Folha de S. Paulo


Ação da Operação Lava Jato quer impedir candidatura de Lula, diz leitor

OPERAÇÃO LAVA JATO

Sempre gostei das apresentações do procurador Deltan Dallagnol. Moderado ao falar, didático e muito claro, repetindo sempre que a corrupção não está confinada em um único partido. Nesta quarta (14), porém, ele apareceu com notável agressividade nas acusações a Lula, sem apresentar prova. Sem defender Lula, concluí que tal ação visa barrar sua candidatura em 2018. É a Lava Jato se transformando em "Leva Jeito".

CÉSAR M.CHAGAS (São Paulo, SP)

*

Em março, após ser ouvido pela Lava Jato, Lula disse: "Se quiseram matar a jararaca, não bateram na cabeça". Hoje, vendo que a Justiça não está para brincadeira e trabalha sério, muda a estratégia, mas sem perder a arrogância, ao julgar-se no direito de se comparar a Jesus. Um sujeito com tanto poder, autoritário e controlador, que a tudo dirigia mesmo fora do poder oficial, era ou não o comandante de tudo?

REINALDO FERREIRA MOTA JR. (Praia Grande, SP)

*

Não há novidades, tanto na acusação quanto na defesa de Lula. Creio que o que possa prevalecer em eventual condenação seja o domínio dos fatos, secundado por delação de Léo Pinheiro e outros, além de depoimentos anteriormente arrolados em indícios policiais anteriormente relatados, que poderiam se transformar em testemunhos. Em todo o caso, a situação de Lula e dos demais não é nada confortável. É preciso lembrar que José Dirceu foi condenado com base em fatos dominantes.

HADYN PIMENTA (Belo Horizonte, MG)

*

Confusa e sensacionalista a denúncia de Lula pelos procuradores da República. Agiram como "celebridades", apagando o brilho jurídico e o embasamento técnico e legal em relação às provas da investigação. Lamentável.

DAVI LOPES DOS SANTOS (Brasília, DF)

*

A esquematização mostrada pelos promotores da Lava Jato da teia de corrupção que se alastrou pelo governo do país é inegavelmente verosímil. A imputação de mentor do esquema, de comprovação material quase impossível, pode ser avaliada e julgada por um conjunto forte de evidências, como demonstrou a condenação de José Dirceu na ação penal 470.

LUÍS ROBERTO NUNES FERREIRA (Guarujá, SP)

*

Logo mostrarão a delação manipulada de Léo Pinheiro, agora calibrada para atingir Lula. Circo surreal montado por militantes golpistas que deviam estar dormindo quando FHC e sua tropa doaram parte do Brasil com dinheiro do BNDES. FHC, ao término do mandato, voou para a França para descansar em seu luxuoso apartamento. Lula, por sua vez, foi para São Bernardo. Anda de cabeça erguida pelo país, o que causa inveja e ódio. Quanto medo das urnas em 2018! Convicção sem prova é golpe, é lenda e é lixo!

WILSON RONALDO DE OLIVEIRA (Curitiba, PR)

*

Se Lula é culpado mesmo, por que não focam a denúncia na história do sítio de Atibaia, que está muito mais clara? Essa de que ele foi beneficiado com a reforma de um apartamento que não é de propriedade dele e nem nunca foi utilizado pela família dele - diferentemente do sítio! - não vai para frente. Ou os procuradores são mal-intencionados, ou são incompetentes.

LEONARDO DOS REIS GAMA (São Paulo, SP)

*

Quando estampa na capa uma manchete como a desta quinta (15), a Folha mais parece um panfleto do PSDB do que um jornal sério. Lula ainda não é réu. Não era motivo para tanto estardalhaço. Estou desanimado com a imprensa e fico cada vez mais convencido da existência de um golpe nas instituições.

FELIPE DE MOURA LIMA (Amparo, SP)

*

Lula e Zé Dirceu começaram juntos. Parece que também vão terminar.

MARILU MONDIN (Guarapuava, PR)

-

MORTE DE DOMINGOS MONTAGNER

Foi uma pena. A vida nos reserva surpresas muito tristes ("Domingos Montagner é encontrado morto submerso no rio São Francisco" ).

ROBERVAL ROQUE BORGES PAIVA (Salvador, BA)

*

Que tristeza! Um ator e tanto. que Deus conforte a família.

ANDIARA MARI PARADA (Bariri, SP)

-

PRESIDÊNCIA DO STF

Com a posse da ministra Cármen Lúcia na presidência do STF, sinto-me seguro ao afirmar que, sob sua atuação, o Brasil certamente vai mudar. Basta, agora, que o povo, elevado à condição de excelência, com Justiça e respeito, saiba responder. Leio e guardo, uma a uma, suas frases, para aprender com ela e respeitá-la cada vez mais.

JOSÉ ANTONIO C. DAVID CHAGAS (Rio Claro, SP)

-

GREVE DOS BANCÁRIOS

Apesar da greve, mas graças aos caixas-eletrônicos e à internet, podemos pagar contas, efetuar saques e depósitos, enfim, realizar praticamente todas as operações normais. Um antigo ditado diz: "Não falte ao trabalho porque o risco é o seu patrão achar que você não faz tanta falta assim". E, pelo menos até o momento, a vida continua, mesmo com os bancários de braços cruzados. Vamos torcer para que os banqueiros não percebam...

JOÃO MANUEL MAIO (São José dos Campos, SP)

-

COLUNISTAS

Quando o colunista Pasquale Cipro Neto comenta algo sobre o Novo Acordo Ortográfico, seus argumentos mais atrapalham do que ajudam. O acordo já está em vigor e não adianta nada ficar chorando o leite derramado.

ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA (Amparo, SP)

*

Bom o artigo "Temer e os boatos idiotas". Traz debate, faz contraponto entre ideias e tenta também relacionar alguns efeitos de medidas possíveis. Parabéns a Vinicius Torres Freire!

EDÍLSON BORGES (Rio de Janeiro, RJ)

*

Em "O alvo principal", Bernardo Mello Franco disse tudo a respeito dos "crimes" de Lula. O resto é blá-blá-blá, tão comum nas frequentes acusações ao ex-presidente.

JOSÉ VIEIRA DE MENDONÇA (Belo Horizonte, MG)

-

MÁFIA DA MERENDA

Sobre "Capez alfineta Alckmin em CPI da Merenda", esclareço que, ao pedir a apuração dos contratos de merenda seca pela CPI da Merenda, em momento algum procurei "alfinetar" o governador Geraldo Alckmin, cuja notória seriedade na vida pública e privada torna desnecessário qualquer esclarecimento maior. Na verdade, estava me referindo ao objeto da CPI, que abrange as prefeituras do Estado e os contratos de merenda, não investigados até agora.

FERNANDO CAPEZ, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: