Folha de S. Paulo


Ao inagurar Bangu 8, Cabral estava de olho no futuro, brinca leitor

OPERAÇÃO CALICUTE

O grande erro de Sérgio Cabral, quando governador, foi não ter reformado Bangu, construindo celas confortáveis. Afinal, nunca se sabe o dia de amanhã.

JOSUÉ LUIZ HENTZ (São João da Boa Vista, SP)

*

E pensar que Sérgio Cabral inaugurou o Complexo de Bangu 8, que hoje o hospeda. Um homem que, à época, já estava de frente para o futuro.

GILBERTO M. COSTA FILHO (Santos, SP)

*

A prisão de dois ex-governadores do Rio de Janeiro mostra uma situação que merece uma profunda reflexão e que começa com a decepção dos seus eleitores. Mas há outra questão que precisa ser avaliada. Eles não agiram de forma isolada, há toda uma equipe que ocupa cargos públicos importantes. E outra: como fica o conceito da classe empresarial diante de tantas irregularidades?

URIEL VILLAS BOAS (Santos, SP)

*

Seria a comida do presídio fornecida por empresa de algum amigo, sem licitação?

CARMEN RODRIGUES (S. José dos Campos, SP)

*

Está bombando na internet: "Uma parcela dos cariocas diz que, no Rio, se rouba desde Garotinho. Outra parcela garante que a rapinagem vem desde Cabral." A conferir.

JOAQUIM QUINTINO FILHO (Pirassununga, SP)

-

CHEQUE DE R$ 1 MILHÃO

É bem esquisita a mudança de versão de Otávio Azevedo sobre o cheque de R$ 1 milhão para a campanha de Dilma e Temer. Primeiro, ele disse que era propina. Agora, resolveu que não era. A pessoa faz uma delação, muda de ideia e fica por isso mesmo? Que esculhambação! Que versão é verdadeira?

LICA CINTRA (São Paulo, SP)

*

Otávio Azevedo fez delação premiada afirmando que a doação para a campanha presidencial de Dilma e Temer era dinheiro ilícito dado ao PT. Aí aparece o cheque da tal doação, nominal à campanha de Temer, e o delator muda a história, diz agora que a doação foi legal. Uma das versões é mentirosa. Como fica a situação de um delator que mente?

MÁRCIA MEIRELES (São Paulo, SP)

-

ESCOLAS OCUPADAS

É errôneo comparar as ocupações estudantis com a que se viu no plenário da Câmara Federal, como faz o editorial "Sinais de alerta". Enquanto o primeiro grupo luta, por meio da imobilização do espaço público, pela participação dos estudantes na reforma do ensino médio e é contra a PEC 241 e a tal "Escola sem Partido", o segundo tenta pôr fim à democracia brasileira, com o fechamento do Congresso. Os estudantes são democráticos, os "patriotas" não. São criminosos.

KAYO CÉSAR (Belém, PA)

-

ATAQUE À IMPRENSA

Minha solidariedade a Caco Barcellos, brilhante jornalista cujo programa, Profissão Repórter, é caracterizado por coragem, ousadia, criatividade e visão progressista sobre problemas no Brasil e no exterior. Agredi-lo constitui ação tão condenável quanto as daqueles que invadiram com violência o plenário da Câmara dos Deputados pedindo a ditadura militar.

EDUARDO MATARAZZO SUPLICY, vereador eleito (PT) (São Paulo, SP)

-

TARIFA DE ÔNIBUS

Doria não vai cumprir a promessa? Que estranho. Ele não falou que era gestor, e não político?

FERNANDO DE PAULO MORAD (São Paulo, SP)

*

Detalhe importante: Doria prometeu isso depois de eleito. Foi mais um arroubo de poder do que promessa para ganhar votos, mas mostra que ele não estava tão preparado quanto imaginava.

NELSON LIPORACI (Ribeirão Preto, SP)

*

Doria prometeu que em 2017 não aumentaria a tarifa de ônibus. Agora, não só fala na possibilidade de aumentar o preço como, pior ainda, fala em acabar com a gratuidade aos idosos concedida na gestão Haddad. Cadê o gestor Doria?

CELSO LEITE (Osasco, SP)

*

Contrariando promessa, o neo-eleito prefeito Doria já estuda reajustar as tarifas dos ônibus municipais. Sem dúvida ouviremos de novo o bater das panelas nas sacadas e os gritos de "estelionato eleitoral"! Ou não?

FABRIZIO WROLLI (SÃO PAULO, SP)

-

DIREITOS DOS ANIMAIS

Interessante a colocação do advogado Hélio Silva Jr., comparando a crueldade contra bois nas vaquejadas ao abate de animais diversos em rituais religiosos. Acredito que poucos perceberam que o sofrimento e morte impostos a esses animais, seja em nome da tradição, seja em nome da religião, é o mesmo. Portanto merecem proibição do STF.

RITA DE CÁSSIA ANTONIASSI (São Paulo, SP)

-

COLUNISTAS

A coluna de Reinaldo Azevedo expõe o principal risco do avanço de uma agenda conservadora: a busca de um bode expiatório, no caso, as minorias, como responsáveis por todos os problemas e males da sociedade. A história sempre se repete. Uma verdadeira democracia não é aquela que satisfaz a vontade da maioria, mas aquela que protege suas minorias da força desproporcional que a maioria impõe.

ALEXANDRE SANTOS GONCALVES (São Paulo, SP)

-

ESPORTE

Quero dar meus aplausos e elogios à Folha pela apresentação diária do demonstrativo das partidas de futebol já realizadas, com seus resultados, e as partidas a serem realizadas, que aparecem acompanhadas dos horários em que acontecerão, deixando o leitor inteiramente a par do que ocorre no nosso campeonato. Parabéns!

DOUGLAS JORGE (São Paulo, SP)

-

POLÍCIA MILITAR

Parabenizo a Folha por externar a seus leitores o lado humano e sensível do policial militar. Assim como o soldado Joaquim Lima Sales, que trabalha no Fórum Criminal da Barra Funda, temos outros excelentes exemplos de homens e mulheres que dividem o tempo entre proteger as pessoas e desenvolver a arte e a cultura –o que também é um grande orgulho para toda a população.

ALVARO BATISTA CAMILO, deputado estadual (PSD) (São Paulo, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: