Folha de S. Paulo


Intenção de nomear Lula ministro para interferir na Justiça é cristalina, diz leitor

Leitores comentam a nomeação do ex-presidente Lula, investigado pela operação Lava Jato, como ministro da Casa Civil.

*

Com Dilma dizendo de viva voz para Lula usar termo de posse em caso de necessidade, fica cristalina a intenção dela de nomear Lula ministro para interferir no curso da Justiça. E agora, Supremo Tribunal Federal, como ficamos?

Ronaldo Gomes Ferraz (Rio de Janeiro, RJ)

*

Motivo de imensa vergonha –para quem a tem– é o despautério de um governo que coloca um ex-presidente, alvo de investigações, em um "superministério". Em países sérios, se uma pessoa é alvo de suspeitas fundadas e está sob investigação, afasta-se ou é afastada do governo. Quem é alvo de investigação não vai para o governo. No Brasil, ocorre o contrário. A nomeação provoca ainda uma espécie de saia justa no STF: se Lula escapou do juiz Sergio Moro para ser julgado pelo Supremo, isso significa que a suprema corte seria mais indulgente, menos dura com ele?

Christina Pinheiro (São Paulo, SP)

*

A nomeação de Lula como ministro não é admissão de culpa, como a imprensa tenta impor em suas análises enviesadas e desesperadas. É a garantia de uma investigação justa e imparcial no STF, além do circo midiático e de vazamentos seletivos que virou a Operação Lava Jato e o Ministério Público paulista. O STF não pode ser acusado de proteger petistas depois do julgamento do mensalão. Além do mais, seria a chance de o governo recuperar apoio popular e no Congresso para aprovar as reformas necessárias para que o país saia da crise. Afinal não é isso o que todos desejam?

Suely Rezende Penha, professora (Campinas, SP)

*

A nomeação de Lula para integrar um ministério no governo Dilma desafia, de forma prepotente e temerária, os sentimentos de perplexidade da sociedade brasileira, que transpiram abundantemente por vários canais de comunicação. As garantias da constitucionalidade e do Estado democrático de Direito podem ser transformados nisso, mas, decididamente, não são isso.

Marcelo Gomes Jorge Feres (Rio de Janeiro, RJ)

*

Era só o que faltava para esculhambar a economia do país de vez, dadas as ideias de Lula para a área. Agora é terra arrasada de fim de governo desesperado.

Rafael Alberti Cesa (Caxias do Sul, RS)

*

Espero que as minhas idas às manifestações na avenida Paulista, especialmente à do domingo passado (13), não tenham sido em vão. Os pedidos das ruas focavam o combate à corrupção, o impedimento de Dilma e a prisão de Lula. Que essa manobra do governo federal para blindar Lula e manter a sua base aliada no Congresso não tenha efeito.

Luiz Alberto M. C. Barros (Guaratinguetá, SP)

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: