa questão (seu afastamento da Presidência), as coisas só ficarão piores.

RAFAEL ALBERTI CESA (Caxias do Sul, RS)

-

EDUCAÇÃO

Sobre a carta do secretário José Renato Nalini explicando as maravilhas da educação no Estado de São Paulo, ele se esqueceu de dizer que a situação salarial dos professores está crítica, que não temos reajuste desde julho de 2014. Os professores na ativa recebem um bônus anual, mas os aposentados...

CYNTHIA TALIBER, professora (São Paulo, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: