Folha de S. Paulo


Polícia Federal precisa se dissociar do Poder Executivo, diz leitor

OPERAÇÃO LAVA JATO

Tudo me faz supor que o ministro da Justiça, Alexandre Moraes, monitora dia e noite as operações da Polícia Federal — e com um olho enorme na Lava Jato. Quer ser o primeiro a informar ao chefe quando os atingidos forem os amigos. Fico supondo também o quanto esse pessoal influencia as operações quando se referem aos governos estaduais, que não têm a mesma visibilidade e monitoramento da imprensa. Dá para imaginar quanta sujeira foi jogada para baixo do tapete.

MAURO TADEU ALMEIDA MORAES (Curitiba, PR)

*

Para o bem do Brasil, a PF deveria ser desvinculada do Poder Executivo, e, se possível, da politicagem. Isso, sim! Força, Lava Jato! Limpem o país!

ROGER BEGGIATO (Florianópolis, SC)

*

Se ainda havia alguma dúvida de que a Operação Lava Jato está a serviço do golpe, ela se dissipou completamente com a prisão do ex-ministro Antonio Palocci depois da "dica" do atual ministro da Justiça aos integrantes do MBL. Parece que já nem é preciso mais disfarçar quem são os patrões do juiz Sergio Moro.

MÁRCIO FONSECA (São Paulo, SP)

*

Palocci já devia ter sido preso quando tentou incriminar o funcionário do seu sítio.

PEDRO PEREIRA (Curitiba, PR)

-

NOVO ENSINO MÉDIO

Chegamos ao ponto de ser necessário o desabafo de Fausto Silva para que se ouça o estrago educacional promovido pelo governo que se instalou em Brasília. A Folha ainda tenta defender as mudanças em um confuso editorial, que mescla ação necessária com maneira inoportuna. Uma medida provisória para algo que será implementado ao longo de anos, ignorando a discussão necessária, é rasgar, não resgatar, o ensino.

ADILSON ROBERTO GONÇALVES (Campinas, SP)

-

PAZ NA COLÔMBIA

Estranho o acordo de paz entre as Farc e o governo colombiano. Os narcoguerrilheiros sequestraram, mataram, roubaram, cometeram atos terroristas e agora simplesmente querem que tudo isso seja esquecido e que eles se transformem em um partido político. Se a moda pega, logo a Lava Jato vai receber propostas de "acordo de paz" de uma turminha que aprontou poucas e boas.

JOSUÉ LUIZ HENTZ (São João da Boa Vista, SP)

-

IMPEACHMENT

O artigo de Pablo Holmes diz que o procedimento foi amplamente contestado no Brasil e no exterior, referindo-se às manifestações de poucos artistas e de poucos black blocs. Por outro lado, omite que o Congresso agiu pressionado por grandes manifestações populares pelo impeachment, em contraposição a pífios desfiles vermelhos "em defesa da democracia".

ROBERTO DOGLIA AZAMBUJA (Brasília, DF)

-

'AQUARIUS'

O artigo "Aquarius", de Samuel Pessôa, desconstrói com lições de realidade a personagem Clara, de "Aquarius", mostrando seus privilégios e o quanto a denúncia pretendida pelo filme é vazia.

VICTOR HARGRAVE (Campinas, SP)

*

O que Samuel Pessôa parece cobrar de Clara, de "Aquarius", é o altruísmo para com empreendedores, ex-moradores do edifício, a Prefeitura do Recife e trabalhadores da construção civil. Clara vivia num apartamento sem ostentação, sem varanda gourmet, num prédio velho e sem elevador. O valor de Clara está em não se deixar intimidar pela ganância das incorporadoras. Clara não é responsável pelas distorções apontadas pelo colunista. Ele poderia ter aproveitado sua coluna para criticar os gestores públicos pelos descalabros que impedem que o Brasil seja um país sadio.

WALDIR CALDEIRA (São Paulo, SP)

-

TRÍPLICE FRONTEIRA

Parabenizo o repórter Marcelo Toledo, que retratou a realidade da Tríplice Fronteira. A reportagem "Sacoleiro 'evapora' na fronteira paraguaia" mostra um retrato fidedigno da realidade na região. Paralelamente, há que se destacar, no entanto, o crescimento exponencial de turistas, com a inauguração de hotéis, bares e restaurantes que se destinam a atender tal segmento. Para nós, de Foz do Iguaçu, a situação melhorou bastante, pois houve diminuição da violência e a substituição de empregos informais por formais.

JOSÉ ELIAS AIEX NETO (Foz do Iguaçu, PR)

-

TESTES COM ANIMAIS

A Natura esclarece que desde 2006 não faz testes em animais e que defende a sua substituição na indústria cosmética por métodos alternativos ("Pesquisa com bichos passa por reavaliação" ). Acreditamos que o fim dos testes em animais pode estimular a inovação, desde que acompanhado de incentivo financeiro para o desenvolvimento científico e tecnológico da indústria brasileira, sobretudo de pequenas empresas do setor.

MICHEL BLANCO, gerente de relações com a mídia da Natura (São Paulo, SP)

-

COLUNISTAS

O artigo de Gregorio Duviver é, no mínimo, risível. Como artista, ele devia saber que há um escândalo que envolve, sim, a prefeitura e o prefeito Fernando Haddad: o escândalo do Theatro Municipal. Dinheiro roubado da cultura. Mas parece que isso não tem importância para o ator e humorista.

WELBI MAIA BRITO (São Paulo, SP)

*

Com sua característica superficialidade, Ruy Castro falseia dados de suposta conversa ocorrida há mais de 60 anos e já comprovadamente refutados por mim. Quer dar uma de engraçadinho para me atingir, porque pus a nu a mediocridade e a venalidade de suas ambições literárias. Mas dá também uma medida da confiabilidade de seus escritos e dos métodos de pesquisa que usa em suas biografias, mais vocacionadas para a gracinha e para a grana do que para a veracidade.

AUGUSTO DE CAMPOS, POETA (São Paulo, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: