Folha de S. Paulo


Maçonaria via internet visa dinheiro fácil, afirma autoridade maçônica

Sobre a reportagem Maçonaria virtual, o Grande Oriente de São Paulo (GOSP), instituição maçônica fundada em 1921, federada ao Grande Oriente do Brasil (GOB), esclarece: a maçonaria regular, devidamente reconhecida mundialmente, não recruta pessoas pela internet. No Brasil, para se tornar um maçom de uma instituição como o GOSP, é necessário ser indicado por um maçom ativo e regular. O GOSP mantém rígido controle de ingresso e não abre mão de manter a tradição maçônica em todas as suas ações. Essa maçonaria via internet e/ ou programas de televisão, objeto da reportagem, tem por objetivo arrebanhar pessoas com fim único de obtenção dinheiro fácil.

KAMEL AREF SAAB, grão-mestre estadual adjunto em exercício do Grande Oriente de São Paulo (São Paulo, SP)

*

O anúncio para recrutar membros em redes sociais, com certeza, deve se originar de falsos maçons que procuram incautos para lhes cobrar dinheiro. A verdadeira maçonaria é discreta e apenas convites pessoais de pessoas conhecidas a participar na irmandade devem ser levados a sério. Triste a Folha dar espaço a tais estelionatários.

ULF HERMANN MONDL (Florianópolis, SC)

*

A exemplo de outras instituições, como as "igrejas", a denominação "maçonaria" pode ser usada por qualquer um. Isso não significa que quem o faz esteja dentro dos princípios e das leis da instituição.

SÉRGIO AUGUSTO BUCHWEITZ (Maringá, PR)

*

A reportagem apresenta uma ideia falsa sobre a maçonaria. Caso exista alguém fazendo o que diz o texto, não é um maçon regular. As lojas maçônicas regulares são filiadas a uma entidade central. Essas lojas que procedem da maneira descrita na reportagem são espúrias e não representam a maçonaria.

FABIANO TANURI (Marília, SP)

*

Sobre a reportagem assinada por Chico Felitti, cumpre informar que a Confederação Maçônica do Brasil (COMAB) não é considerada uma legítima entidade maçônica, porque não está relacionada no List of Lodges, uma publicação da Grande Loja Unida da Inglaterra. É lamentável que essa confederação espúria utilize do folclore e das crendices populares que sempre rodearam a verdadeira e legítima maçonaria para enganar e arrecadar dinheiro de pessoas de boa-fé. Informações sobre como se tornar uma maçom podem ser obtidas no site do Grande Oriente do Brasil (www.gob.org.br), entidade centenária responsável pela maçonaria no Brasil.

JAIRO GARCIA PEREIRA, delegado de polícia (Bálsamo, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: