Folha de S. Paulo


Não quero uma democracia que rime com hipocrisia, diz leitor

DEMOCRACIA

Não quero uma democracia que rime com hipocrisia. Que democracia é essa em que aqueles que conquistam mais votos não são necessariamente os eleitos? Que liberdade de escolha é essa em que o programa eleitoral é obrigatório? Que estrutura política é essa em que os partidos se aliam pelos mais diferentes motivos, menos os ideológicos? Já passou da hora de o gigante adormecido não apenas sonhar, mas exigir o mínimo de ordem e obter o máximo de progresso.

MAURO WAINSTOCK (Rio de Janeiro, RJ)

-

OPERAÇÃO LAVA JATO

Cirúrgico e exemplar o texto de Mario Sergio Conti ("Quero ser John Malkovich", "Poder", 30/9) sobre o desastrado ocupante do Ministério da Justiça. Possivelmente tal senhor desconsiderou sua necessária postura republicana. Talvez tenha sentido saudade dos dias em que era advogado do dono de outro poder da República, recentemente cassado em seu mandato. Carente da antiga glória, o senhor Ministro optou por protagonizar uma performance à la Yul Brynner, como destaca o colunista. Resultado: irritou até seu chefe imediato.

JONAS NILSON DA MATTA (São Paulo, SP)

*

Ainda que não tenha sido previamente informado sobre a Operação Omertà, da Polícia Federal, Alexandre de Moraes merece demissão sumária e os rigores da lei. Ele se utilizou de um cargo público para fazer campanha. Em comício de um candidato que apoia, Moraes tentou fazer crer aos potenciais eleitores que uma nova ação da Lava Jato se deveria a um ato voluntário seu, e não, como é o correto, a um ato de ofício da Polícia Federal, que chefia.

KLEBER PONZI (Belém, PA)

-

TRANSPORTE

Leão Serva cinge-se apenas ao aspecto econômico, considerando o carro como um investimento financeiro e esquecendo-se de que a maioria das pessoas adquire um veículo por necessidade, para usá-lo a seu serviço. Entendo que o carro deve ser observado sob a ótica do custo-benefício, e, principalmente, sob a ótica do conforto, uma vez que, como é sabido, os meios de transporte de São Paulo não são os mais confortáveis ("Carro, o pior investimento do mundo", "Cotidiano", 26/9).

PAULO FRANCISCO DE CARVALHO, advogado (São Pedro do Turvo, SP)

-

GREVE DOS BANCÁRIOS

Insensíveis aos problemas que vêm causando à população, banqueiros e bancários sentam-se à mesa para discutir a finalização da greve. No entanto, nada mais fazem do que trocar farpas —e vão levando "no tapa" a resolução de assunto mais que crucial.

DOUGLAS JORGE (São Paulo, SP)

-

MICHEL TEMER

Curioso ver o presidente Temer afirmar não ter culpa pelos 12 milhões de desempregados como se ele não tivesse sido vice-presidente do país nos últimos seis anos e seu partido um dos maiores integrantes da base dos dois governos da ex-presidente Dilma.

CARLOS CARMELO BALARÓ (São Paulo, SP)

-

IMPEACHMENT

Pablo Holmes argumenta que, numa ditadura, as leis emanam do ditador e que sua legitimação, mesmo pela suprema corte, seria questionável ("Impeachment sem legitimação", Tendências/Debates, 26/9). Apesar de concordar com a afirmação, discordo dela como argumento para o artigo. Diferentemente do que afirma, as regras do impeachment não foram criadas sob ditadura, mas pela Constituição. Discordo também que o reconhecimento da legitimidade pelos derrotados seja condição necessária para assegurá-la, o que não quer dizer que não percam o direito de fazê-lo.

LUIZ DANIEL DE CAMPOS (São Paulo, SP)

-

ESPORTE

Sempre que leio o caderno "Esporte", tenho a impressão de que os que produzem esse material não gostam de esportes e detestam, particularmente, o futebol. Por mais que —imagino— considerem futebol uma atividade menor, que aliena, não podem ignorar que é o principal esporte nacional e merece ser tratado com o devido respeito.

SIMON WIDMAN (São Paulo, SP)

-

REFORMA NA EDUCAÇÃO

Enviem a matéria do Drauzio Varella ("A vida sedentária", "Ilustrada", 1º/10) para a equipe do Michel Temer. Precisamos não somente da educação física obrigatória, como o seu conteúdo precisa ser atualizado e os professores preparados para educarem seus alunos para uma vida saudável.

HENRIQUE ROZENFELD (São Carlos, SP)

-

ANDRÉ SINGER

Pela coluna de André Singer ("Cenários", Opinião, 1º/10), eterno porta-voz do petismo, percebe-se o esboço do discurso da derrota. Resta saber se, com os resultados que as pesquisas indicam, irão, surpresos, declarar que os eleitores brasileiros são todos coxinhas golpistas.

LUÍS ROBERTO NUNES FERREIRA (Guarujá, SP)

-

NATUZA NERY

Não entendi, sempre achei a jornalista Natuza Nery tão esperta. Dizer que não entende que em São Paulo está indo ao segundo turno direita x direita e chamar o João Doria de "almofadinha" só por ser educado? Fala sem ódio? Respeita os outros? Estou cheio de criadores de ódio, autoritárias, leis irritantes, deboche. Espero que desta vez a direita volte e traga paz. A esquerda destruiu a gentileza, a alegria.

ROBERTO MOREIRA DA SILVA (São Paulo, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: