Folha de S. Paulo


Tentativa do Supremo de barrar 'pixulekos' é ridícula, diz leitor

'PIXULEKOS'

O Supremo Tribunal Federal cai no ridículo ao tentar barrar a livre expressão de pensamento por meio dos tais "pixulekos". Ele é um funcionário público, pago com nossos impostos, e não Deus. Ainda bem que o ministro e seus acólitos não acompanham os posts no Facebook.

JOSÉ LUIZ PEREIRA DA SILVA (Mogi Mirim, SP)

-

GOVERNO TEMER

A situação do nosso país, sob o comando de Michel Temer, não vai nada bem. Mas, se levarmos em conta que, com a presidenta afastada, Dilma Rousseff, a situação estava péssima, podemos concluir que, agora, está "menos ruim". Ainda não há, porém, motivos para comemorações.

ROBERTO FISSMER (Porto Alegre, RS)

-

CORRUPÇÃO

O texto de Drauzio Varella retrata o pensamento da sociedade brasileira, que não aguenta mais o roubo e a corrupção, vistos como algo normal nos Poderes da República, nos Estados e nos Municípios. Precisamos rever o foro privilegiado e a procrastinação dos recursos judiciais. Neste momento sombrio da vida brasileira, Sergio Moro, Ministério Público e Polícia Federal merecem todo o nosso respeito e apoio. Tolerância zero!

FRANCISCO CLAUDIO TAVARES (Mogi das Cruzes, SP)

*

Oportuna e corajosa a coluna de Drauzio Varella. Brasileiro com moral ilibada, expressa o sentimento da maior parte do nosso povo, honesto e trabalhador, que se revolta contra os políticos inescrupulosos, que desfrutam de mordomias vergonhosas e inconcebíveis. E o STF, última instância do Judiciário, que poderia nos permitir acreditar na recuperação moral do país, se desmoraliza com sua lentidão e suas decisões canhestras.

ELISABETH FIORENCIO (Teresópolis, RJ)

*

Como disse muito bem Vera Guimarães Martins na coluna "Larguem o osso", nossos políticos (e também grande parte da nossa população) seguram seus ossos e largam o senso de coletividade e nacionalidade. Abandonaram os princípios éticos que baseiam uma sociedade humana e civilizada.

CARLOS TAUBE, engenheiro (Campinas, SP)

-

PSICANÁLISE

Concordo integralmente com a psiquiatra Vera Fonseca. Rebatendo o pensamento do neurocientista Ivan Izquierdo, que tenta anular o valor da psicanálise, a entrevistada sugere que é tempo da neurociência e das teorias psicológicas serem vistas complementarmente, em vez de isoladamente. Não podemos aceitar que toda a teoria psicanalítica seja jogada na lata do lixo porque a neurociência não conseguiu "mostrar" a localização do inconsciente no cérebro. A disputa entre as duas áreas é estéril e não leva a nada.

JOSÉ ELIAS AIEX NETO (Foz do Iguaçu, PR)

-

SAÚDE 'POPULAR'

Sobre a proposta de criação de um plano de saúde "popular", falta "combinar com os russos" e garantir que os usuários só tenham doenças cobertas pelo plano. Hora de esquecer o direito universal à saúde.

CECILIA GUARNIERI BATISTA (Campinas, SP)

-

RACISMO

Um país como os Estado Unidos não deveria arquivar barbáries raciais antes de mergulhar nas raízes da intolerância.

RICARDO SIQUEIRA (Niterói, RJ)

-

FUMO

Apesar do que afirma a reportagem "Lobby e ação judicial travam adoção de medidas antifumo", não há mais "lobby" da indústria do fumo, bombardeada por proibições, restrições, advertências e concorrência com o contrabando. O álcool, mais deletério em tudo, não sofre as mesmas sanções e ainda patrocina eventos importantes. Portanto, em vez de o jornal "chutar cachorro moribundo", sugiro reportagens sobre o poderosíssimo lobby da indústria do álcool e os males causados pela bebida.

MAURO FADUL KURBAN (São Paulo, SP)

-

OLIMPÍADA

Oartigo da presidente da comissão de coordenação do COI, Nawal El Moutawakel, traz aos cariocas a grata sensação de que os Jogos Olímpicos serão bem-sucedidos e que faremos uma bela festa. Conto que os pré-candidatos à nossa prefeitura estudarão muito o novo cenário e nos trarão propostas inovadoras e otimistas, tal como demonstrou Moutawakel.

CARLOS C. PEITER (Rio de Janeiro, RJ)

-

LIBERTADORES

Estou de acordo com as manifestações dos leitores em relação à substituição de Maicon no jogo contra o Atlético Nacional pela Libertadores. Todavia, convenhamos, o time colombiano foi superior ao São Paulo. É a melhor equipe do torneio até agora e, provavelmente, conquistará o título. O São Paulo tem um bom plantel, mas seus jogadores não conseguem formar uma boa equipe. Palavras de um são-paulino de 78 anos, satisfeito por já ter visto o tricolor ganhar tudo!

JOSÉ BUENO LIMA (Santo André, SP)

-

VÔLEI

Acabo de ver a garra, a luta travada pelas meninas do nosso vôlei para honrar o nome do nosso país. Parabéns! Aqui dentro, muitos outros também lutam, mas para enlamear este Brasil.

GONZAGA LUIZ PAGANINI (Rio Claro, SP)

-

GATOS

Querido colunista, só para esclarecer: os gatos atendem pelo nome, interagem e sentem quando estamos tristes ou quando sofremos uma perda. A evolução também está chegando para eles.

VALERIA RODRIGUES (Guarujá, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: