Folha de S. Paulo


Verdadeiro golpe é o promovido por Erdogan na Turquia, diz leitor

GOLPE NA TURQUIA

O verdadeiro golpe está acontecendo agora, na Turquia. Os expurgos constantes e as restrições da liberdade de imprensa são um retrocesso à democracia.

JOÃO VICTOR BRANDÃO(São Paulo, SP)

-

OLIMPÍADA

O prefeito carioca se acha o mais inteligente, irônico e esperto. Fora todas essas "qualidades", é ainda bastante sortudo. Pois não é que ganhou um belo canguru amarelo dos australianos? Disfarçou, mas ficou com cara de bobo.

LAÉRCIO ZANINI (Garça, SP)

*

A genial charge de Bennet, além de revelar (mais) um momento tragicômico dos preparativos para a Olimpíada, instigou minha curiosidade. Que tipo de tomada estará à disposição dos atletas? Seria a nossa legítima "jabuticaba", uma aberração idealizada por setores dispostos a fazer fortuna às custas do nosso povo? Se sim, serão fornecidos adaptadores às delegações ou terão elas que comprá-los, como fizeram até agora com rodos, vassouras, lâmpadas etc.?

CLAUDIO NORIO SHIMABUKURO (São Paulo, SP)

-

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Após cuspir no prato em que comeu, Marta Suplicy diz que se arrependeu de ter criado a taxa do lixo quando era prefeita. A população de São Paulo não sofre de amnésia nem é ignorante. Saberá dar a resposta à senadora no próximo dia 2 de outubro.

VALDIR DE CÓRDOVA BICUDO (Curitiba, PR)

*

Em sabatina, o candidato João Doria foi muito questionado sobre a dinheirama que o governo do Estado despeja em suas publicações. Vem à mente que o banqueiro André Esteves, em 2013, foi agraciado com o Prêmio Líderes do Brasil e que Marcelo Odebrecht, em 2012, foi eleito líder da construção civil. Ambos estão enredados na Lava Jato e ambos foram homenageados pelo grupo Lide, de Doria.

JOSÉ RONALDO CURI, advogado (São Paulo, SP)

-

CORRUPÇÃO

O combate à corrupção não pode se limitar ao impeachment da presidenta afastada, Dilma Rousseff, e à cassação do deputado Eduardo Cunha. Outros políticos envolvidos em falcatruas devem ter destino semelhante.

ROBERTO FISSMER (Porto Alegre, RS)

-

Guarda Municipal
Sobre "Missões da Guarda Municipal", cabe acrescentar que os guardas reivindicam a possibilidade de extrapolar a órbita de atuação a ponto de, em Florianópolis, fazerem greve para defender o trabalho com porte de armas.

JOÃO ANTÔNIO LEITE (Florianópolis, SC)

-

METRÔ DE SP

Interessante o que se depreende da reportagem "Idosos com passe livre dobram no metrô" : o Metrô está em dificuldades financeiras e os nossos idosos têm parte nisso. Nada é dito sobre contratos suspeitos com a Alstom, perdão de multas, projetos errados, investigações em curso etc.

GABRIEL PROENÇA MEIRELES (São Paulo, SP)

*

Foi com profunda indignação que li a reportagem acerca do perdão da dívida da Alstom com o governo de São Paulo. Visto que há contingenciamento de recursos para a saúde e para a educação, trata-se de uma quantia que fará muita falta. Como pode um governador, em plena crise financeira, abrir mão de recursos para o erário? Se a Justiça fosse séria neste país, imediatamente tal acordo seria anulado.

ROGERIO CASTANIA (Ribeirão Preto, SP)

-

DESEMPREGO

Samuel Pessôa escreveu o seguinte: "[...] Apesar de a taxa de desemprego ser a maior da história, a inflação tem caído lentamente". Sabemos que a atual taxa de desemprego calculada pelo IBGE teve início em 2012. Não sabia que nossa história era tão curta! A ideologia pode cegar as pessoas, mesmo as mais bem preparadas.

JOAQUIM MIGUEL COUTO, professor (Maringá, PR)

-

MINHOCÃO

Sobre a mudança de nome do elevado Costa e Silva, digo que é um grande erro alterar a história por questões meramente ideológicas. Isso não é honesto, não promove a conciliação e muito menos a verdade. Parece que vivemos sob a égide do ''Ministério da Verdade" do livro "1984", de George Orwell, mudando a história a favor dos que detém o poder. É uma ideia infeliz, que está apagando o nosso passado.

ALVARO BATISTA CAMILO, deputado estadual (PSD-SP) (São Paulo, SP)

*

Gostaria de saber se os nobres vereadores e o ilustríssimo senhor prefeito da cidade de São Paulo também vão retirar qualquer menção ao ditador Getúlio Vargas dos logradouros da capital. Ou só os militares produziram um regime ditatorial?

MARIO BENONI C. DE SOUZA (Brasilia, DF)

-

PENITENCIÁRIAS

Em relação à reportagem "Presos morrem doentes e fora de hospitais", a SAP esclarece que não há falta de medicamentos ou equipamentos nas enfermarias prisionais, tampouco de escolta para a transferência dos presos. A reportagem erra também ao afirmar que a SAP solicitou o retorno de Alessandro da Silva ao CDP de Caiuá. Isso ocorreu em razão da alta médica da Santa Casa de Presidente Epitácio. Assim que chegou à unidade, a equipe médica da SAP solicitou sua remoção para o Hospital do Mandaqui.

MARIANA BORGES, assessora de imprensa da Secretária de Administração Penitenciária (SAP) (São Paulo, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: