Folha de S. Paulo


Leitores comentam coluna de Janio de Freitas sobre Israel

Janio de Freitas volta a atacar e ameaçar, agora com processos judiciais, a comunidade judaica brasileira para tentar negar o teor antissemita do que escreveu. O colunista pode ter a opinião que quiser da diplomacia de Israel. Esse não é o ponto. O que não se admite é ameaçar brasileiros judeus por posições de alguns destes, dizendo que o "convívio cordial que é dado aqui à comunidade judaica" estaria em risco por críticas a posições do governo. Esse convívio cordial é garantido pela Constituição. Não nos é dado nem pode ser ameaçado.

Fernando Lottenberg, presidente da Confederação Israelita do Brasil (São Paulo, SP)

*

Enquanto outros colunistas da Folha manifestam suas opiniões discordantes do governo israelense com argumentos e sem grosserias e ofensas, Janio, dominado por seu viés ideológico, procura intimidar os que pensam diferente dele, chegando mesmo a fazer ameaças. Agora quer posar de inocente.

Simão Korn (Santos, SP)

*

Nem sempre concordo com o que escreve o sr. Janio de Freitas, mas hoje não posso deixar de aplaudi-lo pela brilhante resposta que dá aos membros da comunidade judaica que o agrediram. A tentativa de nomeação do sr. Dayan como embaixador no Brasil, se não foi um erro do governo israelense, foi uma provocação, seja pelo personagem envolvido, seja pela forma como foi feita.

Marcos Candau (São Paulo, SP)

*

A partir do artigo de Janio, percebemos a surpreendente insistência de um pequeno grupo de judeus em defender as ocupações de territórios palestinos por Israel. Quem quiser saber tudo sobre esse assunto deveria ler "Estados Fracassados", livro de um judeu ilustre, Noam Chomsky.

Osmar Collaço, engenheiro (Santos, SP)


Endereço da página:

Links no texto: